Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo registro, venda e revenda de domínios II – Registro de domínios internacionais


Posts Recomendados

  • Administração

Ao contrário do nosso registro nacional, os domínios .como são quase terra de ninguém. Você registra em qualquer lugar, apenas com seus dados pessoais (nome, endereço e e-mail), e a um preço muito mais em conta. Apesar de ser possível registrar várias extensões em vários sites distintos, cada extensão pertence "oficialmente" a um país.

.com/.net/.org

A famosa tríade de domínios são propriedade do Tio Sam. Os responsáveis pela administração: ICANN e Internic. Mas muito diferentemente do que ocorre aqui, eles credenciam revendedores em vez de vender diretamente os domínios. Porém o pagamento é quase sempre em dólar, exceto quando alguma empresa brasileira funciona como revenda ou sub-revenda.

 

Em geral, se você tiver um cartão de crédito internacional ou dinheiro sobrando na sua conta do paypal, é muito mais vantajoso contratar direto nos sites americanos - eles cobram a partir de $1.99 contra nossos 30 reais.

Os demais

Não se iluda, domínios de outros países podem não ser tão populares, mas tem seu nicho reservado no mercado. O preço varia MUITO. Já precisei registrar um domínio suíço para uma cliente (.ch). E o preço de custo? Hoje sai por 30 reais em média, na época me custou uns 80 reais.

 

Há uma variedade de extensões populares como .me, .info, .ws, .cc e muitos outros por aí.

As restrições

Em alguns casos, você terá de se registrar direto a uma entidade de administração de domínios. Saiba que alguns países requerem presença física na hora de registrar o domínio (.nl, .de, .hu, etc.) ou ainda, requerem algum tipo de documentação ou restrição (.ie, .fr, .pt).

Períodos, transferência, renovação

No Brasil, o procedimento de transferência de domínio é feito por documentação enviada pelos correios, enquanto a renovação é estabelecida com o simples pagamento do boleto. Lá fora - para a maioria dos domínios -, o procedimento pode ser realizado completamente on-line. Ao efetuar a transferência de um domínio .com, por exemplo, você tem que pagar uma taxa (independente do vencimento do domínio) ao novo "lar" do seu domínio. Também lhe será solicitado um código (Domain Secret) para que a transferência seja efetuada. Daí o seu novo provedor entra em contato com o antigo e a transferência se inicia (o processo pode levar até 10 dias).

As pegadinhas

Quando for registrar um domínio a um preço muito abaixo do mercado, verifique as condições e leia atentamente o contrato. Pode haver alguma cláusula aumentando o valor para as demais renovações ou algo do tipo.

Cancelando

Caso haja algum problema, sabia que é possível cancelar um domínio? Não há necessidade de esperar que ele expire. Isto acontece muito em casos de batalhas judiciais e ocorreu recentemente com a burrada na Nokia e o Blog NokiaBR.

 

No próximo post vamos ver como funciona a venda/revenda de domínios!

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?