Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

5 coisas absurdas no mercado de hospedagem

Posts Recomendados

• Administração

Em quase uma década de experiência com hospedagem, sendo a maioria como cliente, tenho visto muita coisa que beira o ridículo. Vou compartilhar com vocês algumas:

Nem toda nuvem é cloud

A hospedagem cloud é quase como iPad, depois que inventaram todo mundo quer. Mas nem tudo que tem nuvem no logotipo é cloud. Aliás, até muito pouco tempo atrás eu podia contar nos dedos as empresas que realmente vendiam hospedagem com esta plataforma.

Sempre me baseio neste artigo do Terra, onde Otto Pohlmann fala dos 3 pilares da computação em nuvem: self service, cobrança por consumo e Stateless Computing.

Para que as empresas fornecedoras de computação em nuvem possam oferecer os chamados "três pilares" definidos por Pohlmann, elas devem permitir que o usuário possa escolher dentro do 'software' o que quer consumir, pague somente pelo que consome sem mensalidade fixa e devem ter uma rede com todos os servidores disponíveis ao mesmo tempo, para qualquer tarefa, o que é o chamado Stateless Computing.

A verdade é que você pode estar usando um VPS maquiado de cloud e não sabe...

Venda bumerangue de empresa

A nova modalidade de venda de empresas de hospedagem é interessante. O primeiro passo é anunciar a venda da empresa, em seguida, fecha-se o negócio com contratos e tudo - especialmente aqueles contratos que dizem que você não pode nem chegar perto do mercado de hospedagem e do registro de um domínio. Aí, espera-se um mês e pronto, pegue seus clientes de volta.

O último passo pode ser realizado de várias maneiras: contatando seus clientes e avisando a sua volta; falando pros clientes que a nova empresa é só problema e você resolveu tomar as rédeas da situação. Enfim, só este ano RCCA (Reclame com a Angel) recebeu 4 reclamações deste tipo com empresas diferentes. Então fique de olho na hora de comprar empresas de hospedagem.

Método urubu de pegar clientes

Urubu é uma ave que espera sua presa ficar doente ou morrer para atacar e poder se alimentar. E tem empresa de hospedagem que faz o mesmo, basta uma outra empresa grande ou média ter uma falha significativa que o Twitter e o Facebook viram um festival de "problemas com a X? Venha para Y!".

Não repreendo aqueles que prestem suporte a clientes vindos de empresas assim, o que condeno é "chutar cachorro morto" como se fez com a Locaweb há um tempo atrás.

Pseudo franquia/filial

Lembro de quando vi pela primeira vez o site da HostGator Brasil e não sabia se era válido ou não. Tive que ir no site gringo e confirmar via chat e procurar informação na página de contato sobre filiais. A minha desconfiança é porque tem muita empresa que copia um site lá de fora, joga no um domínio igual acrescentando o .br final e pronto, dúvida formada.

Outro que nunca descobri se é real é a Bounce Web com br no final, nunca consegui uma resposta por email. Tivemos também a versão brazuca da Liquid Web. Todo cuidado é pouco.

Colocar cliente no SPC

O que faz sentido para mim é que o serviço de hospedagem é um serviço pré-pago: o cliente paga, tem o serviço pelo tempo pré-determinado, até efetuar outro pagamento e renovar este ciclo. Se o cliente não paga, o serviço é cancelado/não-renovado e fim da história.

Mas a nova moda é colocar cliente no Serasa ou SPC por valores ridículos, usando boletos com registro. Este tipo de boleto vai para protesto quando não é pago, negativando o nome do usuário. Esta moda é apenas mais um motivo para você demorar seus 10 a 15 minutos e ler todo o contrato ou termos de uso quando for assinar algo.

Se tiver alguma história absurda para compartilhar comente ou entre em contato.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que não posto nada por aqui. Tenho achado o Portal meio parado mas, vejo pistas de que a Comadre Angélica, aos poucos, vem retornando à ativa. Precisamos de você garota... Não some não, viu? - - Seguinte: O Proprietário de uma revenda, quis me vender uma revenda... (ôx!) Veio com um papo que tinha uma conta com 200 (duzentos) clientes no Plano de Revenda de uma empresa (não vou citar aqui) e que iria mudar de cidade (como se isso fosse obstáculo - pretexto ruim, não?) e que não queria abandonar o clientela. Eu disse para ele que não poderia dobrar da noite para o dia o volume de clientes pq não daria conta da demanda e talz. Dei uma desculpa esfarrapada como a dele e saí fora. Me cheirou a problemas e deixo para você, amigos o seguinte pensamento: SÓ TEM DOR-DE-CABEÇA, QUEM QUER.

Link para o comentário

Angélica, fui cliente Bounceweb (.com.br) antes da venda da empresa e os produtos deles tinham algumas diferenças com aqueles oferecidos na Bouceweb (.com). Acredito que o dono era o Sr. "Sérgio Westphal Filho", era um ótimo suporte técnico e comercial 24/7 ... tipo Chuva. :-D Era uma ótima empresa até ser vendida... como curiosidade, vejam este url: https://www.bounceweb.com.br/fr/index.html

Link para o comentário

Boa, Silas, também esqueci de mencionar empresas que usam sites supensos para vender publicidade (tipo adsense ou aqueles de domínios à venda).

Link para o comentário

Ê, Ricardo, você também havia sumido. Deixei de ser relevante, meu caro, é o mal da velhice, rs. Neste seu caso aí, basta olho aberto e ouvido em pé para fugir de enrascada. Qualquer um com bom senso evita problema mesmo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?