Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguem Conhece A Lightvps, Ja Usou O Serviço Deles?


Yury

Posts Recomendados

Não entendi essa... o que há de errado com "Cloud VPS"?

No meu ver, tem muito VPS sendo vendido como Cloud erradamente (só pelo marketing embutido na palavra "Cloud"). Mas existem soluções com redundância total, não só para processamento e storage mas até mesmo a nível de Failover IP automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa... o que há de errado com "Cloud VPS"?

No meu ver, tem muito VPS sendo vendido como Cloud erradamente (só pelo marketing embutido na palavra "Cloud"). Mas existem soluções com redundância total, não só para processamento e storage mas até mesmo a nível de Failover IP automático.

 

Isso ai fera, cloud vps é o futuro.

 

Cloud VPS seria algo como fumaça ensacada com chumbo?

 

Exatamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa... o que há de errado com "Cloud VPS"?

No meu ver, tem muito VPS sendo vendido como Cloud erradamente (só pelo marketing embutido na palavra "Cloud"). Mas existem soluções com redundância total, não só para processamento e storage mas até mesmo a nível de Failover IP automático.

 

 

Juro que não estou entendendo bulhufas.

 

O português é tão bonito quando não tem sarcasmo e ironia acima do limite...

 

 

Cloud = Virtualização em cima de um cluster (conjunto de máquinas trabalhando em paralelo).

VPS = Virtualização sobre apenas uma máquina.

 

Cloud VPS: Nem está nas nuvens, nem no chão. Logo = Fumaça ensacada com chumbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cloud = Virtualização em cima de um cluster (conjunto de máquinas trabalhando em paralelo).

VPS = Virtualização sobre apenas uma máquina.

 

Cloud VPS: Nem está nas nuvens, nem no chão. Logo = Fumaça ensacada com chumbo.

 

Cloud não é, necessariamente, virtualização. O princípio partiu errado daí. Todo mundo no Brasil acha que "Cloud é Virtualização". São conceitos diferentes. O VPS, é a virtualização de recursos dentro de um host (mas não quer dizer que seja uma máquina só, podem ser várias - vejam mais à frente). Enquanto Cloud, é processamento distribuído (e "redundante") de diversos hosts para um mesmo fim.

 

Serviços web de grande escala, não precisam ser necessariamente virtualizados para serem distribuídos. Você pode ter múltiplos servidores respondendo por um determinado tipo de requisição/acesso (como as CDNs) e elas ainda repassarem estas requisições aleatoriamente a um dos servidores "trabalhadores", que processam esses dados (ou coletam) e devolvem dados processados (ou só a confirmação da coleta).

 

O Gmail, por exemplo, não tem a interface web alocada em um único servidor. Eles trabalham com diversos servidores processando as requisições de consulta/coleta/envio de dados para quem está navegando. Esses processadores precisam ser, necessariamente, virtualizados? Não. Podem até ser (não sei se é o caso do Gmail), mas para muitas operações, virtualizar servidores que estarão sempre atendendo um determinado tipo de requisição, com o percentual de carga quase nunca no zero, não provê nenhuma economia de energia (ao mesmo tempo que geram mais despesas com a mão de obra e manutenção deste modelo).

 

É claro que a facilidade de replicação de servidores virtualizados facilita a escalabilidade, mas dependendo do grau de crescimento da demanda de um serviço que começou pequeno, operando num servidor único, pode nem compensar a mão de obra e o custo de implantação de uma estrutura que envolva a virtualização logo de cara. Podem passar a operar com um modelo distribuição de processamento, a princípio (o que já demanda investimento de arquitetura para que o serviço que rodava, até então, num único servidor, funcione com a mesma eficiência em um novo modelo), até que a demanda (e o caixa) exijam/permita o investimento em virtualização, para uma escala ainda maior.

