Administração AngelCosta Postado Dezembro 11, 2009 Administração Compartilhar Postado Dezembro 11, 2009 Olá leitor(a) do ZamoraBlog! Espero que esteja bem, pois estou completamente animado e motivado com nossa mais incrível novidade. Iniciaremos hoje nossa nova série de postagens: "Raio-X Entrevista", onde conversaremos com CEOs, Diretores e Gerentes dentre as maiores empresas de hosting do país para que você possa conhecer um pouco mais como elas funcionam, suas políticas, tecnologias, etc. Saiba que o Zamora Blog é constituído da sua opinião e para tanto, peço que deixe sempre um comentário com seu feedback sobre as postagens! Entrevistei Cláudio Ângelo Neto, Gestor de Marketing e Comunicação da ArgoHost, uma das 50 maiores empresas de hosting do país, e que atualmente é responsável por liderar o mercado de hosting no Ceará! Carlos Zamora - Zamora BlogCláudio Ângelo Neto - Argohost Boa tarde Cláudio. Gostaria de agradecê-lo por abrir um espaço em sua agenda e nos lisonjear com sua entrevista. Eu e a ArgoHost que agradecemos Zamora. Qualquer chance de falar sobre nós e nossos produtos é extremamente oportuno, ainda mais pelo ZamoraBlog ser um blog que fala exatamente sobre hospedagem de sites. Para que nosso leitor possa conhecê-lo um pouco mais, conte-nos sobre suas experiências profissionais, por onde passou e o que faz hoje na ArgoHost. Minha formação é jornalística, sempre com tendências para o mundo da Web e novas tecnologias. Durante dois anos, estagiei no portal O POVO Online, do Grupo de Comunicação O POVO, onde era parte da redação. Desde julho deste ano, trabalho na gestão de Marketing e Comunicação, onde fomento conteúdo voltado para Web em nossos canais de mídia (Blog, Wiki e Twitter), além de manter um contato mais próximo com nossos clientes e traçar novas estratégias relacionadas à empresa e seus produtos. Como a ArgoHost surgiu? O que motivou sua entrada no mercado? A ArgoHost surgiu em 2003, inicialmente como ideia de três amigos do curso de Informática da Universidade de Fortaleza.Cada um deles possuía conhecimentos específicos que, agregados, constituíram “espinha dorsal” do surgimento da ArgoHost. Um mercado crescente por busca de hospedagem de sites foi identificado, catalisando ainda mais o desejo de se criar uma empresa deste setor. Em outubro de 2003, a ArgoHost deu início às suas operações, somente no ambiente Web, e contando com três servidores, dos quais dois Linux e um Windows. Então poderíamos considerar um sonho realizado ou trabalho duro compensado? A palavra apropriada não seria “sonho”. Através de uma prospecção foi verificado que existia um mercado crescente por busca de hospedagem de sites, conforme eu disse antes. Dessa forma, os três “criadores” da ArgoHost resolveram apostar na ideia. Falando em futuro, qual sua projeção para a ArgoHost em 2010? Em 2010, a ArgoHost espera expandir sua atuação no mercado norte-nordeste, buscando oferecer vendas agregadas e soluções que atendam a necessidades específicas, como de profissionais liberais e microempresas. Com relação à solução de VPS que possuem, pretendem migrá-lo à Clouds ou permanecerão com a infra-estrutura atual? Explique-nos um pouco. Primeiramente, é preciso revelar que no Brasil nenhum datacenter realmente comercializa cloud. O que muitos divulgam como cloud é, na verdade, uma VPS. Quando você for capaz de pagar conforme a sua utilização, como a Amazon.com comercializa, isso sim é Cloud. Claro que outros conceitos, como a escalabilidade, também devem ser levados em conta. Atualmente, somente alguns datacenters americanos dispõem deste serviço. A ArgoHost possui toda uma estrutura baseada na virtualização de seus servidores e migrar todos os nossos serviços para uma nuvem de cloud é o próximo passo. Nós só vamos “vender” cloud quando REALMENTE for cloud. A equipe da ArgoHost é constituída por quantos profissionais? Atualmente, 19 pessoas constituem o quadro de profissionais da ArgoHost, sendo três gerentes (os sócios da empresa) e 16 colaboradores, que se dividem nos seguintes setores: Suporte, Programação, Comercial, Administrativo, Financeiro e Comunicação. Quais investimentos são feitos para a manutenção motivacional dos colaboradores? Na ArgoHost não existe a figura do “patrão” autoritário. A ArgoHost é feita de pessoas, não importando se elas são um dos sócios da empresa ou um dos colaboradores. Isso resulta