Administração AngelCosta Postado Março 27, 2009 Administração Compartilhar Postado Março 27, 2009 Eu tenho batido muito nesta tecla ultimamente. Geralmente, ao iniciar uma empresa de hospedagem, as pessoas pensam logo em anunciar em adwords, sites relacionados etc. Mas ignoram completamente a sua própria região. Respondam com honestidade, quantos de vocês investiram em publicidade local? Jornais Taí um meio de tremendo alcance. Desde o pobre trabalhador ao executivo leem jornal. Por exemplo, aqui na minha cidade, existe um jornal apenas de classificados, Jornal do Lar, no qual as pessoas podem anunciar gratuitamente, mas os anúncios gráficos (mais chamativos) são pagos. Como a distribuição é gratuita, eu teria aí um público altamente específico, pois quem pega este jornal está interessado em ofertas. Se você está em uma cidade pequena, deve encarar isso como uma oportunidade e tanto, porque provavelmente não deve haver muitas pessoas anunciando esse tipo de serviço. Fazer parcerias com webdesigners ou agências de publicidade pode fazer com que o preço (que pode ser mais do que seu orçamento permite) seja rateado entre as partes. Sugiro também uma promoção específica para esse meio. Não esqueça de ter um material bem feito e um suporte pronto a tirar dúvidas, pois vários querem ter um site e não fazem ideia de como fazê-lo. TV local Parece caro, e até deve ser, mas o alcance e a resposta são imediatos. É um meio de fazer sua marca instantaneamente conhecida. Existem, em algumas cidades, blocos apenas apresentando empresas locais e seus serviços. Procure saber o valor, e prepare uma produção de qualidade. Mini-Cursos/Workshops Essa ideia parte do post anterior sobre como expor em feira de informática. Você pode aproveitar feiras locais, de preferência relacionadas a tecnologia ou empresas para expor seus planos de hospedagem e soluções personalizadas de servidores. Prepare um material conforme dito no post e pronto. Outra dica legal é agendar workshops falando de como ter um site, pode ser em faculdades, empresas. O bom disso é que você pode não só cobrar pelo workshop mas também criar pacotes para quem participar. Por exemplo, no workshop "Sua empresa na Web" configure planos com domínios + período x de hospedagem grátis - bom, nada é grátis, isto vai estar embutido no custo do curso. Esteja bem preparado, para não dar informações erradas, tenha soluções para possíveis demandas: comércio online é sempre um assunto em pauta. Leia também: Parcerias: por que elas são essenciais? Procure parcerias no lugar certo Na sua cidade, não há lugar melhor que a Associação de Comércio (ou algo parecido na sua área), pois lá você vai encontrar um monte de pessoas ávidas por conseguir mais clientes. E lá estará você para dizer que a Internet é o lugar ideal para isso. Eu já dei outras dicas no meu post favorito, vá na direção oposta. Rádio Uma opção mais em conta que anunciar na TV, é o rádio. Anúncios certeiros, bem bolados e com o tempo certo chamam a atenção. Trata-se de outro meio que atinge a várias camadas sociais. Sites regionais Por que não patrocinar aquele conhecido portal de fotos de festas local? No mínimo, você consegue exposição do seu host. Além de garantir parcerias para outros serviços. Tenho certeza de que você vai achar outros meios de expor os seus serviços, como ônibus, outdoors, panfletagem, etc. O importante é que você perceba a importancia do mercado local. Nele é possível cobrar o preço do serviço de acordo com a região e os concorrentes locais, na Internet isso é impossível. Os clientes locais podem demandar mais suporte pela inexperiência, se for o caso, mas são clientes mais adimplentes pelo relacionamento mais "real" do que os via Internet (pelo menos, na minha experiência). Eu os recomendo a todos! 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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