Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os dois lados da inadimplência


Posts Recomendados

Tenho uma politica um pouco fora dos padrões: só realizo serviço com pagamento adiantado. Um cidadão me procura desesperado, quase chorando pois seu WHMCS estava sem funcionar e ele não conseguia suporte com a WHMCS... Resolvi o problema dele, ficou bastante satisfeito! Isso foi numa terça, ficou acertado que ele pagaria na sexta... Passaram mais de 20 dias e nada! Não responde e-mail, MSN, telefones do site ao ligar dão como inexistente. Conclusão, dor de barriga não dá uma vez só... Vou enviar esse post pra ele tomar jeito, caso ele não pague vou publicar o nome dele, e-mail, site. Vou montar uma lista de não pagadores e divulgar no site malpagadores.com risos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem faz as coisas de má fé se dá de mal. Dor de barriga não dá uma só vez. Já estou dando como perdido o R$, o cidadão apareceu quase chorando/desesperado pois estava sem faturar. Tenho os chats armazenados no atendimento online!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Este artigo é bem bacana e foi escrito há mais de dois anos, mas devido a situação de alguns amigos resolvi dar uma atualizada nele e trazer de novo pra "frente" da fila.

 

Quando um cliente (ou vários deles) deixa(m) de pagar você, isso afeta toda s aua estrutura financeira se você não tiver um capital de giro/dinheiro separado para emergências. Todas as áreas do comércio levam calote, com as empresas de hospedagem não é diferente. Mesmo não indo pro SPC ou SERASA, você ao não quitar um compromisso financeiro se torna inadimplente. Vamos ver os dois lados do "calote" no mundo da hospedagem.

 

os-dois-lados-da-inadimplencia.gif

Os clientes que não pagam

Clientes não pagam por uma variedade de motivos. Desde falta de recursos até esquecimento:

  • Não recebi minha fatura - Ataque de todos os lados, deixe a fatura disponível via painel do cliente para uma segunda via, envie o boleto por e-mail e até ligue para confirmar o recebimento se for necessário;
  • Meu cartão venceu - Peça outro cartão ou mude a forma de pagamento, talvez você possa até esticar o vencimento para o cliente poder se organizar melhor;
  • Muito downtime - Se o site do cliente ficou fora do ar, cabe somente à VOCÊ decidir pelo desconto ou pela isenção da mensalidade no mês corrente. Quando estiver previsto em contrato, o cliente deve entrar com uma solicitação de ressarcimento - é assim que funciona no mundo real. Caso contrário, vai ter cliente inventando site offline para não pagar;
  • Eu esqueci/Não tive tempo - Apesar de cômico, isto acontece. O chefe do meu marido tem uma hospedagem premium comigo. Não é que ele não tenha dinheiro - ele tem. Mas dias depois do vencimento, assim que lembrado ele saca o cheque e paga na hora. Seja razoável, nem todo mundo fica verificando e-mail toda hora e atrasos e esquecimentos podem sim acontecer;
  • Não entendi a interface - Algumas pessoas não estão muito familiarizadas com pagamentos pela Internet e podem se confundir ao usá-los (principalmente, meios de pagamento online como o F2B, PagSeguro, etc). A solução é diponibilizar informações nas páginas de pagamento e no seu próprio site sobre como efetuar uma transação;

Seja sensato. Imprevistos acontecem com você, por que não podem acontecer com seus clientes? Se o cliente paga atrasado mas sempre em uma determinada data, sugira alteração no vencimento. Clientes regulares e bons pagadores às vezes, por problemas pessoais (família e saúde são sempre prioridade) podem atrasar o pagamento. Não há necessidade de ser informal, apenas comunique que conversou com o gerente da sua "eupresa" e ele esticou o vencimento. Não confunda bondade e compromisso com o cliente com ser a Madre Teresa da Hospedagem. Seja flexível, mas não abra precedentes para futuros calotes.

Mas eu também tenho contas para pagar

Não importa se você perdeu o emprego, foi assaltado e a enchente levou tudo, a conta da OI sempre chega, não é mesmo? Do mesmo modo que seus clientes te pagando ou não, aquele e-mail do seu data center, vps ou revenda sempre chega com aqueles números lindos... O que fazer quando seu capital de giro foi pro espaço??

  • Negocie - Se você achar que eles são flexíveis, tente argumentar, pedir mais prazo. Aconteceu algo similar comigo, mas o meu problema era o cartão (internacional), nos quais eu já havia comprado muitas jujubas e tinha apenas x de crédito em dólar. Falei da situação e me propus a pagar x agora e os outros x que devia 7 dias depois quando o cartão renovaria o saldo. Dito e feito e sou cliente desta prestadora até hoje (serviços de gerenciamento). Se você for bom pagador, já facilita;
  • Empréstimo -  Nestas horas, é que vale a pena pegar um empréstimo. Mas só faça isso se tiver certeza absoluta que pode pagar.

Se a negociação falhou, o empréstimo não saiu, e os clientes não pagaram mesmo, aperte os cintos porque vem uma espiral aí. O serviço vai ficar indisponível (péssimo se for o seu host o serviço em questão), os clientes vão reclamar e aí que não pagam mesmo. Há um preventivo para isto que é manter um dinheiro separado para emergências e investimentos. Fora isso, só boa sorte!

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Angélica, ótimo post. Mas... E o que acontece quando o cliente faz só para judiar, tenho um cliente que recebo 50 por mes de um site que desenvolvi, mas cada vez que vou receber, fala me ligue depois, ou as secretárias "que se acham donas" tenho que ver se dá para receber. Ai fica saindo caro, sempre vou umas 4 ou 5 vezes receber, de carro, ligo sempre. Quer dizer, dos 50 já fica por uns 20 ou 30 reais ou menos, contando com a gasolina, a perda de tempo e alguns centavos de ligação ou reais por que as vezes é ligado até para celular. Na verdade, bem na verdade, tô de saco cheio já de correr de atrás, e comecei a cortar, já fiz coisas demais para ir de atrás. Desculpe o desabafo, mas é que dá raiva, pois existem muitos profissionais, mas só alguns fazem a coisa do jeito, e quem faz do jeito certo acho que merece alguma consideração, pois é assim que vivemos, que tiramos o nosso sustento. Obrigado, Vilson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angel. Como sempre, um assunto pertinente e instigante. De minha parte, o maior problema é a amizade que acabo criando com cada cliente. Além de eu não me sentir bem em desligar um servidor por falta de pagamento (o equivalente de suspender a conta de hospedagem compartilhada), os clientes maus pagadores sempre têm uma desculpinha e sempre me pegam numa chantagem emocional qualquer. Agora estou conseguindo lidar melhor com esse problema, usando o próprio WHMCS para automaticamente desabilitar as VMs dos inadimplentes. Afinal, a automação existe para nos trazer benefícios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, a melhor coisa que se tem a fazer é ter um gerenciador, ai as pessoas mandam emails acabando, que esquecera de pagar, porque foram viajar, o papagaio morreu... bla bla, etc. Ai eu falo, "Olha amigo, o sistema corta automático, não tem o que fazer", essa é uma boa explicação para se tocarem, e mesmo assim as vezes fingem que não virão os emails, e não entram em contato, o site fica cortado, e as vezes é aquela grana que te faz falta pra compra uma coisinha diferente no final de semana, uma gasolina pra desestressa a cabeça. E assim vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?