Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os melhores formatos de áudio


Visitante Stonelayer

Qual o melhor formato de áudio na sua opinião?  

10 votos

  1. 1. Qual o melhor formato de áudio na sua opinião?

    • OGG Original sem dúvidas!
    • OGG aoTuV na cabeça!
      0
    • APE é o melhor!
      0
    • FLAC na veia!
      0
    • AAC com certeza!
    • Vou de MP3... :(


Posts Recomendados

Visitante Stonelayer

Todo mundo é acostumado a ter suas músicas em MP3, mas mal sabem eles que existem formatos muito melhores no mercado. Um exemplo disso é o OGG que é opensource, grátis, sem patentes e com qualidade assustadora.

Na minha opinião, os formatos poderiam ser divididos desta forma:

Webrádios: Quem trabalha com isso deve usar o formato AAC HE que é melhor para baixas taxas de bit e não abre mão da qualidade.

Músicas on-the-go: Para quem não para em casa, é sempre bom ter um dispositivo que suporte músicas em formato AAC LC para economizar espaço e não dispensar qualidade.

Usuários de computador: Para estes, o leque de opções é enorme. Quem quer qualidade máxima e tem o arquivo-fonte em formato lossless (sem perdas, como um CD original) a melhor opção é o APE (Monkey's Audio) por além de ser lossless, ainda é VBR. O FLAC também é uma excelente opção, mas é VBR. O problema desses dois é que necessitam de um bom espaço no HD.

Quem deseja qualidade, mas também quer economizar espaço, poderá contar com o OGG que falei acima. E se você usar o codec aoTuV, ao definir a qualidade para o nível 5, terá um arquivo de áudio VBR com 160Kbps de bitrate em média que é considerado por fóruns especializados um som com transparência e alta qualidade. O tamanho de cada arquivo fica na casa dos 4~5MB.

O problema é que o codec aoTuV não é muito usado em conversores famosos por não ser oficial. Apesar disso, há um programinha chamado OggDropXpd que faz o trabalho sujo para você e usa a versão mais recente do aoTuV para converter suas músicas. O problema é que você precisa converter elas para FLAC (se desejar manter IDTags) ou WAV (se desejar perde-las) antes de converter para OGG.

DX8w7.png

Interface do OggDropXpd

O resultado final, literalmente, é música para seus ouvidos. Na página de download do OggDropXpd você encontra a versão baseada no codec OGG oficial e no codec extraoficial aoTuV. Ao selecionar o codec desejado, escolha o link de download que melhor descreve seu processador para que ele ofereça melhor desempenho nas conversões.

Para saber mais

É por essas e por outras que o MP3 já saiu da minha biblioteca há muito tempo. Só não usa algo melhor quem não quer. As opções estão aí, as cartas estão na mesa. Não maltrate seus ouvidos!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?