Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre vender domínios nacionais


rafaelandreatta

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Gostaria de pedir para alguém me instruir passo a passo como devo fazer para começar a vender domínios nacionais na minha empresa de hospedagem...

Tenho uma idéia de como seja mas tenho várias dúvidas, aqui vão elas:

1 - Vamos supor que um cliente compre uma hospedagem comigo e registre um domínio .com.br. Lá nos nameservers do registro.br vou colocar os nameservers da minha empresa (ns1.meudominio.com.br, ns2.meudominio.com.br), certo? Mas e aí para ele mudar os A records, MX records e toda aquelas coisas? É por aquela ferramenta do DNS Zone do cPanel?

2 - Vamos supor que seja por aquela ferramenta de DNS Zone do cPanel. E se o cliente comprar somente o domínio .com.br comigo e não comprar a hospedagem? Eu não teria obrigação nenhuma de fornecer um painel para ele modificar A records, CNAMEs e tal né? Alias, nem teria sentido ele comprar um domínio nacional sem hospedagem, certo?

3 - E aqueles IDs administrativos, técnicos, etc? Eu vou ter meu ID no registro.br. Eu devo registrar os domínios todos no meu ID ou meu ID fica somente como técnico? Como funciona isso? Alguém poderia explicar?

4 - Uma coisa que não entendo é porque as empresas de hospedagem cobram um certo preço para o registro de domínio ALÉM da taxa de 30 reais do registro.br? Essa taxa que cobramos além do registro.br é somente para lucro nosso, certo? Não seria necessário cobrar essa taxa realmente, isso é somente feito porque a nossa empresa irá administrar o domínio, certo? (É uma taxa de "serviço administrativo", certo?)

5 - Quando for registrar o domínio do cliente eu SEMPRE devo colocar no whois os dados do cliente né? Nunca os meus dados? As empresas geralmente não oferecem proteção de ID para domínios nacionais (como as empresas internacionais oferecem para dominios internacionais), certo?

Se alguém puder me ajudar em relação a isso ficaria agradecido.

Obrigado,

Rafael Andreatta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar respondê-las.

1. No RegistroBR você vai apenas informar os seus DNS.

2. Quando você cadastra o domínio no CPanel todas essas configurações já são feitas por ele.

3. O ID técnico será sempre o seu. Já o Administrativo e o de Cobrança poderá ser o ID do seu cliente, se ele tiver, ou o seu ID se for você que for efetuar o registro.

4. Isso, a taxa além dos 30 reais é para despesas administrativas nossas.

5. Não existe este tipo de proteção para domínios brasileiros. Você sempre deve usar os dados do seu cliente, afinal o domínio é dele.

Qualquer coisa, escreva! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta super rápida! Adorei esse fórum, vcs respondem muito rápido! haha

Entendi então...

Só duas últimas perguntas:

1 - Então eu não devo dar a opção do cliente registrar um domínio .com.br sem comprar hospedagem, certo? Se ele for registrar um domínio .com.br tem que comprar hospedagem também... é isso? (Para que o cPanel configure os records lá)

2 - No preço do domínio eu devo colocar apenas o preço da minha prestação de serviço (não incluindo a taxa do registro.br) né? Quando o cliente comprar o domínio ele terá que pagar pra mim e + o boleto do registro.br separadamente? O boleto eh gerado pelo proprio registro.br né?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá novamente!

1. Eu faço assim, até porquê foco em criação de sites, mas como você não vive de vender domínios, o correto é fazer isso sim: só registrar mediante a contratação de um plano. A excessão fica por conta dos domínios adicionais dos seus clientes.

2. Cobra tudo junto, ou seja, o valor do seu serviço + o valor do RegistroBR, e você mesmo paga a fatura do RegistroBR. Para isso, coloque o seu ID o responsável pela cobrança e como administrativo. E os dados do seu cliente como o dono do documento que registrou o domínio (CPF ou CNPJ).

Qualquer coisa estamos aí. Você começou agora e está tendo resultados melhores que o meu, mas por enquanto estou focando só na criação de sites, mas daqui a pouco vou trilhar o seu caminho para oferecer também hospedagem, mas com outro domínio para separar bem as coisas.

Boa sorte, e parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá novamente!

1. Eu faço assim, até porquê foco em criação de sites, mas como você não vive de vender domínios, o correto é fazer isso sim: só registrar mediante a contratação de um plano. A excessão fica por conta dos domínios adicionais dos seus clientes.

2. Cobra tudo junto, ou seja, o valor do seu serviço + o valor do RegistroBR, e você mesmo paga a fatura do RegistroBR. Para isso, coloque o seu ID o responsável pela cobrança e como administrativo. E os dados do seu cliente como o dono do documento que registrou o domínio (CPF ou CNPJ).

Qualquer coisa estamos aí. Você começou agora e está tendo resultados melhores que o meu, mas por enquanto estou focando só na criação de sites, mas daqui a pouco vou trilhar o seu caminho para oferecer também hospedagem, mas com outro domínio para separar bem as coisas.

Boa sorte, e parabéns.

E isso mesmo, amigo....

So uma dica. NUNCA registre o dominio a seu nome e sim sempre a nome do cliente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, isso também serve para a nossa segurança, pois se o cliente cometer um crime com esse domínio, e ele estiver registrado em nosso nome, quem responderá pelo crime?! A segurança não é somente para o cliente, e principalmente para nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, isso também serve para a nossa segurança, pois se o cliente cometer um crime com esse domínio, e ele estiver registrado em nosso nome, quem responderá pelo crime?! A segurança não é somente para o cliente, e principalmente para nós.

Isso é verdade e poucos pensam nisso - outra coisa, sub-dominio segue o mesmo critério. Se o "cliente" for um pedófilo que usa um dominio registrado em seu nome, com seu endereço e telefone quem vc acha que vai ver o sol nascer quadrado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade e poucos pensam nisso - outra coisa, sub-dominio segue o mesmo critério. Se o "cliente" for um pedófilo que usa um dominio registrado em seu nome, com seu endereço e telefone quem vc acha que vai ver o sol nascer quadrado ?

O problema não é ver o sol nascer quadrado, mas sim o que os outros presos fazem vão fazer com você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?