Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você reembolsa clientes por downtime?


Posts Recomendados

  • Administração

São vários os motivos que podem deixar a conta do seu cliente indisponível. A lista é extensa e pode ir de problemas na configuração do servidor a ataques DDoS e falhas no data center. O problema é que não importa tanto o motivo, o único fato que interessa é a indisponibilidade do serviço que você oferece e se seu cliente tem alguma compensação por esta inconveniência.

 

Vamos lá, dê uma olhada nos seus termos de uso. Procure por algo que se assemelhe a uma política de reembolso por conta de downtime. Pois eu fiz isso no site das grandes empresas de hospedagem e a maioria oferece reembolso na forma de crédito ou de estorno de pagamento.

 

O curioso é que todo mundo oferece 100% de uptime, site sempre no ar, tudo sempre funcionando. Porém, quando isso falha, [highlight]cabe ao cliente reclamar e solicitar[/highlight] explicitamente o reembolso para que o procedimento de estorno seja iniciado.

 

Tivemos uns downtimes (o PDH usa e recomenda a Digital Ocean) por conta de manutenção no servidor e alguns dias após a mesma, notei algo diferente no extrato financeiro do painel de controle.

 

screenshot-cloud digitalocean com 2014-09-28 20-45-05

 

É uma prática que eu não havia visto em nenhuma empresa de hospedagem pela qual passei. E achei a atitude louvável.

Por que reembolsar?

O reembolso passa confiança e sensação de transparência para o cliente, mostra que você está honrando seu compromisso com ele e que o dinheiro dele está sendo usado somente quando ele tem o serviço contratado.

Automático ou não

Aí cabe a você decidir o tipo de abordagem. Reembolso automático é bom e impressiona o cliente, mas não é para todos os bolsos. Caso não possa arcar com isto, tenha uma política bem definida em seus termos de uso.

Tipos de reembolso

É possível devolver o dinheiro do cliente na forma de desconto na próxima fatura, crédito para gastar com outros produtos da sua empresa ou devolução do dinheiro.

 

Enfim, é bom saber exatamente o que você está prometendo para não ser pego de surpresa por centenas de clientes pedindo o dinheiro de volta.

 

[poll id=25]

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato tudo depende de como está especificado no contrato, se for downtime de 99% ao chegar a um patamar inferior a este o cliente deveria ser automaticamente ressarcido ou ao menos ser ressarcido assim que enviasse a solicitação, o que sabemos, infelizmente não é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rick, eu já consultei com o Edvan, mas acho que teríamos que fazer algo baseado na api de uma ferramenta de uptime como o Pingdom por exemplo. Se tiver ideias, diga aí, para vermos se dá pra fazer algo bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WHMCS tem um recurso que monitora o IP e portas. Eu uso pra saber se tem algum problema nos meus servidores. Não sei se poderia ser usado pra calcular o tempo de Downtime, mas seria interessante, porque seria direto do servidor. Saber o tempo de Downtime não seria difícil com ferramentas de monitoramento, o mais complicado seria o WHMCS calcular esse tempo e descontar das faturas, seja retirando o valor ou creditando na conta. De qualquer forma seria muito bom tem um recurso assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz o Vicente Neto da EVEO - NETREVENDA, o cliente quer qualidade pagando menos do que custa um sanduiche? Se meu sanduiche vier menor do que o de outro cliente eu ganho reembolso? Sinceramente discutir centavos é o fim mesmo desse serviço de hospedagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor pagar centavos de reembolso por isso e manter o cliente satisfeito do que perde-lo por tão pouco, já que para conseguir um novo cliente é bem mais caro do que manter um ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?