Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo registro, venda e revenda de domínios I - Registro de domínios nacionais


Posts Recomendados

  • Administração

É impossível pensar em hospedar um site sem considerar os domínios. Acho impressionante o número de empresas de hospedagem que não oferecem o registro de domínio. Não oferecer tal serviço é perder clientes em potencial, ou pior ainda, mandá-los a concorrência diretamente.

Registro de domínios

Atualmente, podemos dividir o registro de domínios em dois tipos: o nacional e os internacionais. Ambos com características bem distintas, como veremos a seguir:

Registro.br - O domínio nacional

Os domínios nacionais (TODOS acabam em .br) só podem ser registrados na entidade Registro.br. O preço não varia muito, sendo possível registrar um domínio por R$30,00/ano - há descontos conforme o período de registro. A exceção é a extensão .nom.br que custa esse mesmo valor mas por um período de 3 anos. "Nos velhos tempos", todos os domínios tinham vencimento no começo do ano, então os domínios registrados em qualquer outra época pagavam apenas o proporcional até a tal data.

 

Algumas outras mudanças ocorreram, como a liberação dos domínios .com.br para pessoas sem CNPJ (hoje é necessário apenas o CPF), a criação de extensões (.blog.br, .wiki.br, etc.) e criação dos "provedores" de registro - vamos falar deles mais adiante.

Como eu registro um domínio nacional?

É preciso, antes de tudo, cadastrar um usuário. O seu login é gerado automaticamente - não há como mudá-lo - e enviado para o seu e-mail. Um usuário, ou login, ou até mesmo ID (termo usado por eles) pode ser responsável por vários domínios e empresas.

 

Uma vez cadastrado, você efetua login na área restrita e já esta apto a registrar domínios. Você pode registrar domínios como pessoa física, profissional liberal ou como instituição.

  • Pessoa física -  você pode registrar os domínios: .blog.br, com.br, flog.br, net.br, nom.br, vlog.br e wiki.br. Apesar de aparecerem duas caixas para o nome do domínio, não é necessário usar as duas. Ele apenas te dá a possibilidade de ter um domínio como angelica.costa.com.br;

  • Profissional liberal - há uma variedade de extensões relacionadas a profissões, como eng.br (engenheiros), adm.br (administradores) e assim por diante. Estes também requerem somente o CPF.
  • Institucional - Aqui, você registra como empresa, tendo que fornecer CPNJ e outras documentações dependendo do domínio da sua escolha. Por exemplo, domínios .org.br exigem documentação.

IMPORTANTE: Você pode ter vários domínios registrados como pessoa física, mais um zilhão como profissional liberal e mais um monte como institucional. Contudo, ao registrar um domínio com o CNPJ da uma empresa, você automaticamente é o ÚNICO que pode registrar domínios com este CNPJ. Não consegui descobrir se o mesmo acontece com o CPF.

Informações sobre a pessoa física/profissional liberal/entidade

 

Nos demais campos, basta preencher os dados, que podem ser os seus ou os da pessoa para a qual você esteja registrando. Lembre-se, você está logado como usuário, mas as informações do domínio (a quem ele pertence) quem vai fornecer é você. Detalhe: ao registrar um domínio, você é automaticamente posto como o contato administrativo dele.

 

Ao digitar o CPF ou CNPJ você pode clicar em "checar" para verificar se aqueles dados já estão no sistema - daí ele autocompleta o formulário.

 

Informações sobre o contato

 

Os contatos podem ser de 3 tipos:

  • Administrativo - Tem autoridade para fazer qualquer alteração no domínio, seja dns, informações pessoais, ou mesmo os outros contatos;
  • Técnico - Tem permissão apenas para editar dados técnicos como o DNS;
  • Cobrança - Lida somente com o financeiro: pagamento de faturas.

Você pode usar o mesmo contato para os três campos ou contatos completamente distintos. Se o domínio é seu, o sensato é informar o seu ID em todos os campos.

 

Agora, resta apenas informar os dados do provedor de hospedagem

 

Eu provavelmente deveria ter dito acima que antes de tudo isso é preciso assinar com um provedor de hospedagem. Sim, é preciso que você tenha uma casa, antes de obter o endereço dela. Não é preciso ter site pronto, apenas que a conta esteja criada no servidor da empresa de hospedagem. Ao assinar, eles irão te informar o DNS. É este valor que você quer para preencher os campos "".

 

 

 

Em geral, são dados apenas dois (algumas empresas fornecem mais) junto com seus respectivos IPs. Insira os dados no formulário e envie. O caso mais comum de erro é o DNS desconhecido, que significa que para o DNS informado não há conta de hospedagem criada.

 

E agora? Espere cerca de meia hora que seu domínio já está funcional. O boleto tem um prazo generoso de vencimento. E, caso você não pague (qualquer que seja o motivo), ainda é possível pedir extensão do prazo (Dica do Edvan).

 

No próximo post, trataremos sobre a venda de domínios em empresas de hospedagem.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?