Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

No começo... RESSELLER, VPS ou Dedicado?


dragon

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Tô com uma dúvida aqui.

Pretendo iniciar um empresa de Hospedagem.

Mas o foco da DÚVIDA AQUI está no tipo de hospedagem para o início.

Fora os aspectos TÉCNICOS (CONHECIMENTO de configuração de Sistema Operacional e Ferramentas) que pesam para a escolha de VPS ou Dedicados, quais outros aspectos devem ser levados em conta?

A dúvida principal é:

Base de 10 clientes para o 1º mês com projeção de 50 nos próximos 2 meses (daria uma base de 50 a 60 clientes em 3 meses).

Se tudo der certo, em 6 meses haverá mais de 100 clientes.

------------------

Resselers

- Alguns limitam o número de Cpanels que poderão ser vendidos

10 Cpanels

25 Cpanels

75 Cpanels

e por ai vai

Estes, geralmente lhe dão "Unlimited espaço e Banda"

- Alguns não limitam Cpanel, mas lhe dão um limite de Disco e Banda por mês (exemplo: 50Gb e 500Gb de Tráfego).

50 GB Disk Space

500 GB Monthly Data Transfer

UNLIMITED Domains

UNLIMITED Email Accounts

Easy cPanel + WHM

Lado bom: já vem com CPANEL e WHM e você só paga o valor mensal e pronto.

---------------

VPS

Configuração básica que imagino:

CPU: 2 Ghz Dedicated CPU

RAM: 1 GB Dedicated Memory

HD: 50 GB Hard Drive Space

BW: 2000 GB Transfer Per Month

IP: 1 Public IP Address

vePortal Management Interface

Contras:

- Não vem com Cpanel

- Cpanel custa uns 15$ (ou seja, mais caro que muitos VPS) por mês.

- Sei que existem opções grátis que não o Cpanel, mas muita gente tem o Cpanel como um diferencial competitivo e outros (clientes) já estão acostumados com o mesmo.

Quanto ao CPANEL, se ele for estas Coca-cola toda ai (nem gosto de Coca-cola), pode ser que eu faça o investimento. OU seja, se considerar 15$ a mais por mês e no começo tiver 10 clientes, serão 1,5$ para cada cliente (fora outras coisas).

A questão é que no segundo para o terceiro mês, aumentando a cartela de cliente, a coisa já muda de figura: $0,75, $0,5 ou $0,3 por cliente e eu só teria o "TRABALHO" de, se necessitar, melhorar o VPS.

------

DEDICADO

Vejo o dedicado como um passo após o VPS, embora seja possível sair do RESSELER direto para ele. A questão é que o custo dele é bem maior e, imagino, teria que ter uma cartela de clientes considerável.

Tenho recurso financeiro para pagar um DEDICADO logo de cara, por 1 ou 2 anos. A questão é que vejo isso com uma "burrice". Porque estaria pagando por algo que não usaria (a não ser algo pessoal... mas ai é melhor o desktop mesmo). Quero dizer é que não é uma QUESTÃO FINANCEIRA, necessariamente. É criar um estratégia para que a "empresa" se pague. A medida que ela vai crescendo.. vai melhorando.

Focando no número de CLIENTES como medida de importância para uma ou outra escolha... qual seria a idéia de limite para passar para um segundo estágio (exemplo: do VPS para o DEDICADO)?

Cpanel é um investimento válido neste início?

Sistema Operacional: LINUX

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é: agora de inicio, comece pegando uma revenda de hospedagem em uma empresa respeitada (para que não tenha problemas). Com o decorrer dos tempos e as vendas forem aumentando, ai voce pensa em da um upgrade até para um VPS, dependendo um Dedicado.

OBS.: Opte por um plano de revenda nacional, apesar de abrir mão de algum recursos e muitas limitações (principalmente em espaço), o ganho em velocidade é muito e seus clientes iram notar isso também. - Outra coisa - NÃO iluda com planos com o bordão "ILIMITADO".. isso não existe! Um plano inicial de uns 50 ~ 100GB já é o bastante para lhe atender por bastante tempo.. Se chegar a 75% disso, voce já procura um VPS ou até mesmo um Dedicado..

Boa noite. Sucesso, muita paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem vários tópicos sobre esse assunto, porém lhe recomendo a sequência:

revenda >> vps >> dedicado ou

revenda >> dedicado

não se esqueça que ao contratar um dedicado soma-se ao custo mensal do mesmo: gerenciamento (se você não tiver experiência aconselho a contratar) + licenças de softwares (cpanel, fantastico, softaculous, rvsitebuilder, etc...).

com relação a quantidade de clientes para você migrar depende do perfil de clientes que você atenderá, recursos utilizados etc... além disso também deverá calcular o valor de seus planos visando em um futuro cobrir todos esses custos que viram ao alugar um dedicado..

sobre o cpanel, é praticamente um padrão para hospedagem em servidores linux, com certeza é válido.

No mais procure empresas de qualidade, tanto para revenda, vps ou dedicado. para que você também possa oferecer qualidade a seus clientes, fidelizando os mesmos.

Editado por jorgefilho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preste atenção em suas projeções de crescimento, se o seu produto for só hospedagem a concorrência é acirradissíma e o crescimento não é tão grande assim.

