Administração AngelCosta Postado Janeiro 26, 2010 Administração Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Continuando com nossa série sobre domínios, no último post falamos sobre registro do ponto de vista do cliente. Hoje, vamos ver os aspectos da revenda de domínios. Para que você possa vender domínios para os seus clientes - junto ou não com os planos de hospedagem - vai ser necessário você assinar um plano de revenda. O modelo único Para poder atender a seus clientes em tempo real, o único modelo adequado de que tenho notícia é o pré-pago. Se alguém souber de alguma revenda pós-paga de domínios, me avise que eu envio pessoalmente um pacote de jujubas. O modelo pré-pago tem funcionamento simples: Você faz um depósito inicial em um valor escolhido por você ou pre-determinado pelo serviço; Vai usando o saldo conforme vai registrando domínios - tendo em mente que alguns domínios custam mais e outros custam menos; "Recarga" do saldo assim que desejar ou o valor ficar muito baixo (tornando impossível registrar algum domínio). Como escolher uma revenda? Como o registro nacional tem preço fixo, vamos tratar apenas dos domínios internacionais. Eis alguns fatores a considerar: Pesquise nos principais vendedores, como GoDaddy, e veja que se eles que têm "bala na agulha" estão vendendo domínios entre $5 e $10, desconfie de quem venda mais barato; A realidade brasileira é triste - como a cotação do dólar não está à nosso favor, os vendedores pegam domínio a 7 dolares, transformam em domínios de 20 reais (para incluir os custos do processo) - isso para revendedores, clientes finais chegam pagar até R$ 50,00; Veja a autenticidade - Certifique-se de que a empresa tem conexão direta com alguma entidade, senão você acaba virando revenda da revenda da revenda. Preços - Observe que preços muito baixos podem indicar promoções temporárias. Um .com pode estar 1,99 reais na hora da sua assinatura, mas pode se tratar de uma coisa ocasional. No caso de empresas nacionais - desconfie de um depósito inicial muito grande. Ou você dá seu dinheiro para o primeiro que lhe pede? Nacionais x Internacionais Eu, pessoalmente, prefiro cortar o "middle man" (o intermediário) e assinar direto com o fornecedor - por ser mais rápido e mais barato. Mas, eu não podia fazer isso há uns anos atrás, quando não tinha cartões internacionais. Então, com eu fazia? Comprava ou trocava dólares com amigos usando minha conta do Paypal - afinal, qualquer mortal pode ter conta lá. Mas se você não quer mexer com outras moedas, tem a opção de usar as revendas nacionais como nomer, webnames, e veja uma lista. Se os preços oferecidos ainda estiveram caros, procure uma parceria. Se você quer apenas vender domínios para agregar valor ao seu serviço de hospedagem, talvez algum amigo quebre o galho para você - enquanto o PDH não intermedia estas operações ehehhe... Cuidados O domínio deve ficar em nome do real dono. Sua empresa ou você ainda podem ficar de contato técnico ou administrativo, porém se seu cliente pagou por ele, dê um jeito dele ser capaz de editar ou efetuar as mudanças necessárias, caso ele queira. A alteração de dados tem de ser simples - a maioria dos gerenciadores de hospedagem oferece isso. Se você não usa gerenciador de hospedagem, os serviços normalmente oferecem uma API para automatizar algumas tarefas. Mas como a $&*¨#@ do UOL Host consegue vender domínios .com a 5 reais? Bom, eu tenho algumas hipóteses: A UOL fez um pacto com o lado negro da força - E também consegue pagar pelos seus servidores usando apenas midclorians. A UOL tem alguma letra pequena no contrato - Apesar de dizer que "os preços podem ser alterados" não encontrei mais nada lá. A UOL fez um pacto direto com a ICANN - A uol tem cadastro no ICANN para vender domínios desde 2001. Agora, vamos fazer uma consideração rápida sobre o ICANN Para virar um "accredited registrar" (alguém que pode vender domínios como fornecedor) - antes de ler o resto é necessário ter pelo menos um capital de 70.000 doletas + um tipo de seguro comercial no valor de 500mil dolares para que eles apenas olhem o seu pedido: Pague uma taxa de 2.500, outra de 4.000, se ainda não cansou de pagar taxa, tem outra que pode chegar a 2.000 (tudo em dólar); Você paga pro ICANN, uma tarifa fixa de 0,20 centavos de dólar para cada registro, renovação e transferência de domínios; Aí o ICANN te passa para a empresa responsável pelo extensão em questão - no caso do .com é a verisign. A verisign exige um outro cadastro, outros valores e taxas - não especificados no site ou são relativos ao número de domínios. Resumindo, eu não consegui descobrir quanto custa um domínio ou uma estimativa para o UOL Host. Também não sei se é apenas jogada de marketing, usando o capital de giro para cobrir os custos. Eu sinceramente, acho que o UOL tem parte com o Darth Vader... Eu não vou nem comentar nos domínios .com.br a 15 reais. O Patrick enviou um link muito legal com os 100 domínios mais antigos: https://www.iwhois.com/oldest/. Eu sempre tive curiosidade para saber qual a página online mais antiga e não-atualizada - ou seja, aquela página que está do mesmo jeito há mais de 20 anos. Alguém sabe? 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Ótimo post! Poderia até dar dicas de revendas de domínios... não? :) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Sim, poderia. Mas eu uso a reseller club, é a que eu posso indicar. Jà usei também o 100br, que acho caro e simples de mais, mas funciona. O e-dominínios já tentei me cadastrar, mas o formulário dá pau - e isso não me diz boa coisa do serviço. Já ouvi falar bem da AVdomínios, dos demais não tenho experiência... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Nesse site eles mostram alguns dinossauros e ainda permite procurar qualquer outro. http://web.archive.org/collections/pioneers.html Acho até que já comentaram sobre esse site aqui no portal/blog. Achei interessante. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Atualmente, usa algum? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 26, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Angelica, o UOL faz damping mesmo, vendendo mais barato do que ele paga (ja tentou comprar um dominio.com com boleto? eu já... e acredite, o valor do boleto vem como 5,90 mesmo, ou seja, bota aí um custo operacional e o que entra liquido é perto de 4 reais. O CUSTO nao baixa de 5 a 6 dolares e varia. A Verisign tem uma politica de descontos progrssivos conforme aumenta o numero de vendas e é tudo o que sei... Ah, entao eles pagam para vender dominios.com? SIM, a Locaweb também fazia isso e resolveu começar a LUCRAR com a venda de Dominios (finalmente). O UOL deve fazer isso no futuro quando se der conta que 90% de quem registra dominios no UOL, NÃO HOSPEDA NO UOL. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 27, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 O UOL Host não tem segredo, simplesmente quer ganhar mercado... Quando registram um .com.br a R$ 15,00, estão pagando R$ 12,00 à Registro.BR. Normalmente quando um .com é registrado, estão pagando uma média de R$ 15,00 à ICANN. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 27, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Sendo assim, R$ 5,90 por domínio .com = R$ 9,10 à ICANN. É política de varejo, que não estamos acostumados ainda no mercado de host e tem funcionado bem... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 27, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Exatamente... em muitos casos, o "investimento" oferecendo este valor é menor do que eles gastariam em publicidade e traz um retorno maior... Apesar de que eu adorei a primeira hipótese: "A UOL fez um pacto com o lado negro da força - E também consegue pagar pelos seus servidores usando apenas midclorians." Abraços a todos... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 27, 2010 Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Boa, Alexandre! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.