Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo aumenta IOF para cartões de crédito no exterior


Rômulo Host Sagrado

Posts Recomendados

O brasileiro que fizer compras no exterior com cartão de crédito terá de pagar 6,38% em IOF (Importo Sobre Operações Financeiras), segundo publicação de decreto presidencial desta segunda-feira no "Diário Oficial" da União. A medida começa a vigorar hoje, mas a incidência do imposto, de fato, ocorre daqui 30 dias.

A Folha antecipou em reportagem do dia 8 de fevereiro que o Planalto estudava elevar a tarifa, mas, no mesmo dia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, desmentiu a intenção do governo.

"Ninguém pensou em nada. Não sei quem falou isso", afirmou Mantega na ocasião.

O decreto eleva de 2,38% para 6,38% o IOF para as compras com cartão de crédito no exterior.

A medida tem como objetivo conter a queda do dólar ao desestimular o uso do cartão de crédito na importação.

O governo estuda a medida para frear o consumo no exterior, já que, no ano passado, essas transações somaram R$ 10 bilhões, um crescimento de 54% ante 2009.

A combinação de crescimento de renda com dólar barato favorece as viagens para fora e as compras de importados pela internet.

fonte: Folha de SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que muitos vão me criticar mas o governo fez certo. :)

É claro que pra nós que compramos produtos ou serviços no exterior o aumento é bem ruim, mas o governo tem que tomar algumas medidas pra freiar a valorização do Real.

É um assunto complicado e muitos aqui não entendem como funciona a economia. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?