LeandroRS Postado Maio 7, 2014 Compartilhar Postado Maio 7, 2014 Caros amigos, o que acham, é aconselhável para a segurança do servidor (VPS) usar um anti-vírus como o ClamAV? Não sei ao certo sobre seu funcionamento, se ele protege em tempo real o servidor ou se apenas as pastas dos usuários (contas hospedadas) ou ainda, se só faz a varredura via cPanel quando solicitado... Aconselham o uso? Tenho atualmente tenho no VPS (somente para sites próprios, 15 no total) 2x 2.0Ghz + 2 Gb RAM... o uso de memória passou de 30% para 40% com o ClamAV, nada muito significativo na minha opinião, se realmente compensar no quesito segurança. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Maio 7, 2014 Compartilhar Postado Maio 7, 2014 Até onde eu sei, por padrão, ele não tem varredura em tempo real. Algum tempo atras, encontrei alguns sites ensinando a varrer em tempo real os arquivos enviados via ftp. Se você conseguir, ainda tem os arquivos que são enviados vai cgi, neste caso, recomendo a instalação do maldet, com ele você poderá configurar p/ varrer upload em cgi (inclusive utilizando o clamav), mas não sei sobre a eficiencia dele, pois não uso dessa forma. Se puder investir, tem o cxs da configserver :) 0 Citar █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LeandroRS Postado Maio 7, 2014 Autor Compartilhar Postado Maio 7, 2014 Então, no fim das contas, o ClamAV não é tão importante para a segurança do servidor... o mais importante é o uso do CSF bem configurado, concorda? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jamis Henrique Postado Maio 7, 2014 Compartilhar Postado Maio 7, 2014 Eu considero importante sim a utilização do ClamAV, juntamente com o Maldet (lembrando que esse usa a engine do ClamAV) e obviamente de um CSF bem configurado. Existem motivos evidentes para que tais soluções não habilitem automaticamente a varredura em tempo real (ao meu conhecimento só o Maldet oferece essa opção): se você possui um servidor em produção e o mesmo possui um tráfego alto, ou seja, muitas visitas e/ou muitos clientes, imagine realizar uma varredura em tempo real dos arquivos presentes, o LOAD irá para as alturas e irá desestabilizar todo o servidor. Para que isso não ocorra, existe a CRON, a qual você programa para realizar a varredura e/ou atualização do banco de dados de vírus, uma vez por dia, semana, mês. Dessa forma, você pode realizar a verificação dos arquivos sem prejudicar o funcionamento do site de nenhum cliente, se for feito em horários estratégicos, é claro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.