Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Período gratuito x Seu dinheiro de volta


Posts Recomendados

  • Administração

Afirmo com segurança que 75% de vocês, queridos leitores, ao procurar por hospedagem compartilhada, já se deixou seduzir pela frase "período gratuito" ou "30 dias para testar". Talvez até tenha procurado especificamente por empresas que oferecessem este tipo de garantia.

 

O motivo do artigo/post é que várias pessoas perguntam se eu dou os tais 30 dias grátis. Não dou. Quando fiz os cálculos dos meus preços, não incluí essa possibilidade. Optei por garantir o dinheiro de volta em caso de insatisfação. Entretanto vou traçar aqui os prós e os contras de cada um dos dois.

Período gratuito

Vantagens

Algumas empresas são, justa ou injustamente, mal faladas outras tem planos que deixam qualquer um com o é atrás ou simplesmente não são conhecidas pelo cliente. Neste caso, o período de testes serve como "uma chance" para a empresa mostrar que pode sim oferecer a qualidade esperada.

 

Serve também para o cliente conhecer sua estrutura - se você não provê um demo, por exemplo. Se familiarizar com painéis, integrações e serviços. Às vezes, um painel complicado ou simples demais é decisivo na saída de um cliente.

 

No mercado, é possível ver ofertas de 15 a 90 dias grátis. O período tem que ser calculado com sabedoria para cobrir os seus custos, senão em um mês ou outro você pode acabar com mais cliente de cortesia do que pagante.

Desvantagens

Costuma atrair spammers, clientes problemáticos e inadimplentes e muita confusão.Conheço gente especializada em pular de trial em trial - é basicament como viver de amostra grátis.

 

Se você não tiver definido nos seus termos de uso os limites (oferece backup? transferência? uso pleno dos serviços?) e vencimentos pode arrumar confusão com seu cliente novo. Usar um filtro anti-fraude também é uma boa pedida.

Reembolso

Vantagens

Mais fácil de gerenciar, o reembolso nada mais é que um direito do consumidor. Quer mais segurança do que um vendedor dizer pra você: "Se você não gostar, devolvo o seu dinheiro". Denota muito mais confiança em seu produto e profissionalismo. Afinal, quantas empresas grandes você vê oferecendo período de testes por aí?

 

O cliente paga assim que entra - é um investimento que ele faz em você. Basta você entregar tudo que prometeu e não terá problemas.

Desvantagens

É preciso ter sempre uma reserva no caixa para casos de desistência. Lembre-se que, geralmente, o reembolso aplica-se somente aos três primeiros meses - e raramente aos demais.

 

O reembolso pode ser prejudicial em alguns casos, como em um mês em que haja um downtime extensivamente logo (mais de um ou dois dias bastam). É certeza de ver clientes indo embora e desembolsar alguns dinheiros.

Testes X Reembolso

Os dois possuem suas vantagens, cabe a você escolher qual cabe melhor no perfil da sua empresa. É muito importante - qualquer que seja a sua escolha - que esteja tudo definido no seu contrato (embora admitamos que a maioria não lê o que está ali) para evitar maiores confusões com os clientes.

 

Vocês oferecem algum dos dois? Os dois? Nenhum? Por que?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?