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Quem está há mais de 2 anos com sua empresa de hospedagem no mercado lembra do tempo em que domínios .com.br eram restritos a pessoas jurídicas, ou seja, apenas com CNPJ era possível ter meusite.com.br. Mas, por questões óbvias, a limitação foi removida e uma das extensões mais usadas no mercado nacional agora é acessível a qualquer pessoa portadora de CPF.

Modelo .com e modelo .com.br

Não sei se isso acontece somente comigo, pois acho a questão dos domínios nacionais extremamente confusa legalmente - pelo menos para provedores de hospedagem como nós. Vocês entenderão melhor minha posição ao comparar o modelo de registro nacional ao internacional (mais precisamente o .com). Como os domínios .com podem ser registrados em várias entidades (Go Daddy, Directi, etc), o seu endereço fica atrelado a ela, mas em SEU nome. E você é livre para alterar seus dados, mover e transferir sua conta.

 

Já no Registro.br, qualquer alteração de titularidade é cercada de burocracia e envios de correpondência - sim, eu sei que isto é para maior segurança. Não esqueçamos que ela é o único órgão no qual podemos registrar algum domínio brasileiro.

Sob os aspectos legais

Não creio que seja necessário falar dos aspectos jurídicos de registrar domínios para outra pessoa. E certamente não vejo motivo para fazer isso hoje. Outro dia um cliente apareceu perguntando no meu atendimento online se eu registrava domínio .com.br e liberava o mesmo na hora.

 

Bem, quem libera sempre é o Registro.br, intermediar não agiliza nem atrasa (fora questões financeiras e de tempo) em nadao processo.

 

Assim que tiver um tempo, eu vou colocar um artigo na minha base de conhecimento sobre como cada cliente pode registrar seu próprio domínio. Acho que já passou do tempo em que valia a pena intermediar este registro.

Outras considerações

Claro que vejo vantagens para algumas pessoas como webdesigners e agências, pois é um jeito de atrair o cliente, criar promoções, etc. Talvez, cláusulas em um contrato bem amarrado e sólido possam assegurar a ambas as partes as responsabilidades e direitos devidos, mas - no meu caso -  acho que não compensa a dor de cabeça que isso pode gerar.

 

Alguém aí ainda registra domínios .com.br para clientes?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.


Postado

Eu tenho! e confesso que é uma dor de cabeça... sempre registro no nome do cliente mas com o meu ID técnico, administrativo e de cobrança depois quando o cliente deixar de ser cliente e migrar para outro local eu peço para ele criar uma conta no registro.br e mudo os ID's para o dele, assim é a maneira menos traumática que eu encontrei. Agora intermediar o processo não vale a pena do ponto de vista financeiro, é mais um "agrado" ao cliente porque normalmente ele desconhece todo o processo. Abraço

Postado

Verdade, acho que o caminho mais "tylenol" é fazer o cadastro PELO cliente, usando os dados dele. E depois apenas repassar as informações.

Postado

Eu registro dominio .com.br, mas no nome do cliente e com o meu ID, caso ele queira ai mudo para o ID dele... E sinceramente acho q o dominio .com só deveria ser permitido o registro para o pessoal que fosse dos EUA e assim tb com os outros .com.br com.ar etc... Cada um no seu cada um :)

Postado

Já ta na hora do registro.br oferecer uma integração com paineis de controle como o WHMCS. Fornecer API... Para criação de módulos.

Postado

Marcelo, eu entendo a sua preferência pela regionalização e até concordo, em parte. Mas e as empresas internacionais? Sites não pertencentes a um país, como unicef, ONU?

Postado

Bom, existe sim um tipo de API, mas é só para provedores cadastrados e acho um pouco improvável pra quem não tem dedicados - eu nunca entendi a documentação.

Postado

Na verdade, este "API", é um furo, a registro.BR cobra uma taxa de R$ 4000,00 adiantado em troca este valor será enviado para você em forma de crédito para registro de domínios. Vantagens 1 - Ter o nome no sistema deles para o cliente escolher o provedor. 2 - Obter uma desconto no valor de R$ 3,00 (grande desconto esse, nem vergonha eles tem). 3 - usar um sistema feito sei la como pois também nunca entendi como funciona direito (alias quando vi a taxa achei piada e desisti de tudo). Assim a registro.br é um órgão que necessáriamente deveria sofrer uma pressão maior por parte das empresas e clientes que detém nomes .br, pois eles fazem o que querem como querem da forma que querem e cobram o que querem, um domínio internacional hoje sai por U$ 8,00 ou U$ 9,00 dólares americanos, isso multiplicado por 2 da uns R$ 20,00 reais, a registro.br cobra 30,00, detem os nomes de caracteres curtos somente para eles, e as terminações .br é só deles. Resumindo. Registro.br no brasil não tem nada de democracia............

Postado

Amém. É isso mesmo. A gente devia fazer pressão por um serviço, interfaces e preços melhores.

Postado

Concordo com a maneira "Tylenol" de registrar dominios nacionais. Eu faço como o Eder.

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