Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Datacenter brasileiro ganha prêmio por ser sustentável


Posts Recomendados

  • Administração

A primeira edição brasileira do Datacenter Leaders Awards, realizada em 2011, premiou as empresas de Tecnologia da Informação que mantêm datacenters e se preocupam com questões de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e obrigações coorporativas. O prêmio de Datacenter Sustentável foi entregue à T-Systems, da Deutsche Telekom, por ter uma unidade planejada com conceito de eficiência energética.

O banco de dados fica em uma área de 1,8 mil metros quadrados em Tamboré, na Grande São Paulo, e é composto por equipamentos ligados a um sistema configurado para consumir menos energia. Além disso, a unidade usa servidores da Intel desenvoldidos para permitir melhor integração com refrigeradores de ar, entre outros componentes.

A estrutura permite que o datacenter atinja um aproveitamento de energia de 1,54 PUE (Power Usage Efectiveness), unidade que mede quanto da eletricidade de um datacenter é usada, realmente, para o processamente e o armazenamento de dados. A média atual em datacenters tradicionais fica entre 1,7 e 1,8 PUE, segundo a T-Systems.

“O projeto da unidade é um dos mais robustos e confiáveis do segmento”, explica André Almeida, chefe de serviços e soluções de computação na T-Systems do Brasil. O datacenter é um dos 74 que a alemã gerencia no mundo, em uma área total de mais de 120 mil metros quadrados.

feed-statistics.php?view=1&post_id=5677

Fonte: http://portaldohost.com.br/noticias/datacenter-brasileiro-ganha-premio-por-ser-sustentavel

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explico, para quem não sabe, o que é PUE. Ele refere-se à proporcionalidade entre a energia gasta para resfriar um datacenter, em relação à energia que ele consome pelos servidores em si.

Um PUE de 2, por exemplo, significa que para cada 1 kW consumido por um servidor, gasta-se outros 1kW em infra-estrutura para estabilizar e refrigerar este mesmo servidor. É um índice péssimo, de alto desperdício de energia (gasta-se o dobro de energia).

PUE de 1.5 é uma média hoje em dia nos EUA, vc gasta 50% do que o servidor consome, para resfriá-lo, utilizando de equipamento bem azeitado. Equipamento velho e desregulado é que vai aumentar seu PUE. Projetos especiais de resfriamento localizado e usando equipamentos de alta eficiência é que diminuem seu PUE.

Um PUE de 1, por exemplo, é quase impossível de se alcançar, pois daí você não teria gasto nenhum de no-break nem estabilização, nem perda de energia por calor, nem teria de pagar ar-condicionado (no Ártico/Antártica, talvez fique bem próximo, se não se utilizar )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?