Administração AngelCosta Postado Março 7, 2012 Administração Compartilhar Postado Março 7, 2012 Lendo um artigo no blog Papo de Empreendedor, fiquei sabendo sobre uma pesquisa feita há algum tempo que acompanhou empresas novas na Inglaterra. O resultado mostrou que teve mais sucesso quem focou em poucos clientes em vez de tentar abraçar o mundo. E o que isto quer dizer? Significa que é possível ter crescimento mesmo com um número pequeno de clientes ativos. A pesquisa menciona a importância de se ter um cliente grande para servir como estratégia de marketing. Entretanto, na nossa área isso é um pouco mais complicado. Afinal, se você tivesse um cliente deste porte já estaria bem posicionado no mercado. Mas nós podemos focar em outros pontos para alavancar o crescimento de empresas de hospedagem com poucos clientes. O óbvio: bom atendimento Uma das poucas vantagens de se ter poucos clientes é a oportunidade de dar um suporte personalizado, rápido e eficiente. É aqui que reside a diferença entre o atendimento das grandes e o seu. E um atendimento frequentemente impessoal e demorado é motivo de insatisfação em qualquer área. Para evitar isso, faça uso de meios de comunicação/ajuda relevantes: email, telefone, helpdesk, etc. Reconheça os bons clientes e boas oportunidades É muito provável que você tenha um cliente antigo, que sempre pague em dia ou então um novo que esteja sempre atrás de soluções. Através deles você vai conseguir muita coisa: Marketing - Se estiverem satisfeitos, com certeza irão falar de você para os amigos e contatos profissionais (se forem da área de tecnologia, preste uma atenção especial a eles); Serviços - Se se sentirem necessidade, irão perguntar se você oferece um determinado serviço X (que você pode considerar adicionar ao seu catálogo); Aprendizado - Se algo estiver errado ou faltando, eles com certeza irão reclamar. Considere um nicho e/ou serviços Um nicho é um mercado dentro de um mercado. Por exemplo, uma empresa de hospedagem especializada somente em Wordpress, como a WPWebHost deve atrair uma soma considerável de blogueiros que vão contar com a expertise de Wordpress da equipe. Se a maioria de seus clientes tem algo em comum, verifique se não é conveniente fazer disso um atrativo. Existem inúmeros serviços que podem ser agregados a uma empresa de hospedagem (dentro de um nicho principalmente): Desenvolvimento de sites; Comércio eletrônico; Sites prontos (imobiliária, educação à distância, portais, etc); Otimização/SEO; Manutenção; Implementação de soluções (chats, suporte online) Vou confessar que não tenho muitos clientes, mas a maioria deles já contratou vários serviços paralelos ao plano de hospedagem. Isto me garante uma renda fixa boa como base para meu plano de crescimento. Enfim, ter poucos clientes não é justificativa de fracasso e sim oportunidade de negócios. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 7, 2012 Compartilhar Postado Março 7, 2012 Excelente texto, um nicho de mercado/serviço é algo fundamental. Comecei trabalhando com hospedagem/venda de domínios e percebi que deveria investir em outro foco. Comecei desenvolvendo sites/sistemas e oferecia hospedagem ( "venda casada" rs )... por fim comecei a trabalhar com WHMCS. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 7, 2012 Compartilhar Postado Março 7, 2012 Muito bom seu texto Angelica. Vale muito a pena ler, e seguir os passos. Parabéns. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 9, 2012 Compartilhar Postado Março 9, 2012 concordo plenamente. boa matéria! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 10, 2012 Compartilhar Postado Março 10, 2012 Na verdade, quando tudo está certo é que os clientes reclamam e torram a sua paciência, e o que acontece é que, na cabeça deles, quando a sua empresa funciona com as regras deles é que as coisas ficam "certas". Uma meia dúzia de pessoas que foram indicadas a hospedar seus sites na minha empresa decidiram por sair alegando, entre um dos motivos, que nós não fornecemos uma tolerância para pagamento, ou seja, já que tão acostumados com a lei popular "o cliente tem sempre razão", acham que vão poder pagar quando quiser e que chamados devem ser resolvidos por telefone e não por e-mail ou tickets, e isso deve acontecer imediatamente não importando se ele está ligando às 11 horas da noite. Isso serviu pra reforçar ainda mais a minha convicção de que, embora todos necessitem de clientes, quem toma as rédias da situação e estabelece como as coisas vão ser ou não é a sua empresa, ou seja, você. Essa história de que "o cliente tem sempre razão" é uma cilada que a empresa que cair nela, sem dúvida alguma, tornar-se-á um fracasso. A dica que eu dou é: tenham bom senso e deixe claro como as coisas funcionam. Empresa regrada é sinônimo de sucesso. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 10, 2012 Compartilhar Postado Março 10, 2012 Concordo contigo, João. O famoso ditado deveria ser algo como: "O cliente _quase_ sempre tem razão". :) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Março 24, 2012 Compartilhar Postado Março 24, 2012 muito boa a dica parabéns. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Perfeito... moça parabéns. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 28, 2012 Compartilhar Postado Abril 28, 2012 João, acho estranho essa sua "repetição" de reclamações sobre os clientes. Já é o segundo post que leio da Angélica que você está reclamando dos clientes. Já pensou que de repente você pode estar com "alergia" dos seus clientes? Por favor não me leve a mal. É apenas que eu realmente estranho essa sua reclamação constante. Parece que você tem bastantes clientes que atrasam ou não pagam o serviço. Talvez seja inteiressante pensar uma forma de contornar a situação. Não quero prolongar muito aqui porque não é essa a idéia dos comentários do post da Angélica. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Abril 28, 2012 Compartilhar Postado Abril 28, 2012 Mais um post excelente como outros tantos. Conheço o seu site a 2 dias mas parece que já o leio a tanto tempo de tantos posts que já li. Esse lance de utilizar vários serviços agregados a hospedagem realmente é muito interessante. Assim você aumenta a receita vinda de um único cliente e ao invés de precisar de 3 clientes, você se utiliza apenas de 1. Mas, é claro que não deixa de ter que continuar em busca de novos clientes. Inclusive, você tem algum post que fale sobre como encontrar clientes na net além do famoso google adwords? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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