Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boletos Bancários Com Retorno Automático Whmcs - Padrão Cnab 240 E Cnab 400


danielvisnet

Posts Recomendados

bem gente, há um tempo perdi uns fios para tentar mexer nisso.

Eu consegui fazer com que o windows crie uma tarefa para:

1 - Abrir o programa da caixa.

2 - Baixar para uma pasta os arquivos ret.

3 - Enviar para uma pasta no servidor via ftp.

 

Agora o mais difícil! Alguem tem que programar o script para ler o arquivo direto da pasta no servidor. Depois integrar para dar baixa no whmcs.

 

Dessa forma basta deixar um pc ligado na internet que a baixa ocorre automaticamente, 100%.

 

Infelizmente da curiosidade é maior que o conhecimento em programação, e as vezes isso não adianta muito.

 

Abs e à disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no site da WHMCS tem um exemplo de módulo para retorno de pagamento, só falta o código que recebe o retorno mas a parte para incluir o pagamento no WHMCS já está lá, protinha. como vc já tem o arquivo de retorno do banco é só incluir nesse script a leitura desse arquivo e jogar em variáveis os dados deste e depois interligar com o código do WHMCS.

@diego123, vc pode ensinar a fazer isso que você configurou no windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para abrir o programa da caixa automaticamente todo dia a certa hora utilize o Agendador de Tarefas.

1 - Abra o agendador e vai no menu AÇÃO> Criar tarefa Básica

2 - Dê um nome a ela (e Descrição se quiser)

3 - Escolha quando deseja que essa tarefa seja executada (diariamente)

4 - Ao apertar avançar você terá que escolher a hora.

5 - Ao avançar selecione Iniciar um programa, depois selecione qual programa no seu computador.

(No meu caso uso a Caixa Econ, Fed. e não preciso abrir o programa e colocar usuario e senha para baixar o retorno. Peguei esse macete no suporte deles.)

Se o seu for da CAixa também navegue pelo caminho C:\CAIXA\mercador\startClientCobranca.bat (pode-se criar até mesmo um atalho para area de trabalho e puzar o .ret direto sem senha do Cob ou Cobranca Caixa.)

6 - Aperte Concluir e pronto.

Todos os dias no horário marcado o agendador do windows abrirá o programa e o mesmo baixará o RET automaticamente.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Agora para mandar por ftp automaticamente a uma pasta no servidor você vai usar o programa Fling FTP

Que varre uma pasta e assim que encontra um novo arquivo envia ao servidor ftp. Não vou colocar o tuto aqui porque ele é pago e o meu expirou!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para abrir o programa da caixa automaticamente todo dia a certa hora utilize o Agendador de Tarefas.

1 - Abra o agendador e vai no menu AÇÃO> Criar tarefa Básica

2 - Dê um nome a ela (e Descrição se quiser)

3 - Escolha quando deseja que essa tarefa seja executada (diariamente)

4 - Ao apertar avançar você terá que escolher a hora.

5 - Ao avançar selecione Iniciar um programa, depois selecione qual programa no seu computador.

(No meu caso uso a Caixa Econ, Fed. e não preciso abrir o programa e colocar usuario e senha para baixar o retorno. Peguei esse macete no suporte deles.)

Se o seu for da CAixa também navegue pelo caminho C:\CAIXA\mercador\startClientCobranca.bat (pode-se criar até mesmo um atalho para area de trabalho e puzar o .ret direto sem senha do Cob ou Cobranca Caixa.)

6 - Aperte Concluir e pronto.

Todos os dias no horário marcado o agendador do windows abrirá o programa e o mesmo baixará o RET automaticamente.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Agora para mandar por ftp automaticamente a uma pasta no servidor você vai usar o programa Fling FTP

Que varre uma pasta e assim que encontra um novo arquivo envia ao servidor ftp. Não vou colocar o tuto aqui porque ele é pago e o meu expirou!

 

Abs

obrigado, diego, a sua dica foi uma das mais úteis que já vi por aqui, acredito que irá ajudar muita gente. obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

redirect,

 

Consegui fazer o pagamento de uma fatura pelo API. Agora qual o filho de Deus que vai integrar o retorno PHP com o API!!

Código:
//////////////////////////////
<?php
 
 $url = "http://www.seusite.com.br/pastadowhmcs/includes/api.php"; # URL to WHMCS API file
 $username = "xxxxx"; # Usuário do admin
 $password = "xxxxx"; # Senha do admin
 
 $postfields["username"] = $username;
 $postfields["password"] = md5($password);
 $postfields["action"] = "addinvoicepayment"; #função que marca como pago a fatura
 $postfields["invoiceid"] = "1283"; #número da fatura (aqui eu acho que deve se chamar do arquivo RET)
 $postfields["gateway"] = "mailin"; #Esse é pra mandar o email de fatura paga, eu acho kkk
 
 $ch = curl_init();
 curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, $url);
 curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, 1);
 curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 100);
 curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);
 curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, $postfields);
 $data = curl_exec($ch);
 curl_close($ch);
 
 $data = explode(";",$data);
 foreach ($data AS $temp) {
   $temp = explode("=",$temp);
   $results[$temp[0]] = $temp[1];
 }
 
 if ($results["result"]=="success") {
   # Result was OK!
 } else {
   # An error occured
   echo "The following error occured: ".$results["message"];
 }
 
 ?>

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Para usar o código basta criar um arquivo php em uma pasta do servidor e acessar pelo navegador (depois que configurar podemos esconder o arquivo no dir home para não ficar acessível dentro do /www no servidor.). Assim que você acessa no navegador o whmcs marca como pagas as faturas e dispara o email.
Depois de tudo funcionando podemos criar uma tarefa cron diária para automatizar. Mas precisamos pegar o retorno antes do horário em que o whmcs dispara os avisos de fatura em atraso e suspensões. Normalmente a caixa disponibiliza o retorno cedo da manhã!
Qualquer coisa mais que eu possa ajudar... estou aqui!
Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, diego123 e redirect, obrigado pelas contribuições. 

 

diego123, você conseguiu fazer exatamente a parte que eu estava enrolando pra fazer... 

 

O que eu consegui até hoje foi pegar os arquivos que o danielvisnet forneceu no início do tópico e exibir os dados do arquivo de retorno em variáveis PHP. 

 

Agora que a inserção dos dados está pronta via API (fiz apenas algumas modificações no código do diego123, como incluir a variável de valor pago, data e etc), fazer a integração das variáveis que eu já tinha feito, com a api vai ser moleza :-)

 

Acho que hoje ainda consigo disponibilizar algo... 

 

Retorno assim que tiver algo. 

 

Abraços e mais uma vez obrigado a todos que contribuiram. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça de fazer o script ler o arquivo RET de uma pasta no servidor, pois eu já consegui automatizar o envio do RET via FTP. Aí fica 100% automático usando o cron job e o automatizador de tarefas do windows, . Futuramente é possível programar em java para puxar o RET. Isso quem me disse que é possível foi o pessoal da caixa e também alguem aqui no forum já fez pro bradesco... isso é bom porque elimina o nosso pc ligado fazendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?