Administração AngelCosta Postado Outubro 28, 2013 Administração Compartilhar Postado Outubro 28, 2013 Já tem algum tempo que tenho sentido necessidade de atualizar os planos que ofereço aos meus clientes. A realidade hoje é que vivemos em um mercado que oferece planos ilimitados ou planos com dezenas gigas de espaço. Alguns oferecem 1 plano somente como a Media Temple, outros oferecem 3 ou 5. Há ainda aqueles que tem quase 10 planos para um serviço. E aí? Qual modelo escolher? Modelo 1 plano Pessoalmente, sou fã do modelo plano único. É uma declaração do tipo "temos tudo o que qualquer pessoa precisa neste plano bem aqui". O plano da MT oferece 100 gigas de espaço, 1 tera de banda, é otimizado para Wordpress. Quem precisa que mais que isso para hospedagem. Eles sabem que quem precisa de coisa maior, precisa é de um vps ou um dedicado - que eles também oferecem. Vantagem: apenas uma configuração se aplica a todos os usuários. Desvantagem: não tem upgrade. O cliente vai morrer pagando os 20 dólares de mensalidade. Por acaso, a MT oferece alguns adicionais como recursos extras de banco de dados. Monte seu plano É o que mais chama a atenção dos clientes pela possibilidade de ter exatamente aquilo que precisa pelo preço que ele pode pagar. Se precisar de banco de dados paga a mais, por exemplo. Existe um addon para WHMCS para isso, mas requer acesso root ao servidor, então é inviável se você é revenda ou não tem a senha. Vantagem: personalização do plano e maior flexibilidade para os clientes. Desvantagem: é o que mais dá dor de cabeça por exigir algumas configurações extras e requerer mais atenção na hora dos upgrades. Vários planos Li em um estudo no Social Triggers que você deve dar opções para os seus clientes, mas não muitas. Aparentemente, 3 a 4 planos é o ideal. Mais que isso e o cliente fica sem saber qual escolher. Deve ser bem pensado e configurado corretamente. A maioria dos planos são limitados por espaço ou número de domínios/bancos/emails/tecnologia. Por exemplo, quem oferece planos ilimitados pode limitar por domínios. Já a HostNet e a Kinghost limitam por tecnologia (html, php, java, asp). Vantagem: modelo padrão, fácil de seguir e executar. Os clientes já estão acostumados com ele. Desvantagem: não tem. É amplamente usado em vários setores do comércio com sucesso. Hospedagem flex Andei pensando em ter um plano único como a da Media Temple, mas com menos espaço. Algo como 10 gigas. Quem precisasse de mais, compraria um "kit". Um kit seria algo como um pacote com: 1 gb de espaço 50gb de tráfego 1 banco de dados 1 conta de email 1 domínio adicional 1 domínio estacionado etc. Assim, se o cliente precisa de 15 GB de espaço, ele precisaria assinar o plano principal e depois acrescentar 5 kits. Vantagem: é interessante, inspirado nos planos sob demanda dos clouds. Desvantagem: tem sido complicado de implementar, abri ticket no whmcs há dias atrás e ainda não recebi resposta. Enfim, existem vários modelos de hospedagem e o jeito como você configura os seus podem facilitar ou inviabilizar a sua vida. Qual modelo você usa? 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Outubro 29, 2013 Compartilhar Postado Outubro 29, 2013 Apesar de eu não vender hospedagem por si só, tenho planos de hospedagem, mas que ofereço somente aos clientes que desenvolvem algum tipo de trabalho web comigo. Primeiro vou explicar porque não vendo hospedagem somente. 1) Porque não quero terceiros colocando aplicações no servidor que eu tenha que monitorar. 2) Quando um site fica fora, sei se é problema do servidor ou da programação, afinal fui eu que fiz. Então posso dar um suporte integral. 3) Uma revenda web simples me basta. Quando eu apenas desenvolvia, acabava tendo que dar suporte quando o site estava fora, mesmo o problema sendo da hospedagem. Na verdade, cliente leigo (micro empresa) liga pra o desenvolvedor até quando o problema é no seu provedor de acesso. Como eu tenho uma revenda (da Kinghost), meu espaço em disco é bastante reduzido, o que não daria para eu competir em mercado de hospedagem, por isso foco nesse nicho. (Ah, também desenvolvo para clientes que não hospedam comigo). Tenho 3 planos: 1) R$ 20 por mes (ou R$ 200 por ano). - 600mb de espaço compartilhado (e-mail e web) 2) R$ 30 por mes (ou R$ 300 por ano). - 1000mb de espaço compartilhado (e-mail e web) 3) R$ 50 por mes (ou R$ 500 por ano). - 2000mb de espaço compartilhado (e-mail e web) Como falei, não sou competitivo em mercado de hospedagem, e não entro em leilão. Se o cliente quiser sair (ou não ficar), sem problemas. Meu diferencial: Atendimento - Por ter menos clientes, conheço cada um e sei o que roda em cada hospedagem deles. Consigo resolver os problemas rapidamente. - Atendo todos os planos (por enquanto) por telefone, e até por suporte remoto com TeamViewr. - Alguns clientes ligam até para o meu celular, que atendo de acordo com minha conveniência, mas tenho um telefone fixo para dar suporte. Obs: Apesar do pouco espaço, gosto bastante dos serviços da Kinghost, principalmente da estabilidade da revenda. Esse fator é importantíssimo para que eu tenha pouquíssimos chamados de suporte. Como Angélica falou, também trabalho "empilhando" os planos. Tenho cliente que utiliza 6gb de espaço. Então ele paga R$ 150 por mês. Que são 3 planos de 2gb. Nem sempre eu tive essas medidas, mas um fato interessante aconteceu: Certo dia um cliente do plano básico (R$ 20) me ligou para registrar um domínio, serviço que também faço, sem custos. O problema é que ele já havia registrado um domínio, anteriormente, diretamente na uol. Então o Registro.br não deixa você fazer avulso. Uma vez UOL, sempre UOL, ou até que você solicite o desvinculo. Então, quando eu disse ao cliente que ele teria que ir sozinho lá na conta dele da uol registrar, ele disse: Vou nada, não sei mexer naquilo, e passa mais de meia hora pra o suporte atender o telefone... deixa pra lá, registra com seu nome mesmo. Isso mostrou o quanto o cliente é leigo e paga (um pouquinho mais) pelo bom atendimento. E se você for ver, a maior demanda por espaço vem do e-mail. Nada que uma instrução para configuração de conta POP não resolva. Abraços! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Novembro 14, 2013 Compartilhar Postado Novembro 14, 2013 A melhor forma de limitar os planos é a opção de ter planos pré-definidos, assim o cliente escolhe o que melhor atender as suas necessidades. Na Essencial Host damos suporte total no momento do cliente escolher o plano, procuramos orientar para que ele escolha sempre o plano ideal e, sempre recomendamos que inicialmente escolha um plano menor pois caso necessite no futuro ele poderá fazer a migração para um plano superior. Também temos uma política de fazer planos especiais para determinados clientes, planos personalizados para que os casos onde os planos padrões não lhe atendam em algum quesito. Neste caso fazemos um plano sob medida para o que ele precisa e com isso nós dois saímos ganhando: o cliente que terá um plano formatado para as necessidade dele, e nós por termos conquistado mais um cliente. Esse tipo de abordagem dá um certo trabalho para manter, mas é um nicho importante. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.