Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto Investir Em Segurança?


Pedro Sodre

Posts Recomendados

Recentemente lancei o blog da AHBackup (Confira clicando aqui), e com o lançamento do Blog, postei este primeiro artigo, e achei interessante compartilhar com vocês. Espero que gostem.

Quanto Investir Em Segurança?

backup.jpg

Para se oferecer serviços de internet atualmente, existem alguns pré-requisitos, e acredito que a segurança seja um grande, talvez o mais importante desses. De que adianta se ter o melhor e mais rápido dos servidores, se qualquer ataque deixa o serviço indisponível e qualquer tentativa de invasão resultaria em perdas enormes de dados e arquivos de clientes? É necessário se encontrar um equilíbrio no investimento.

Antes de se querer oferecer serviços como hospedagem de sites, revendas, servidores virtuais e até serviços de backup remoto, pense sempre nos pré-requisitos “mínimos” abaixo:

  • Seu serviço deve ser rápido e possuir uma qualidade mínima;
  • Seu serviço deve ser seguro e prezar pela privacidade e existência dos arquivos de seus clientes;
  • Seu serviço deve ter um bom tempo de funcionamento (uptime), de preferência acima de 99% mensal.

    Atender o primeiro e o terceiro requisito acima é uma tarefa simples, basta escolher um bom provedor, que utilize um datacenter de qualidade. Já para atender o segundo requisito é necessário contratar uma série de serviços (alguns desses você mesmo pode fazer) para aumentar a segurança do seu produto, como:
    • Configuração avançada de firewall e antivírus: Auxilia contra ataques e invasões;
    • Serviço de backup remoto, de preferência em empresas especializadas (auxilia na segurança dos backups): proteger dos dados dos clientes;
    • Monitoramento de uptime dos serviços: Saiba sempre que seu servidor cair;
    • Monitoramento dos serviços em si: Busca de falhas e problemas técnicos nos serviços (http, ftp, dns, etc);
    • Atualizar e otimizar os serviços constantemente: Melhore a performance do seu produto;
    • Possuir um técnico especializado para manutenções agendadas, seja esse você, um funcionário, um gerenciamento e até um serviço de hora técnica contratado periodicamente.

    Dos serviços citados acima, vamos destacar dois: backup remoto e monitoramento.

    Por que fazer backup e salvá-los remotamente? Os backups são a última esperança contra a perda de dados, que pode ocorrer por vários motivos, como erros de hardware, arquivos apagados acidentalmente, vírus, invasões, e até desastres naturais, como um incêndio no local onde se encontra seu servidor. Se seu negócio ainda não faz backup dos arquivos dos clientes, recomendo algumas dicas:

    [*]Guarde todos os dados importantes em forma de backup, em mais de um local, como HD local e servidor externo;

    [*]Não faça backup de arquivos desnecessários, como de programas, que podem facilmente serem reinstalados;

    [*]Guarde backups de datas diferentes, como backups diários e semanais;

    [*]Salve alguns backups antigos, estes podem ajudar futuramente;

    [*]Para o backup remoto, escolha bem em que empresa armazenar estes backups, lembre-se que o backup contém todos os dados e arquivos importantes de seus clientes, e que uma invasão ao servidor remoto pode levar ao “vazamento” de dados e lhe dar bastante prejuízo.

    E quanto ao monitoramento, por que monitorar? O monitoramento permite a empresa estar sempre um passo a frente das outras quanto a um problema. Se houver uma falha ou seu servidor ficar indisponível, com o monitoramento será possível executar uma manutenção emergencial e corrigir o problema rapidamente, antes até de um cliente perceber e reclamar.

    Portanto, é muito importante investir em segurança, assim como se investe no servidor e em marketing. Fique em alerta.

    E sua empresa, quanto investe em segurança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro, parabéns pelo artigo, muito bom. Você está certo em tudo que disse sobre segurança - é um ponto em que muitas empresas dizem tratar com ênfase, mas a realidade é bem diferente.

A verdade é que se se uma empresa pensa em se projetar sólida no mercado, precisa no mínimo ter uma visão prioritária na questão de segurança. Ninguém hoje está livre de qualquer que seja o ataque ou invasões, portanto é melhor prevenir do que remediar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?