Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um jeito inesperado (e inteligente) de usar a página de suspensão

Posts Recomendados

• Administração

Passei a semana passada procurando informações sobre o Blogger e me deparei com um site que estava suspenso. Até aí, tudo ok, nada de mais. O site, entretanto, era russo e a irritante barra de tradução do Google apareceu. Mandei traduzir esperando achar alguma pista sobre o conteúdo que eu procurava e encontrei algo mais ou menos assim:

Este site está suspenso por falta de pagamento, você pode avisar o dono ou você mesmo pode pagar a mensalidade.

E abaixo da mensagem havia várias opções de valores de pagamento e 2 meios de pagamento disponíveis.

É isso aí mesmo. Se eu quisesse, poderia pagar e o site voltaria a ficar online. Na hora, achei curioso, porém não considerei fazer disso um post e descartei o website e estou procurando até agora. Lembro que a página inicial do host oferecia hospedagem gratuita com 300mb.

A verdade é que a ideia é bem interessante e vale a pena considerar os prós e os contras:

Vantagens

Penso que o host partiu do princípio de que se você chegou até o site, deseja ver o conteúdo dele e talvez até esteja disposto a pagar por ele.

• É um jeito de colaborar com o autor de sites cujo conteúdo você aprecia. Criar conteúdo para Web de qualidade dá trabalho e nem sempre as pessoas recebem algum reconhecimento.
  • Talvez seja possível deixar o site online por um período proporcional ao pagamento. Quem precisar apenas baixar um arquivo, pagaria apenas por um dia a mais online.
  • As pessoas passariam a saber onde o site em questão está hospedado, ou seja, publicidade indireta.
  • É um tipo de compensação por um site que está inadimplente ou inativo, mas ocupando espaço no seu servidor.

Desvantagens

Existem algumas complicações por usar este recurso:

• A primeira questão que me vem à cabeça é a permissão do dono do site.  As pessoas têm o péssimo hábito de não cancelar serviços online e deixar de pagar. Acredito que a autorização do proprietário vem antes de tudo. Minha sugestão seria uma opção que pudesse ser desativada a qualquer momento no painel do cliente.
  • Por quanto tempo manter o conteúdo? Este serviço vai ficar ativo durante a suspensão ou pode se estender quando o cliente "não queira" mais o site?
  • A implementação não parece ser completamente inviável, especialmente via WHMCS, mas deve dar alguns nós na cabeça.

Achei a ideia pra lá de interessante e um uso criativo da  monótona página de suspensão. E vocês, o que acharam da novidade?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia diferente, mas eu acho que queima muito o cliente. Tem uma empresa ai no Brasil, que redireciona pro site pessoal deles, o que também acho errado, já que se o cara for leigo, vai ficar procurando o conteúdo.

Link para o comentário

Eu já tive um problema certa vez, quando coloquei numa página de suspensão, que ela estava off justamente por falta de pagamento. O cliente disse que "um cliente deles" entrou e viu a mensagem e etc e tal... aí ligou, reclamou, disse que essa informação era confidencial... era um cliente ruim, que atrasava todo o mês, e eu aproveitei o problema para "comprar a briga" e forçar que ele pedisse o cancelamento. Eu sou bastante flexível com relação à inadimplência, sempre tento fazer com que o cliente permaneça comigo, facilitando o pagamento da sua dívida, mas ouvir desaforo de cliente que atrasa todo mês 20 conto, é lasca, né não? Desde esse dia utilizo uma página de suspensão bem amigável, que só diz que o website está indisponível, e redireciona para o site da empresa em 5 segundos:http://www.atuante.com/servidor/sitecongelado.php

Link para o comentário

Bem interessante, facilita mesmo o cliente, mas isto é realmente um tanto perigoso, acho que a empresa estaria expondo o cliente na rede e ele poderia se sentir denegrido e pedir danos morais.

Link para o comentário

Eu acho que esse tipo de abordagem perigoso. Não sei se aqui no Brasil é permitido que seja divulgado ao público em geral a inadimplência de algum cliente, isso pode até gerar um bom processo e perdas, acabando trazendo prejuízos do que benefícios. Mas a ideia é interessante para alguns tipos de sites, onde o próprio autor do site faça algo do gênero, só deixando o site disponível se alguém fizer uma doação que pague a hospedagem, mas veja bem, isso tem que ser feito pelo dono do site e não pela empresa de hosting.

Link para o comentário

Interessante, Maclei. Do jeito que vc falou, a iniciativa vindo do dono do site, o host poderia disponibilizar um script/página para que ele fizesse upload ou redirecionasse para o pagamento.

Link para o comentário

Assim ficaria legal, e poderia ser como você falou: um plano de hospedagem especial com esse recurso. Realmente seria uma grande ideia para ambos: a empresa continuaria com o cliente e o dono do site manteria o site em desembolsar grana.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?