Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Linux: Aprendendo O Básico


Pedro Sodre

Posts Recomendados

Pessoal, deu pra perceber que tenho andado ausente do fórum, ando com muito trabalho e estudo para fazer. Mas, nos tempos livres, acabei escrevendo alguns artigos sobre linux, que provavelmente serão postados no Blog da Webin,e este eu resolvi adiantar para vocês. Façam bom proveito e não copiem sem autorização prévia e sem especificar o autor, isso é proibido por lei.

Linux: Aprendendo o básico

  • O que é Linux?

    O Linux é, ao mesmo tempo, um kernel e o sistema operacional que roda sobre ele. Chamamos de família GNU/Linux o conjunto de várias distribuições diferentes desse sistema operacional de código aberto. Podemos citar como exemplo o Ubuntu, o Debian e o CentOS.
    • A estrutura do Linux

      Os sistemas operacionais da família GNU/Linux podem ser divididos em partes e classificados por função:
      • Kernel (núcleo)
      • Shell (concha ou casca)
      • Programas do usuário (aplicativos e ferramentas)

        Podemos representar sua estrutura pela imagem abaixo:


        kernel.gif


        • O sistema de arquivos do Linux

        Os sistemas operacionais Linux possuem um sistema de arquivos geral conforme explicado abaixo:

        [*]/bin: ferramentas necessárias para a operação do sistema. Exemplos: "grep", "gzip", "cat", "traceroute", etc;

        [*]/sbin: ferramentas do administrador (daí o sbin, em que o “s” significa superuser) necessárias para a operação e manutenção do sistema. Exemplos: "unix_update", "syslogd", "service", "fsck", etc.

        Observação: Percebe-se que tanto no /bin quanto no /sbin ficam arquivos que representam os comandos, por exemplo o "service", localizado no /sbin, que utilizamos para parar, iniciar e reiniciar serviços, exemplo: service httpd start.

        [*]/dev: arquivos relacionados aos dispositivos de hardware. Nota-se que dentro desse diretório existe arquivos com o nome de "disk", "dvd", "cdrom", etc;

        [*]/etc: arquivos de configuração do sistema e dos programas. Exemplos: "yum.conf", "host.conf", "resolv.conf", etc;

        [*]/home: cada usuário cadastrado no sistema possui um diretório com seu nome dentro do /home. Esta é a única área de disco que a maioria dos usuários possuem acesso para gravar seus arquivos. Nota-se que quando utilizamos algum gerenciador de hospedagem, por exemplo o cPanel, os arquivos ficam dentro da /home;

        [*]/lib: arquivos relacionados as bibliotecas de funções do sistema. Podemos comparar com as DLLs do Windows;

        [*]/proc: arquivos que representam os processos em execução;

        [*]/tmp: espaço para arquivos temporários gerados pelos programas ou pelos próprios usuários;

        [*]/usr: aplicativos e ferramentas do usuário;

        [*]/var: informações variáveis do sistema, como logs e cache de internet.

        Fontes: Linux.org (FAQ) e Livros relacionados a linux - Digerati

        Créditos/Autor: Pedro Souza

        Então, por em quanto é só. Em breve estarei disponibilizando mais artigos aqui e no blog webin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Façam bom proveito e não copiem sem autorização prévia e sem especificar o autor, isso é proibido por lei."

Fontes: Linux.org (FAQ) e Livros relacionados a linux - Digerati.

Assim que cita as fontes?

Pois é proibido por lei.. hauhauha

Ainda se fosse algum artigo completo, ainda vá lá... tsc tsc tsc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o motivo de tanta crítica. Um membro do fórum vem, posta algo relvante (cosia MUITO difícil de ler aqui) e logo logo começam as criticas sem sentido, sempre das mesmas pessoas.

Qual é o problema da forma que ele citou a fonte ?

Foram o Ryan e eu que interagimos no post e você afirma que são sempre os mesmos que causam "tumulto" (ou reclamam) sobre o conteúdo. Cara, na boa, vamos ser menos hipócritas né? Você quer que eu elogie um post sem conteúdo, que o cara dá uma visão totalmente superficial sobre as pastas do linux e ainda fala para ninguém copiar?! pfff

Depois aparecem posts no forum sobre criar conta no WHM e enchem o saco do cara... Vai entender né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foram o Ryan e eu que interagimos no post e você afirma que são sempre os mesmos que causam "tumulto" (ou reclamam) sobre o conteúdo. Cara, na boa, vamos ser menos hipócritas né? Você quer que eu elogie um post sem conteúdo, que o cara dá uma visão totalmente superficial sobre as pastas do linux e ainda fala para ninguém copiar?! pfff

Depois aparecem posts no forum sobre criar conta no WHM e enchem o saco do cara... Vai entender né...

Primeiro: o post é basico sim mas é pertinente e relevante. E não li nenhuma crítica ao conteúdo. Li uma critica sem sentido sobre a fonte do texto.

Segundo: vamos para o flame aqui.

Eu não quero que todo mundo elogie os posts. Se gostou do que foi postado não queira aparecer criticando com mais uma critica sem sentido.

Post vc algo util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: o post é basico sim mas é pertinente e relevante. E não li nenhuma crítica ao conteúdo. Li uma critica sem sentido sobre a fonte do texto.

Segundo: vamos para o flame aqui.

Eu não quero que todo mundo elogie os posts. Se gostou do que foi postado não queira aparecer criticando com mais uma critica sem sentido.

Post vc algo util.

Concordo plenamente! E poderíamos até discutir o conteúdo da mensagem abaixo:

Não sei o motivo de tanta crítica. Um membro do fórum vem, posta algo relvante (cosia MUITO difícil de ler aqui) e logo logo começam as criticas sem sentido, sempre das mesmas pessoas.

Qual é o problema da forma que ele citou a fonte ?

Seria um flame, uma mensagem inútil?

Ficamos por aqui então, porque se não há espaço para discussão, calados estão.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?