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    Alexandre Sresnewsky
  1. Pelo que apurei Vono é só um nome fantasia e quem presta o serviço é a Innoweb Ltda (nas NFs) que detem os dois tipos de licença (STFC e SCM). A boa noticia é que no contrato Vono com atenção ao ITEM 10.7 esta prevista portabilidade dos ramais DDR Vono para outras operadoras: 10.7 O Cliente poderá solicitar na prestadora de sua preferência a portabilidade dos ramais DDR reservados para utilização por meio do seu login. Havendo alguma impossibilidade de portar os ramais reservados, a Vono se responsabiliza em prestar o suporte necessário na referida operação. Nesta situação o Cliente deverá contatar a VONO por meio dos canais descritos na cláusula 4.1.2 Os números fixos que os clientes "alugam" em diferentes cidades nada mais são do que ramais DDR de troncos da Innoweb Ltda. Não caim nessa conversa fiada dos atendentes (da Vivo) que alegam que são "números virtuais" e não podem ser portados, como próprio Rubensk disse pois são números STFC e certamente estão no CNPJ da Innoweb ou da própria Telefonica/VIVO. Inclusive nos cabeçalhos SIP da Vono quando você recebe uma ligação no seu número fixo Vono ele vem prefixo de X-Vono-DDR: xxxxxxxxxx (onde xxx é seu número fixo contratado com a Vono). X-Vono-DDR: 114063XXXX Então ao meu entender rola portabilidade sim. Nada que um bom advogado ($$$) não resolva (e não existe essa desculpa de erro contratual que alegaram em alguns casos lá no Reclameaqui). Creio que se os clientes se mobilizarem e entrarem nas entidades/orgãos de defesa do consumidor esses números poderão sim ser portados para qualquer operadora que tenha licença STFC (isso significa que será possivel manter o mesmo número junto uma Claro fixo, TIM fixo, Vivo fixo, etc). Acho que a VIVO tem uma oportunidade de ouro de captar milhares de clientes Vono que não querem perder os números e eventualmente aproveitar parte da infra-estutura para o Vivo VoIP (que hoje é tercerizada com a empresa Vonex, que não tem relação nenhuma com Vono apesar do nome similar). OBS: Para quem quiser ler esta lá no site deles (removi o link porque não sei se o forum permite).
  2. Em relação ao fim da operadora como solução VoIP não tem muito o que fazer, o jeito é procurar outra, mas em relação aos milhares de usuários que tem números Vono já divulgados à anos bem que a VIVO poderia vir com uma solução amigavél de ligar para os clientes (aproveitando enquanto a base dados ainda esta ativa) e oferecer os números como VIVO Fixo ou mesmo VIVO Fixo VoIP (por incrivél que pareça isso existe) ou então no pior dos cenários colocar esses números para leilão para aquisição por outras operadoras que poderiam dar continuidade (entrando em contato com os ex-clientes da Vono). A solução seria vantajosa para operadora e para ex-clientes da Vono embora talvez não seja a ideal para todos. Supondo que nada disso aconteça e os números estejam fadados ao limbo das decisões corporativas unilaterais, será que numa ação coletiva esse custo não se diluiria e nesse caso especifico dos números Vono, qual seria o fundamento da ação? Alguem com conhecimentos de SCM/STFC sabe dizer como esses números da Vono estão regulamentados ?
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