Gerência e Marketing

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Agora que você já tem tudo pronto para receber clientes, basta saber como organizar a demanda que vai surgir. Eis algumas dicas de organização do seu backend:

Gerência

Gerenciamento financeiro

Eu não consigo mais me ver trabalhando com hospedagem sem usar algum gerenciador de hospedagem – atualmente, uso o whmcs – apesar de não ter usado assim que iniciei. Vale a pena qualquer coisa que facilite a sua vida – em termos de organização e gerenciamento. Todos oferecem formulário de assinatura, o que facilita muito se você não entende patavinas de formulários. Caso esteja sem dinheiro para isso (mas eu recomendo que faça um esforço), há sempre os sistemas gratuitos, alguns estão listados em nossa página de Gerenciadores.

Monitorando uptime

É crucial que você tenha um sistema de alerta sempre que houver qualquer problema com o seu servidor. Isto para que você possa tomar uma providência antes mesmo dos seus clientes tomarem conhecimento da falha. Para isso, recomendo o uso de um serviço de monitoramento de servidor. Eles podem monitorar http, e-mail, ftp, bancos de dados e qualquer problema podem avisar você via e-mail (claro que você tem que usar um e-mail de fora do servidor) ou até sms se você tiver créditos.

Marketing

Dicas de Marketing são um tanto mais específicas quando o assunto é hospedagem. Pois nosso produto não se vende tão fácil como chocolate e requer mídias específicas. Mas agora que você já seguiu todos os passos, é hora de conseguir o seu primeiro cliente. Boca-a-boca Muitos hosts conseguem a maioria de seus clientes por indicação de clientes ativos. Mantenha seus atuais clientes felizes para que eles saiam falando bem de você por aí. Talvez seja interessante oferecer promoções do tipo “traga um amigo” que beneficie com descontos tanto o seu cliente atual (pela indicação) como o seu amigo (seu novo cliente). Compra de carteira Empresas de hosting vêm e vão, se você souber de alguma que não está se aguentando, corra e peça para comprar seus clientes. O cálculo para saber o quanto vale uma carteira de clientes varia, indo de 3 a 12 vezes o valor que o cliente paga (na mensalidade). Publicidade Off-line Invista em jornais, revistas, cartões de visita, panfletos e qualquer meio que puder desde que relevante e atinja o seu público-alvo. Programas de afiliados Com um programa de afiliados, deixe para outros o seu trabalho de atrair clientes, dando-lhes uma comissão em cima da venda que o afiliado conseguir. Quanto mais dinheiro eles receberem por indicar clientes, mais eles vão indicar…Sem contar que você vai ter o nome da sua empresa divulgado por aí.

Adwords & Anúncios em sites & Diretórios

Como já mencionei aqui quando falei em Marketing direto, vale a pena tentar o adwords, que vai trazer tráfego para seu site, mas não necessáriamente conversões (assinaturas). Anúncios em sites através de banners, links podem funcionar, mas saiba bem os dados de visitação de um site antes de fechar algum contrato de publicidade. Diretórios são um tanto saturados de anúncios, mas valem a pena (pelo menos o cadastro) pois usuários tendem a pesquisar por preços ali.

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