Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando tudo dá errado no seu servidor...

Posts Recomendados

• Administração

O Grito, de Edward Munch, é um de meus quadros favoritos. Ele capta perfeitamente o desespero humano, de quando tudo está - ou parece estar - perdido. E penso que descreve perfeitamente duas situações que acompanhei recentemente: Duas empresas de hospedagem tiveram problemas com servidores e ficaram um bom tempo (tempo é algo relativo na Internet) offline. Sinceramente, este post não tem intuito nenhum de ajudar ninguém com esse problema, menos ainda de ensinar como lidar com uma quebra deste porte. Estou aqui, de forma empática (procurem o google). Para quem não está acompanhando: coisa de um mês atrás, um amigo teve um sério downtime, acho que chegou a uma semana de problemas atrás de problemas; semana passada, outro amigo vivenciou uns dias fora do ar por causa de conexão/link. O pior, o primeiro voltou a ter o site offline esta semana, quando estava acabando de sair do sufoco da primeira confusão. Deixem-me falar primeiro do amigo L (o segundo). Há tempos que não falo com ele - eu não tenho falado com muita gente no msn - e soube do problema através de comentários aqui no blog. Como estavam me colocando no meio da confusão, fui ver qual era o problema. O dito cujo estava online e me explicou tudo. Ele não sumiu do msn (atitude por si só louvável), e respondia aos clientes na medida do possível. Seu tempo era dividido entre explicações e atitudes para colocar tudo em pé novamente. E, asssim conseguiu ficar online. Se houve indenização ou algo do tipo para os clientes eu não faço ideia.

O primeiro caso, do amigo de longa data A, me deixou muito triste e preocupada. Eu sei da vida pessoal dele e de seus problemas. Sei que mais de 100 clientes em cima de você, furiosos - e com alguma razão - abalam qualquer um. Soube ontem que ele havia dado entrada no hospital com problemas no coração e pressão alta, por conta do primeiro episódio. Depois do segundo episódio (ainda offline hoje), não sei de alguém que tenha conseguido achá-lo. Nem mesmo amigos. Ontem me perguntaram: "será que ele morreu?" Isto me deixou aflita, pois gosto muito dele. Espero logo ter notícias dele. Se ele estiver se escondendo, eu não o culpo nem um pouco, sabia? Quando estamos em um avião, eles nos dizem que em caso de emergência, devemos sempre colocar a máscara primeiro em nós mesmos, antes de socorrer alguém. Se ele estiver se recuperando melhor, pois assim pode lidar melhor com os clientes. Se, durante este período, ele demonstrar fraqueza, vão fazer picadinho dele. Claro que é mais que obrigação pelo menos dar uma satisfação aos clientes. Nada o exime disso. Independente de ele estar se escondendo ou com reais problemas, a situação está complicada pra ele. Não estou apoiando a atitude dele de ignorar os clientes, isto é desprezível. Quero é apontar aqui como cada um dos dois lidou com o problema. Um se escondeu/sumiu e o outro tentou resolver o problema. Caso aconteça com você algo deste porte, só posso recomendar lexotan 6mg e coragem para explicar pros clientes que merdas acontecem com todo mundo, inclusive você.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?