em uma comunicação horizontal, onde sócios e colaboradores dividem diariamente os mesmos espaços, compartilham os mesmos problemas e sucessos. Com isso, o ambiente organizacional é o melhor possível, fazendo com o que os colaboradores desempenhem suas funções da melhor forma possível A ascensão de grandes players assustou a ArgoHost? A entrada de grandes empresas que podem aportar um grande investimento em infraestrutura, marketing e compra de outras empresas sempre é cercada de grande expectativa. A ArgoHost busca se posicionar frente a estes players da mesma forma que para outros clientes: oferecendo a melhor qualidade possível em nossos serviços. O que temos verificado é que parte de nossos novos clientes é oriunda de grandes empresas mas que, insatisfeitos com a qualidade dos serviços e do suporte técnico prestado por elas, têm conhecimento da reputação da ArgoHost e entram em contato conosco. Ou seja, por mais que estas grandes empresas tenham grande capital para investir, elas pecam em vários aspectos, o que ocasiona em perda de confiança dos consumidores, fazendo com que eles procurem nossos serviços. Qual o principal motivo de orgulho de vocês? Nosso diferencial trata-se do profissionalismo com o qual lidamos com nossos serviços. Seja na qualidade da hospedagem ou no suporte atendimento ao cliente, sempre buscamos a excelência, obtendo respostas bastante positivas de nossos clientes, conforme pode ser verificado inclusive via Twitter, onde são frequentes os elogios à ArgoHost. E o ponto que pecam e precisam mudar? Uma das questões que você indicou em sua avaliação da ArgoHost foi a indisponibilidade de um número único de atendimento. Esta é uma questão que nós já tínhamos ciência de ser uma falha, tanto é que tudo já está encaminhando para que, no primeiro trimestre de 2010, o número único esteja em funcionamento. Estamos apenas na dependência da companhia telefônica. A que fato se deu o crescimento tão grande da ArgoHost que os fez mudar de escritório três vezes? Como já foi dito antes, a ArgoHost iniciou suas atividades apenas no ambiente Web. Já com um ano de existência, a adesão de clientes foi tamanha que se viu necessária uma estrutura física para adequar a empresa ao crescimento que ela estava tendo. As duas mudanças subsequentes tiveram a mesma motivação da primeira, sendo que a última, em 2008, foi para uma sede bastante ampla, com o espaço interno necessário para desenvolver novas atividades no setor. Qual a relação da ArgoHost com o seu datacenter? Dá para o cliente ficar tranqüilo? Atualmente, a ArgoHost utiliza um datacenter brasileiro e vários norteamericanos. Nossa relação com eles sempre foi bastante saudável, com profissionalismo recíproco de ambas as partes. Claro que não dá para dizer que nunca existirão problemas, eles existem para qualquer empresa do ramo, mas quando ocorre algum evento de ordem técnica nós somos imediatamente notificados, assim como quando queremos uma mudança nós somos prontamente atendidos. Esta relação benéfica é um dos motivos pelos quais os clientes da ArgoHost podem ficar tranquilos com relação à qualidade e estabilidade dos serviços contratados conosco. A infraestrutura física da ArgoHost é constituída por quantos servidores? Atualmente, a ArgoHost possui mais de 50 servidores, no Brasil e nos Estados Unidos. O que faz o cliente ficar tranqüilo em relação à proteção de rede destes servidores? Utilizamos as mais avançadas ferramentas de segurança no que diz respeito à prevenção de ataques, como DDoS. Claro que não se pode dizer que somos 100% protegidos contra os chamados “criminosos virtuais”, afinal até o Google e o Twitter já sofreram ataques desta natureza. O que buscamos é um monitoramento constante de potenciais ameaças e, caso aconteça algo desta natureza, procuramos notificar prontamente nossos clientes, via newsletter e através de nosso blog, como pode ser visto neste post, onde buscamos não deixar nossos clientes desinformados. Além disso, em uma eventual perda de dados ocasionada por invasões, nossos clientes têm a segurança de terem suas informações guardadas, isso porque a ArgoHost realiza backups diários de todos os bancos de dados e três vezes por semana dos arquivos de nossos clientes. Aguarde a segunda parte que será constituída do "pinga-fogo" de nossa conversa. Deixe seu comentário! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.