 

Existe, por fim, a união dos conceitos de virtualização + processamento distribuído, que é o Cloud VPS. Existem diversos sistemas que operam isso! Se informem. Eu, particularmente, já trabalhei com o VMWare vCenter, fazendo processamento distribuído de VPS. O vCenter coloca dois (ou mais) servidores ESXi interligados, processando requisições dos VPS que ele gerencia (e os dados normalmente ficam, ainda, num outro servidor SAN/NAS, aos quais eles se conectam por NFS, por exemplo). Aqui sim, temos processamento distribuído + virtualização. Os hosts não processam requisições que são direcionadas para si. Eles processam o que o virtualizador pedir. Quem entende da camada de aplicação é o VPS, que opera em 2 (ou mais) hosts ao mesmo tempo. Ah, e antes que me crucifiquem pelo que eu falei aqui: o processamento dos VPS sob o vCenter não fica correndo simultaneamente nos 2 (ou mais) servidores ESXi (não há ganho de performance em distribuir entre mais de 1, e trafega-se mais dados entre os hosts se isso for feito, especialmente porque os VPS são, basicamente, servidores de menor demanda de processamento que 1 host inteiro sozinho, que são super parrudos). No entanto, ainda podemos chamar esta estrutura de distribuída porque o vCenter faz uma realocação automática do VPS entre os hosts ESXi conforme a demanda de processamento dos VPS varia. Ou seja: se o host 1 tem 10 VPS que estão consumindo muito e o host 2 tem 10 VPS que estão consumindo pouco, ele faz uma realocação automática do processamento das VMs, de forma que fiquem 5 leves e 5 mais pesados em cada host (e se um host desligar/travar/enfim, todos os VPS são redistribuídos entre os hosts restantes).

 

Tem um monte de empresa confiável vendendo Cloud VPS. Não é conversa pra boi dormir, como a Locaweb, que vende "Servidor Cloud" que não passa de um VPS comum. E não estou falando dela porque é nacional, não. Tem grandes DCs internacionais fazendo a mesma coisa. A Amazon, por exemplo, diz que:

 

The term “cloud computing” refers to the on-demand delivery of IT resources via the Internet with pay-as-you-go pricing. You provision the amount of resources you need. If you need more, you can easily scale up. If you don’t need them, just turn them off and stop paying.

 

Ou seja, um VPS comum, com recursos de upgrade/downgrade de plano (que é basico em qualquer empresa de VPS decente), pra eles já é "Cloud". Só o serviço de armazenamento deles é Cloud de verdade (os dados ficam distribuídos entre diversos storages e, na falha de um, tem outra pra garantir que o seu dado estará lá, e não tem downtime no acesso em momento nenhum, a recuperação de falhas/desastres é "on-the-fly"), porque os servidores (sejam os EC2 ou os da grade mais cara, AWS), não passam de VPS comuns (sim, é verdade, você compra um "Cloud" e ele não está em uma estrutura distribuída, não passa de uma VM Xen rodando sobre um host único). A diferença é que você pode fazer um um "self healing" via API, ordenando a migração da VM para um outro host do parque deles (mas se você não fizer, pode levar 1 minuto ou 1 hora para eles fazerem isso por você). Por isso, mesmo na Amazon e outros (ditos) Cloud da vida, a possibilidade de downtime existe (link com diversos outros entendidos do assunto falando o mesmo que estou falando aqui). Mas daí a dizer que Cloud VPS não existe, já é demais. Existe. Só não é tão comum. E cada um vende o que quer, com o nome que quer (no Brasil, existe o Conar, mas eles não entendem nada de hospedagem pra gente reclamar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tenho uma observação importante.

 

Existem NNNNNNNNNNNN tipos diferentes de Cloud (PAAS, IAAS, SAAS, DBAAS, EAAS, CAAS, DIABOa4aas, etc...), convém mencionar que o que dizemos aqui é o tal do Cloud Private, onde sobre uma camada de virtualização você irá pica-la em muitos pedacinhos para um monte de gente. Como cada pedacinho é isolado dos demais, então de fato você tem virtualização sobre uma camada de parametrização ou paravirtualização (doido não?).

 

Só não existe a "virtualização tal como do Cloud Private" em serviços do tipo PAAS ou outros XAAS. No caso do CloudPrivate é IAAS, há virtualização sim.

 

O que muda é que VPS também é IAAS, mas sem uma camada de paravirtualização redudante. Confunde ainda mais quando falamos que o HDVirtual está num Storage...

