Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Qual o nome dos seus planos de hospedagem?

Recommended Posts

Lembro com clareza de estar conversando com meu marido, pedindo sugestões de nome para a minha empresa de hospedagem. Até que ele disse o nome Web Mundo. Eu adorei, mas para minha tristeza já estava registrado. Como alternativa, registrei o Netmundo em 2005. Um dos próximos passos era definir o nome dos planos. Nossa, foram dias e dias dando uma olhada por aí até chegar aos nomes finais - Light, Basic, Standard, Professional e Premium.

Mantenha a sua identidade

É muito interessante quando o nome da empresa remete à alguma coisa e os planos acompanham a tendência. Tomemos como exemplo a HostGator americana, que tem o plano de entrada Hatchling (eclodindo - referência à saída do ovo); o Geek Storage possui os planos Developer e Geek.

Mantenha a consistência

Para evitar confuões, evite dar o mesmo nome para planos de hospedagem e revenda. Mesmo que sejam serviços distintos pode causar problemas com clientes que possam uma conta de cada com mesmo nome de plano. Também mantenha a lógica. Ao criar planos como os da HostDime (Rubi, Esmeralda, Diamante), não invente um plano chamado "alcachofra".

pricing-table.jpg

Mantenha a simplicidade

Nomes fáceis de falar e de escrever. Se possível, evite nomes complexos e em outro idioma - a não ser que eles estejam incoporados à nossa cultura, como power, on, night, day, e/ou sejam de uso comum.

Fácil como 1, 2, 3...

Em caso de dúvida e/ou falta de criatividade, recorra aos planos básicos, que denotam a diferença entre as contas:

  • Plano P, Plano M, Plano G, Plano GG;
  • Hospedatem 1, hospedagem 2, Hospedagem 3;
  • Rev A, Rev B, Rev C.

O Slice Host traz planos com nomes de acordo com o tamanho da "fatia" de memória do vps: 256mb, 512mb, 1GB. A Media Temple faz a mesma coisa com suas contas de dedicados.

Usando um prefixo

Eu poderia ter criado planos Net1, Net2, Net3 - aliás, estou até considerando isto agora. O prefixo pode ser o tipo de sistema operacional, como Win para planos Windows e Lin ou Tux para planos Linux. Outra opção é informar a localização do servidor - neste caso, um plano Win BR 1 seria um plano de entrada em um servidor com o sistema da Microsoft e hospedado no Brasil.

Problemas à vista

Não recomendo, em 99% dos casos, atrelar o nome do plano ao preço do mesmo. Pode causar várias dores de cabeça, principalmente em caso de aumento do valor. Se os seus planos têm o nome relacionado à alguma característica da conta (como tamanho do espaço), se for aumentar, mude o nome do plano. Não faz sentido o plano 1GB ter 10GB, não é mesmo?

 

Quais nomes vocês deram aos planos de vocês?

 

PS: O psd da imagem de planos está disponível gratuitamente.

 

PS2: Se você procura tabelas de planos, existem umas lindas no Graphic River e no CodeCanyon a partir de 4 reais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...