Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

3 motivos para você aprender a gerenciar seu servidor


Posts Recomendados

  • Administração

Pois é, meus amigos, o começo do ano foi complicado pacas por aqui. Mas aprendi algo e tenho que compartilhar com vocês: metam a mão na massa. E estou falando de servidores e outros pepinos pertinentes a nossa área de hospedagem.

 

Sei que preguei muito por aqui a terceirização e os serviços gerenciados (e ainda os faço), mas acho que é preciso sair um pouco da sua zona de conforto e se forçar a aprender algumas coisinhas.  E vou listar aqui alguns motivos para você fazer isso.

Saber exatamente do que/quanto você precisa

Os mais experientes conseguem dizer com relativa certeza quais as configurações perfeitas de um servidor para rodar um sistema X com configuração Y sem engasgar. A não ser que de cara você escolha uma mega configuração,  a sua opção é tentativa e erro. E foi exatamente assim que descobri que precisava apenas de uma porcentagem da memória que tinha para rodar um projeto satisfatoriamente. Não precisa nem falar no fator "diminuição do custo", não é?

Deixar tudo como você quer

Porém, este pacote de configuração com menos memória, só foi possível por contas de alguns tweaks extras, dicas perfeitas vindas do Jânio, Marco, Elson, Pedro e Richard! Não esquecendo, claro, do Tio Google. O meu sistema agora conta com otimização em todas as pontas, no servidor, no php, cache, etc.

Aprender

A quantidade de neosaldina usada no período não foi pouca, mas eu aprendi mais nestas últimas semanas do que em uma vida de Internet - quanto ao assunto servidor. Haviam me indicado várias bibliografias quando eu falava que queria "saber mexer" em servidores. Acontece que há pessoas pela web, em fóruns e na minha lista do Google Talk, com muito mais didática do que estes livros.

 

Ficava sempre esperando a oportunidade de poder mexer no meu próprio servidor - mas isso era incompatível com o meu plano gerenciado. Daí, peguei uns nodes na VPS.net e comecei a seguir vários tutoriais (meu objetivo era otimização de servidores para Wordpress) e depois de muitos tickets consegui o que queria. Daí comecei a replicar tudo em outros servidores (meu cartão de crédito infartou nos últimos dois meses) e fui configurando, perguntando até chegar no ponto perfeito pra mim.

A minha sugestão pra você

Nem todo dono de restaurante sabe cozinhar, mas ele deve saber como uma cozinha funciona ou então contratar alguém que faça isso para ele. O meu palpite é que você não possa arcar com a segunda opção. Então, não tenha medo de pegar, quem sabe, um pequeno vps em algum lugar e começar a meter a mão na massa. Existem vps de todos os preços, sério, eu já vi até de 10 reais.

 

Apesar de ter algum conhecimento prévio em Linux, minha área principal nunca foi servidores. Eu sempre me dei melhor na parte administrativa/financeira do mundo da hospedagem. Então, se eu consegui aprender, vocês também conseguem.

 

 

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz que você tenha, vamos dizer assim, perdido o medo e aprendido na raça, pois foi assim que eu mesmo aprendi e me orgulho disso. Engraçado mesmo, muitas vezes temos medo de fazer as coisas e no final é relativamente simples. Boa sorte na empreitada Angel. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muito legal esse post seu Angelica! Parabéns! Por esses tempos devo migrar para um VPS também e acho importante colocar a mão na massa, até por questões de conhecimento mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post Angélica... é a realidade de muita gente. VPS de "déis real", mas pelo que entendi o VPS precisa ficar online em algum momento para você poder mexer..rs. Seus artigos sempre ajudam! Se me permite a sugestão, que tal uma sequência de posts (ao longo de 2013) com os detalhes/curiosidades do gerenciamento por conta própria de um VPS ou um dedicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?