Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vazamento de dados e segurança no WHMCS


Thiago Santos

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Ultimamente a nova moda é vazar os dados dos clientes mundo a fora. Eu tenho muito receio quanto à isso, e penso seriamente em contratar uma empresa de segurança para testar meu WHMCS e prevenir qualquer ameaça antes que ela aconteça. Afinal, nesses casos, backup é básico, mas o vazamento de dados, não tem como fugir, depois de vazado, já eras.

Como vocês lidam com isso? Pelo que vejo, não há nenhuma brecha de segurança no WHMCS em si, mas quanto mais hooks e módulos vamos adicionando, essa segurança pode ir diminuindo. Vocês já contrataram algum serviço hacker para testes? Se sim, podem indicar?

Atualmente eu sempre peço para os clientes ativarem o 2FA, é o mínimo hoje em dia, mas e na questão do lado do servidor, como proteger ao máximo o DB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Thiago Santos disse:

Olá pessoal!

Ultimamente a nova moda é vazar os dados dos clientes mundo a fora. Eu tenho muito receio quanto à isso, e penso seriamente em contratar uma empresa de segurança para testar meu WHMCS e prevenir qualquer ameaça antes que ela aconteça. Afinal, nesses casos, backup é básico, mas o vazamento de dados, não tem como fugir, depois de vazado, já eras.

Como vocês lidam com isso? Pelo que vejo, não há nenhuma brecha de segurança no WHMCS em si, mas quanto mais hooks e módulos vamos adicionando, essa segurança pode ir diminuindo. Vocês já contrataram algum serviço hacker para testes? Se sim, podem indicar?

Atualmente eu sempre peço para os clientes ativarem o 2FA, é o mínimo hoje em dia, mas e na questão do lado do servidor, como proteger ao máximo o DB?

Para um público empresarial o 2FA é resistente... imagine para um público mais leigo? Quase impossível.

Já para o lado do administrador na minha visão a restrição por IP ou  alteração da pasta administrativa é suficiente para evitar invasões.

Hoje vejo clientes utilizando bypass para burlar sistema de licenciamento e nem sabe o que se passa por trás desse tipo de hacking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/6/2018 at 1:08 PM, Thiago Santos said:

Olá pessoal!

Ultimamente a nova moda é vazar os dados dos clientes mundo a fora. Eu tenho muito receio quanto à isso, e penso seriamente em contratar uma empresa de segurança para testar meu WHMCS e prevenir qualquer ameaça antes que ela aconteça. Afinal, nesses casos, backup é básico, mas o vazamento de dados, não tem como fugir, depois de vazado, já eras.

Como vocês lidam com isso? Pelo que vejo, não há nenhuma brecha de segurança no WHMCS em si, mas quanto mais hooks e módulos vamos adicionando, essa segurança pode ir diminuindo. Vocês já contrataram algum serviço hacker para testes? Se sim, podem indicar?

Atualmente eu sempre peço para os clientes ativarem o 2FA, é o mínimo hoje em dia, mas e na questão do lado do servidor, como proteger ao máximo o DB?

A instalação default do WHMCS é bem insegura... eles ensinam como melhorar isso, só que vejo pouca gente fazendo. Se você já fez, já está num nível razoavelmente bom. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, Thiago Santos said:

Eu segui todas recomendações do desenvolvedor, mas ainda assim, não me sinto seguro com ele. Claro, não sou expert na ferramenta, pode ser uma paranoia minha, mas sempre fico com o pé atrás.

Para ir além disso, uma solução seria um WAF como o ModSecurity. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?