Jump to content
Portal do Host

Reembolso

Carlos Dorelli
 Share

Recommended Posts

Como eu amo essa seção jurídica aqui do PDH ❤️. Enfim, deixando o amor de lado, hoje venho tirar uma dúvida.

Eu trabalho com hospedagem de jogos e vira e mexe vem um cliente ignorante ou criança (que também é ignorante, mas não tem muita culpa) dizer que X ou Y é culpa da empresa. O mais comum é o cliente sobrepor a configuração da host pela dele e depois reclamar que não dá pra conectar no servidor...

Enfim, em 99% dos casos por conta disso é feito o pedido de reembolso por erros bobos da parte do cliente que já foram explicados e resolvidos na Central de Ajuda. Em uma empresa (que eu inclusive já abri um tópico sobre aqui no fórum) nos termos diziam que o reembolso só poderia ser feito em até 7 dias caso houvesse algum erro por parte da empresa que pudesse ser provado.

O que vocês acham sobre isso? Isso é realmente legal? Como funciona a política de reembolso de vocês?

Desde já muito obrigado a todos(as).

@Carlos Dorelli Independente do que o cliente faça até um DDOS ele ainda tem direito ao reembolso em 7 dias.
Seus termos jamais estarão acima do CDC.
Toma cuidado pois hoje em dia não se precisa mais ir no procon simplesmente se faz uma reclamação na internet, e se sua empresa não estiver certinha você arruma mais um problema para cabeça.

Mais fácil é sempre estornar, e se der mais de 7 dias e você não estornar e o cliente for mais espertinho e exigir a nota fiscal e você se negar e ele souber onde denunciar, sua dor de cabeça será maior ainda.

Independente de  MEI ser isento da obrigação de emitir nota para todos os serviços prestados, se o cliente exigir a nota o mei tem de emitir sim.
Mei é isento de emitir para tudo que faz, porem se for exigido ele tem de cumprir o CDC.

Resumindo mais fácil você estornar, porque querendo ou não criançada tem tempo pra ficar estudando,  até aprender como te ferrar por coisa de R$20.

Já atuei na área de jogos e sei como é, mais fácil devolver que se queimar porque querendo ou não a reputação deste tipo de host é baseada nas comunidades e foruns.

Edited by Otavio

6 minutos atrás, Carlos Dorelli disse:

Como eu amo essa seção jurídica aqui do PDH ❤️. Enfim, deixando o amor de lado, hoje venho tirar uma dúvida.

Eu trabalho com hospedagem de jogos e vira e mexe vem um cliente ignorante ou criança (que também é ignorante, mas não tem muita culpa) dizer que X ou Y é culpa da empresa. O mais comum é o cliente sobrepor a configuração da host pela dele e depois reclamar que não dá pra conectar no servidor...

Enfim, em 99% dos casos por conta disso é feito o pedido de reembolso por erros bobos da parte do cliente que já foram explicados e resolvidos na Central de Ajuda. Em uma empresa (que eu inclusive já abri um tópico sobre aqui no fórum) nos termos diziam que o reembolso só poderia ser feito em até 7 dias caso houvesse algum erro por parte da empresa que pudesse ser provado.

O que vocês acham sobre isso? Isso é realmente legal? Como funciona a política de reembolso de vocês?

Olá, bom dia!

Aqui aplico os mesmos 7 dias de reembolso. Se em até 7 dias corridos o cliente pedir reembolso, libero sem problemas. Passou dos 7 dias, não libero, e caso insista muito, libero o valor com o desconto proporcional aos dias que ele utilizou.

54 minutos atrás, Otavio disse:

@Carlos Dorelli Independente do que o cliente faça até um DDOS ele ainda tem direito ao reembolso em 7 dias.
Seus termos jamais estarão acima do CDC.
Toma cuidado pois hoje em dia não se precisa mais ir no procon simplesmente se faz uma reclamação na internet, e se sua empresa não estiver certinha você arruma mais um problema para cabeça.