Hoje é complicado vender hospedagem... eu mesmo nem vendo explicitamente :D

Ordem das coisas:

Revenda » VPS » Dedicado... Embora é melhor ir de Revenda » + Outra Revenda » Dedicado. VPS acaba sendo mais dor de cabeça :D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma questão que você não abordou no tópico mas que eu acho de suma importância:

conhecimento técnico.

A vantagem na revenda nesse caso, é que os problemas com o servidor (com excessão do básico do básico) serão de responsabilidade da empresa contratada. Assim você terá mais tempo para correr atrás das vendas e "satisfazer" seu cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o companheiro João Paulo, citou, a pespectiva de crescimento dos serviços de hospedagem é muito instavel, irregular e em muitos momentos infinitamente baixa em relação aos investimentos em ações publicitarias.

A Todos de inicio, se recomenda um serviço de revenda, pesquise, por empresas serias, comprometidas e consolidadas, assim tera mais qualidade no seu serviço, afinal, você vai repassar a qualidade tecnica da empresa a seus clientes.

Em segundo momento, vale uma analise mais profunda, começar com uma revenda, significa certos limites e amarrações, se você possuir um bom investimento e um segundo meio de renda, para de 12 a 24 meses de financeiro vermelho, pode ser a opção de fazer um investimento pesado, em estrutura e acima de tudo em publicidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

Antes de mais nada: agradeço a TODOS, sem exceção, pelas repostas. E aos próximos que ainda não participaram.

Vou tentar dar atenção merecida a cada uma das respostas (vou fazer um pouco corrido que já tô atrasado..risos):

---------

@Cassiano Teixeira

Revenda para início. Ok!

Que tal 80Gb de início?

Isso dá para quantos clientes? Considerando sistemas simples com php e html. Nada grande.

"Ilimitado": tô sabendo como funciona.

Discordo da questão de revenda NACIONAL (embora respeite a opinião e agradeça por te-la dado). Acho cara demais. Muito mesmo e a velocidade não é TÃO grande assim para os "reles mortais" com quem vou trabalhar.

------

@jorgefilho

Eu li vários tópicos. Tanto aqui quanto em sites internacionais. Foi só o que fiz neste final de semana (além de assistir ao jogo do Vascão).

Enfim, acho que na MINHA DÚVIDA especial, as explicações não focam exatamente o que eu quero saber para uma quantidade específica de clientes/projeção.

Revenda de início: PARECE QUE ISSO É UNANIMIDADE.

Dedicado: a partir de QUANTOS CLIENTES?

* custos: eu já projetei isso.. por isso acho que não compensaria por agora (embora possa pagar).

Preço: o que uso como parâmetro? Locaweb? R$ 30?

----

@Jordan Miguel

Hospedagem eu já tenho há anos (DreamHost)..ehehe.

Revenda: deve ser o próximo passo.

Cpanel: ou tem ou tá fora. Vlw!

-------

@joaopaulo

Produto/Hospedagem: na verdade, pretendo vender outros serviços como SEO, desenvolvimento de sistemas web (php, java, ruby..etc), criação de páginas, etc.

VPS não seria uma boa para ir aprendendo? Nem que seja com os meus próprios DOMÍNIOS?

--------

@ehupalo

Conhecimento técnico. Peguei uns VPS em Linux (até postei aqui a experiência) e, realmente, não foi uma boa experiência. Embora não tenha instalado Cpanel (que talvez seja mais fácil).

Mas, por isso mesmo acho que tenho que pegar OUTRO VPS e instalar as coisas e fazer testes.

Ainda não seria o momento de começar com VPS ou Dedicado por isso (falta de conhecimento técnico para lidar com problemas - EXPERIÊNCIA).

+1 voto para REVENDA

-------

@Angel Junior

Eu tenho condições de investir no que for (digo o básico, não um Datacenter fudido).

A questão é: para que fazer um investimento destes se o retorno não é certo no início.

Eu penso que seria o caso de começar devagar e a medida que aumenta-se o número de clientes...ai eu dou upgrade nas necessidades

Pretendo alugar SERVIDORES DEDICADOS, também. Para colegas que tenho com projetos grandes. Só ai já teria alguma base para manter custos.

(Tenho um segundo e um terceiro meio de renda, graças a DEUS). :)

-----

@AlbertoLeonidas

600 clientes em 3 meses?

Eu inseri lá em cima:

"Base de 10 clientes para o 1º mês com projeção de 50 nos próximos 2 meses (daria uma base de 50 a 60 clientes em 3 meses).

Se tudo der certo, em 6 meses haverá mais de 100 clientes."

Creio que você se equivocou.

Poxa, se tivesse este poder de fogo ai, eu ia parar de mexer com o que mexo para concorrer com LocaWeb e etc. (não gosto desta empresa, por sinal.. a odeio).

Resumo: +1 voto para Revenda

***************

*************

CONCLUSÃO:

Todos foram unânimes em sugerir REVENDA no início e depois migrar ou para VPS ou Dedicado (dependendo do número de clientes).

O que vocês pensam de:

HD: 50Gb

Banda: 500Gb

e

HD: 80Gb

Banda: 700Gb

Cpanel, Softaculous, whm.

e O acesso SSH? É primordial?

CONSIGO COLOCAR QUANTOS CLIENTES EM CADA UM DESTAS OPÇÕES?

Chega a 1Gb por cliente?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?