Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apagão nacional - E os Datacenters?


Posts Recomendados

  • Administração

Outsourcing ou não? Eis a questão!

Esta rápida postagem foi feita para você, pequeno/médio empresário que mantém soluções de CPD próprias na empresa.

Ficou mais barato!

Hoje no Brasil tivemos um grande avanço no que se diz à infraestrutura de soluções em Datacenter, realmente algo inimaginável anos atrás (com valores muito atraentes também). Hospedar suas soluções em um iDC grande e confiável (com redundâncias) é cada vez mais crítico.

 

Hoje não basta apenas ter um gerador de energia, afinal suas aplicações ficarão alguns minutos indisponíveis por conta do tempo de inicialização do gerador.

 

Com o passar dos tempos, um servidor que antigamente contratávamos por R$ 1.500,00 mensais com uma configuração baixa (Celeron, 512mbram, etc.), hoje pagamos R$ 590,00 por servidores Dell com processadores Xeon e vários megabits de link com tráfego de dados ilimitado.

Atenção na escolha

Obviamente, por mais que o preço tenha ficado baixo, há a necessidade de atenção e escolha de um Datacenter. Não gosto de comparar os grandes com os pequenos, afinal todos nós começamos "do começo", porém todos sabemos que a maior garantia de funcionalidade/escalabilidade vem dos grandes datacenters.

 

Hoje no Brasil nós temos 4 datacenters de ponta para a sua empresa:

- ALOG

- Diveo

- Locaweb

- UOL Host

 

Com preços acessíveis, com certeza você terá uma maior tranqulidade na hospedagem de suas soluções. Há também outras empresas que se destacam pelo crescimento no fornecimento de soluções iDC que possuem uma magnitude um pouco menor, como:

 

- Datacorpore

- Hostdime Brasil (com o iDC nacional)

- Maxihost / Hostlocation

- TiDC

Critérios de escolha

Dentre os critérios de escolha (que são inúmeros), destaco três:

 

- Disponibilidade e escalabilidade dos serviços: o SLA (Service Level Agreement) disponibilizado em contrato, o que garante o tempo de solução caso haja alguma necessidade crítica ou você tenha de fazer um upgrade emergencial nas configurações da máquina;

 

- Atendimento pós-venda: Como na maioria das situações, o atendimento pré-venda é maravilhoso, o "bicho-papão" vem mesmo quando precisamos contatar o pós-venda da empresa. Antes de contratar o serviço, ligue inicialmente ao atendimento pós-venda e "sinta" como você será tratado(a);

 

- Infraestrutura e redundâncias: De nada adianta contratar um iDC barato e sofrer com quedas de energia e link. Teste a comunicação com o link da empresa, se possível faça uma visita ao Datacenter, entenda como funciona toda a tecnologia aplicada na solução oferecida à você.

Vantagens de um "Outsourcing" em iDC

Quando você tem um CPD interno na empresa, precisa pagar o salário mensal do funcionário que cuida das aplicações (e possíveis horas-extras com adicional noturno caso haja algum problema crítico), paga também pela energia que é fornecida, link de conectividade com a operadora (que geralmente é mais caro, pela quantidade de link ser menor) e principalmente paga muito caro para renovação de servidores/equipamentos de rede.

 

Quando você faz o Outsourcing de suas aplicações e servidores para um Datacenter, você mescla todos estes custos em um só, que dependendo da situação chega a ser apenas 10% do que você gasta hoje, além de deixar seu departamento mais crítico (dependendo do seu ramo de negócios) nas mãos de profissionais.

 

Não fique com receio de perda de informações confidenciais. Os contratos de prestação de serviços são claros e específicos, lá estará o seu porto seguro. Grandes empresas (até mesmo bancos) utilizam-se destes meios para baratear e profissionalizar suas operações.

 

A maior vantagem é a redundância. Enquanto você na sua empresa provavelmente tenha apenas 1 fornecedor de link, não possua gerador, etc. terá uma grande vantagem em migrar para um Datacenter. Geralmente os Datacenters possuem backbones de diversas operadoras, parque de baterias (que assumem quando há uma queda de energia até que o gerador esteja preparado), BPG (balanceador de carga entre links, escolhendo sempre o menos sobregcarregado), sempre haverá um profissional 24 horas monitorando seus serviços, etc.

 

As vantagens são inúmeras que não caberiam neste post.

Saia da caverna!

O tempo pré-histórico acabou, invista no Outsourcing de suas operações e deixe seus serviços nas mãos de quem realmente entende, se atualiza e se importa com os seus serviços de TI. Após o "travamento" de Itaipú e Furnas (não se sabe ao certo ainda) não podemos mais "brincar" com nossos aplicativos!

 

Um abraço!

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Silas, mas é um pensamento arcaico por parte dos empresários. Hoje em dia terceirizamos quem fala com o nosso cliente (vendas, suporte, cobrança, etc.), por que não terceirizar nossa infraestrutura de iDC? É questão de segurança e não apenas economia!!!! Abração e obrigado novamente por sua ilustre visita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segurança, economia, suporte. Tudo ali, prontinho pra você! Trabalhei em uma empresa que tem um próprio servidor (dois dell, não lembro a configuração do servidor porquê eu não era do CPD). Sei que lá eles rodavam toda a intranet da empresa que é bastante robusta e também o website, interligando o sistema web com o intranet. Moral da história: Pagavam 4 pessoas com salários de R$800,00 até R$3,000 somente para supervisionar o servidor e fica efetuando reparos (muitas vezes o servidor caia), Manaus não tem internet boa, é impossível manter um servidor nessa cidade, a não ser que se tenha um link de 2mb dedicado. Então, o queria seria mais econômico alugar um dedicado com todo o suporte e tudo prontinho ali pra você ou iria rodar na sua empresa? Ainda há dúvidas? A desculpa que eles davam pra não fazer a migração do servidor era a atualização dos sistemas. Mas peraí, não seria possível fazer isso facilmente pelo servidor via ssh ou até mesmo em alguma interface? Realmente, não dá pra entender esses empresários, ás vezes até parece que ser quer gastar mais! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser bem sincero Fernando, é MEDO de CRESCER! O Outsourcing de aplicativos de alta demanda nada mais é do que investir na própria empresa, afinal todos terão uma garantia maior de funcionalidade (20 minutos fora do ar por conta de uma manutenção no iDC às 03:00 de domingo para segunda-feira não se compara a 6 horas de indisponibilidade de link durante a semana por conta da queda de uma árvore :)) Agradeço novamente pela sua visita e contribuição Fernando!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.nic.do/registro/add-d.php3 Este é o endereço do órgão oficial de registro de domínios para a República Dominicana. Estou no trabalho, chegando em casa dou uma procurada mais completa na web e edito este comentário! - Edit - Lembro que a Angélica do PortaldoHost.com havia postado uma vez algo neste sentido. Não consegui achar o post :-(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?