Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que procurar em um provedor de serviços


Posts Recomendados

  • Administração

Acompanhando o nosso fórum recentemente, tenho visto que pelo menos uma vez por semana é criado um tópico por alguém que assinou um serviço e o provedor não correspondeu as expectativas. Seguem algumas dicas para evitar dar de cara com empresas assim:

O que procurar

 

Atendimento ao cliente

A maioria das empresas têm boa avaliação entre os usuários por conta de um bom serviço de atendimento ao cliente. Ocasionalmente, isso vem ao custo de um preço maior que o do mercado ou sacrifício de um ou outro recurso. O que você tem que observar é se o suporte é acessível. Às vezes, é necessário tratar sempre com a mesma pessoa sobre uma solicitação (para evitar ter de recontar a história); a equipe de suporte não está presente no próprio fórum? Emails de contato não são respondidos?

 

Isto pode ser um sinal de que algo não vai bem. Teste o tempo de resposta com perguntas e procure a opinião de quem já usa o serviço. Quanto mais meios de contato ativos, melhor.

Relação custo x benefício

Você tem que atingir um meio termo entre recursos e preço. Faça um levantamento do que realmente precisa, bote tudo no papel. Depois faça uma pesquisa de mercado e veja quais as empresas oferecem o que você quer, dentro da faixa de preço que você pode pagar. Escolher a mais barata pode lhe custar um suporte mais demorado, escolher a mais cara pode causar um rombo no seu orçamento.

 

Não adianta nada correr para pegar um servidor digno da NASA, se você ainda não pode pagar ou nem sabe mexer nele. Seja realista e nada de pressa.

Flexibilidade

Vez por outra, um cliente - ou até você mesmo - pode ter necessidade de uma configuração específica - principalmente se você ou seu cliente trabalham com desenvolvimento. Limites de memória ou upload no PHP e acesso a configurações básicas podem ser um diferencial.

 

Verifique possibilidades de personalizações que possam ser úteis a você e aos seus clientes. Dica extra: painéis e sistemas próprios podem ser uma dor de cabeça no futuro em caso de migrações.

Escalabilidade

Tenha em mente o seu crescimento sempre. Seus pedidos começam a aumentar, a empresa vai bem e mais clientes estão chegando. Que perspectivas você tem se escolhe o plano mais avançado de uma empresa e ela não permite expansões ou planos personalizado? O único jeito seria mudar de empresa e isso sempre gera muito trabalho.

 

Certifique-se da possibilidade de planos extras e/ou customizados em caso de crescimento ou demanda súbita.

Ferramentas e recursos

Todo serviço de hospedagem oferece PHP, banco de dados MySQL, mas nem todos oferecem parceria com o Cloudflare, construtores de site, scripts de SEO, licenças de WHMCS. Estes diferenciais podem ser o passo que faltava para cativar clientes. Se a empresa é inovadora e gosta de trazer recursos novos, como implementar cloud, suporte a tecnologias novas, é um ponto a mais para considerar.

 

Em caso de mudança, veja como proceder em caso de licenças (você perde? pode migrar se pagar?).

O que evitar

Existem empresas que são certeza de problemas para a maioria. E o maior sinal de alerta disso são reclamações pela Internet, em especial no Reclame Aqui. Se a maioria está reclamando é porque alguma coisa está errado com a empresa. Pode ser um problema temporário, neste caso, as reclamações devem ter datas próximas.

 

Use o bom senso, consulte amigos e usuários dos serviços e você deve achar um serviço bom. Boa sorte!

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angel, acho que deveriamos criar uma sessão aqui justamente pra que os usuários e visitantes pudessem expor suas opiniões sobre cada empresa. To doido pra sentar a lenha nessa galera que se acha esperta demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente estou passando por isso, preciso de alguns VPS com no minimo uns 80 gigas de HD, trafego ilimitado, windows 2003 e memória ram pode ser 512 em alguns casos, e o que acontece, contratei uns de uma empresa que ainda não vou divulgar o nome, mas em breve acho que sim, no primeiro mês blz, no segundo a blz ja não era tão assim, caiu os servidores e depois de quase 10 dias me deram os server zerados, perdi tudo o que tinha lá, incluindo backups e softwares licenciados, dai uns 10 dias cairam novamente, e não recebo resposta nem de ticket, nem de e-mail, o msn ja era só off-line. Sem contar que vi uma tal de Dedicados BR que contratei um de 256 megas de ram ( lógico pra testar a empresa pois ja cai numa fria uma vez ) e parece que a bendita faliu e o site ta no ar. Agora to eu aqui novamente atras de alguma empresa que caiba no meu bolso hehe. É isso ai. apoio você! Ronnie Pupo - Checkpoint TV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?