Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

40% Dos Candidatos A Estágio São Reprovados Em Testes Ortográficos


Posts Recomendados

[MATERIA COM VÍDEO]

http://g1.globo.com/...tograficos.html

Pesquisa divulgada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que em média 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem resultados deficitários em testes ortográficos realizados pela entidade.

O levantamento, feito com 6.716 estudantes que fizeram os testes, revela que na área de jornalismo, por exemplo, 49,45% dos jovens cometem erros acima do limite aceitável em testes ortográficos.

Veja abaixo reprodução das provas de ditados enviadas pelo Nube com os erros.

ditado-cienciaseconomicas62.jpg

Prova do Nube de ciências econômicas, cujo número de erros foi de 28 (Foto: Reprodução)

ditado-cienciadacomputacao6.jpg

Prova do Nube de Ciências da computação, cujos erros foram encontrados em 20 palavras (Foto: Reprodução)

Entre alunos de pedagogia o índice de erros é de 50%; em matemática, de 66,66%; em artes e design, de 70,59%. No caminho contrário, 74,48% dos estudantes de engenharias e 82,75% de direito têm êxito nos exames ortográficos.

No nível superior/tecnólogo, o índice de aprovados nos testes ortográficos é de 60,22% e o de reprovados, de 39,78%. No nível médio/técnico a porcentagem de aprovados é de 63,27%, e de reprovados, de 36,73%.

ditado-jornalismo620x600.jpg

Prova do Nube de jornalismo, cujos erros são de 24 palavras (Foto: Reprodução)

No caso da reprovação por área, em comunicação e informação o índice é de 43,67; em artes e design, de 42,35; administração e negócios, de 42,35; ciências exatas e informática, de 39,53; saúde, de 38,49, engenharia, de 25,52; meio ambiente e ciências agrárias, de 20,38; e ciências humanas e sociais, de 17,07.

saiba mais

De acordo com a supervisora da área de seleção do Nube, Aline Barroso, falar um segundo idioma pode ser o diferencial para candidatos a vagas de estágio ou emprego. No entanto, se a pessoa não dominar a língua portuguesa, já será eliminada de primeira.

“Com o advento do intercâmbio e a consequente busca por aprendizado no exterior, além da escrita tipicamente sintetizada e informal da internet, o jovem ganha obstáculos no aprimoramento da língua nacional”, diz Aline Barroso. “Mas com uma pequena dose de leitura diária e cursos rápidos e muitas vezes gratuitos de atualização do português, o estudante se mantém apto a falar em público e expressar bem suas ideias”, garante.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?