Mais fácil é sempre estornar, e se der mais de 7 dias e você não estornar e o cliente for mais espertinho e exigir a nota fiscal e você se negar e ele souber onde denunciar ai sua dor de cabeça será maior ainda.

Independente de  MEI ser isento da obrigação de emitir nota para todos, se o cliente exigir a nota o mei tem de emitir sim.
Mei é isento de emitir para tudo que faz porem se for exigido ele tem de cumprir o CDC.

Resumindo mais fácil você estornar porque querendo ou não criançada tem tempo pra ficar estudando isso até aprender como te ferrar por coisa de R$20.

Já atuei na área de jogos e sei como é mais fácil devolver que se queimar porque querendo ou não a reputação deste tipo de host é baseada nas comunidades e foruns.

Era a resposta que eu precisava. Obrigado!

Eu tenho observado um 'padrão' nos clientes que acabam pedindo reembolso, 99% das vezes o cliente que pediu reembolso antes dos 7 dias sempre veio no atendimento perguntar antes sobre prazo de reembolso.

Infelizmente tem esse tipo de pessoas que querem ficar usando nossos serviços para fazer seus testes sem a intenção de contratar nada.

Aqui sigo o prazo de 7 dias e se o cliente tiver reclamando de algum erro ou problema vou a fundo para resolver, no final ou o cliente fica muito satisfeito com o suporte  ou fica puto porque não conseguiu aplicar o 'golpe do reembolso' em mim.

• Admin
3 horas atrás, Carlos Dorelli disse:

Deixar o amor de lado pq, jovem? kkk

Se os erros são a causa maior e como o tio @Otavio disse não tem como burlar o CDC. Você poderia ter alguma cláusula ou texto em destaque no email ou no site dizendo "se mexer nas configurações xyz, você se responsabiliza pelo resultado e pagará taxa pra consertar".

Não sei direito, mas poderia cobrar para reparar o erro, como um ticket "premium". Sei que lá fora tem isso, não sei se aqui é válido.

Eu botaria um readme ou txt ou linhas comentadas nos arquivos de configuração em questão com o mesmo aviso. Geraria scripts pra detectar mudanças nesses arquivos e os restauraria diariamente ou algo...

São só ideias. Tô longe de entender de servidor de jogos. #Diablo

6 horas atrás, Otavio disse:

serviços prestados, se o cliente exigir a nota o mei tem de emitir sim.

MEI por LEI, não é obrigado a emitir NF para cliente pessoa física, somente se for PJ.
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/o-mei-e-obrigado-a-emitir-nota-fiscal,1c5bd7d718a04510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=O MEI estará dispensado de,emitir nota fiscal de entrada.

Então no caso se o cliente fizer o cadastro no teu whmcs como pessoa física você não precisará emitir NF, mesmo se ele te pedir. 

@ebersol Ai entra uma situação no CDC o cliente tem o direito de exigir nota sobre qualquer produto ou serviço.
vai da interpretação do juiz e normalmente existe sim a obrigatoriedade quando exigido pelo cliente, tive um problema como esse depois passei a emitir para todos quando era mei.

2 horas atrás, ebersol disse:

MEI por LEI, não é obrigado a emitir NF para cliente pessoa física, somente se for PJ.
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faq/o-mei-e-obrigado-a-emitir-nota-fiscal,1c5bd7d718a04510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=O MEI estará dispensado de,emitir nota fiscal de entrada.

Então no caso se o cliente fizer o cadastro no teu whmcs como pessoa física você não precisará emitir NF, mesmo se ele te pedir. 

Eis a questão, vale a pena brigar por isso ?
Reembolso 100% até 7 dias, sem perguntas sem lero-lero. Acima disso tb dou reembolso calculando os dias usados.

O que eu aprendi foi que nem sempre vale a pena entrar em uma briga por migalhas de pão.