 

Confuso? Isso dá nó na mente.

 

Logo, embora VPS e Cloud Private sejam todos IAAS, Cloud Private por si só tem suporte automático a failover e dependendo quem é o fornecedor da plataforma inferior, há uptime de 99.9999% garantido.

 

Agora, não vamos entrar em detalhes sobre a VMWARE, porque ela tem paradigmas próprios e também fornece soluções para TODOS tipos de XAAS, e permite interligar produtos diferentes para soluções diferentes, e vira uma farofa a coisa.

 

Quanto ao Google, ele é cluster, não cloud. Eles tem serviços de Cloud Computing, mas quando pensamos no buscador, no Gmail, estamos falando de Cluster. Quando falamos de Google APPs, Google Engine, etc... estamos falando de Cloud Computing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tenho uma observação importante.

 

Existem NNNNNNNNNNNN tipos diferentes de Cloud (PAAS, IAAS, SAAS, DBAAS, EAAS, CAAS, DIABOa4aas, etc...), convém mencionar que o que dizemos aqui é o tal do Cloud Private, onde sobre uma camada de virtualização você irá pica-la em muitos pedacinhos para um monte de gente. Como cada pedacinho é isolado dos demais, então de fato você tem virtualização sobre uma camada de parametrização ou paravirtualização (doido não?).

 

Só não existe a "virtualização tal como do Cloud Private" em serviços do tipo PAAS ou outros XAAS. No caso do CloudPrivate é IAAS, há virtualização sim.

 

O que muda é que VPS também é IAAS, mas sem uma camada de paravirtualização redudante. Confunde ainda mais quando falamos que o HDVirtual está num Storage...

 

Confuso? Isso dá nó na mente.

 

Logo, embora VPS e Cloud Private sejam todos IAAS, Cloud Private por si só tem suporte automático a failover e dependendo quem é o fornecedor da plataforma inferior, há uptime de 99.9999% garantido.

 

Agora, não vamos entrar em detalhes sobre a VMWARE, porque ela tem paradigmas próprios e também fornece soluções para TODOS tipos de XAAS, e permite interligar produtos diferentes para soluções diferentes, e vira uma farofa a coisa.

 

Quanto ao Google, ele é cluster, não cloud. Eles tem serviços de Cloud Computing, mas quando pensamos no buscador, no Gmail, estamos falando de Cluster. Quando falamos de Google APPs, Google Engine, etc... estamos falando de Cloud Computing.

 

Primeiro, eu vi você definir Cloud VPS como "fumaça ensacada com chumbo", como se estivesse dizendo metaforicamente que "isso não existe".

 

Depois, eu postei que Cloud VPS existe e expliquei a minha visão sobre as tecnologias que envolvem os dois termos (Cloud, e VPS) e as que estão envolvidas no serviço que leva a junção deles (Cloud VPS).

 

E, por fim, você voltou aqui para falar de Private Cloud, falar dos N tipos de comercialização e de aplicabilidades de cloud (que não tem nada a ver com a tecnologia em si, pois até num dedicado comum eu posso vender "SaaS" - o fato é que, invariavelmente a operação de um SaaS vai te forçar a partir para clustering/virtualização quando a demanda subir) e querer me corrigir a respeito dos serviços do Google, que "são cluster, não cloud"...

 

Amigo, eu mesmo falei que o Gmail usa processamento distribuído e que já supunha que não tinha virtualização envolvida. Ainda assim, é Cloud (justamente o SaaS, mas aqui, já não sobre um host único). Não é porque o Gmail é gratuito que ele não é Cloud e não é SaaS. Você "paga" com a receita gerada sobre os anúncios que visualiza no webmail (e se usa pop/imap, ainda assim gera publicidade indireta, só por ter o @gmail.com no seu endereço).

 

Quanto a "não vamos entrar em detalhes sobre a VMware" ... sem noção! Se eu me propus a falar sobre Cloud VPS e a experiência que eu tenho sobre o assunto pode ser exemplificada com um produto deles, por que eu não posso falar deles? Se não é pra falar sobre solução X ou Y, então fecha o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?