Sistemas, suporte e o seu site

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Este post tem 4 anos. Tenha isto em mente ao ler seu conteúdo.

Definidos os preços, meios de pagamento e outros itens, nós podemos ver outras coisas que serão necessários no seu site. Você precisará de uma série de sistemas para poder gerenciar e dar conta das demadas que vão aparecer. Alguns desses sistemas podem ser encontrados juntos em algumas suítes e boa parte deles possuem boas alternativas gratuitas.

Sistemas & Suporte

Atendimento Online

O atendimento online é aquele bate-papo direto com o cliente em seu site. Para possíveis clientes, ele tira dúvidas pré-vendas, dá a possibilidade de atendimento personalizado. Para clientes atuais, ajuda a agilizar pedidos e solicitações, evita a criação de tickets desnecessários. Se for implementar o atendimento online, esteja realmente online e à disposição.

Base de conhecimento

A função da base de conhecimento é ser uma compilação de todo o conhecimento necessário para lidar com um serviço oferecido por você. Deve conter desde as dúvidas mais básicas até questões específicas. Sirva-se da sua experiência: lembre de dúvidas que tenha e procure redigir de modo claro e ilustrativo as solução e a razão dos problemas (se a questão envolver um problema).

Blog

O blog deve servir como um meio de comunicação entre clientes/não-clientes e a empresa. Você pode publicar dicas, promoções, novidades e serviços e produtos novos oferecidos. Notícias sobre tecnologia são interessantes desde que relacionadas diretamente com a sua área. Evite comentários pessoais e falar na primeira pessoa – no blog, você é a imagem da empresa, fale como ela então. Nada de ficar falando mal da concorrência, isso mostra imaturidade.

Formulário de Contato

Eu já tratei sobre formulário de contato e da sua importância. Ele deve estar bem visível e ser simples de ser preenchido. Na minha opinião, formulário de contato é para não-clientes  – mas eu sei que isso é difícil de controlar.  Clientes deviam usar o helpdesk para um atendimento mais personalizado.

Fórum

O fórum é um lugar para seus clientes criarem uma comunidade. Deve ser ativo e moderado, deixar o fórum às moscas é sinal de desleixo e pode dar espaço a spam e a propaganda da concorrência.

Helpdesk

O seu sistema de tickets deve ser organizado por departamentos, os mais comuns são: suporte, domínios, financeiros, vendas e comercial. Configure-o para receber e-mail sempre que alguém abrir um ticket para não perder nenhuma solicitação. Faça o acompanhamento de cada uma individualmente, seja atencioso e sempre educado com o cliente.

Programa de Afiliados

A vantagem de oferecer um programa de afiliados é que a divulgação sai mais em conta do que publicidade direta. A possibilidade de parceria pode atrair webdesigners e webmasters. Você pode oferecer uma comissão mensal ou por venda. Quanto mais generoso, mas pessoas vão se interessar.

Telefone

Um telefone de contato não é uma opção, deve ser uma obrigação. Em casos de emergência, falhas no site, o cliente tem que poder entrar em contato com você por um meio não eletrônico. Se você acha que dar o telefone de sua casa não é profissional, contrate serviços de voip, como os do vono ou skype – há vários por aí. A maioria oferece telefone nas principais cidades, o que vem a ser um ótimo negócio também quando você tem clientes no Brasil todo e quer oferecer um número fixo de contato. Se ainda não puder arcar com isso, coloque pelo menos o número do celular.

O seu site

Não adianta discutir, gosto é uma coisa individual e cada um tem o seu. Mas é webdesign é igual a música, por mais diferente que seja o seu gosto, prime pela qualidade. Há o melhor e o pior em cada categoria. Não adianta querer agradar a todos, isto é impossível (eu que o diga com este blog). Se você puder contratar alguém que faça o site, muito bem, menos uma dor de cabeça. Apenas verifique o portifólio para não se decepcionar depois. Se você mesmo for meter a mão na massa, busque inspiração, paciência e calma. Não copie ninguém, você fica com aparência pouco profissional. Cuidado com erros de português.

Seja clean

Opte por um design limpo, sem muitos itens de modo que as coisas que realmente importam tenham o destaque apropriado. Se você colocar tudo junto, uma coisa vai chamar mais atenção do que a outra ou causar confusão.

Destaque o que importa

Se o seu principal produto é o plano x, coloque-o em destaque. Agrupe os serviços por tipo.

SEO

Eu poderia falar MUITO da utilidade da otimização para mecanismos de busca. Mas vou ser breve:

  • Use títulos relevantes para cada página, preferencialmente com o assunto da página (em uma página de revenda: Revenda de hospedagem : Host ETC);
  • Menus? Use listas
  • Procure no google por SEO e aplique as regras adequando-as ao seu caso.

Português

Preze sempre pelo bom português, esteja sempre em concordância com a regra gramatical atual. Se sair uma nova, altere todo o seu site. Nada pior do que erros de português em um site.

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