Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hospedagem x Desafios - parte III: Seu cliente é livre para ir e vir?


AngelCosta

Posts Recomendados

  • Administração

Esta semana eu tive que fazer transferência de uma conta de um outro host (.net) para o meu servidor. Descobri que era necessário pagar para ter backup de banco de dados. Acesso aos arquivos para baixar compactados, nem pensar. Eu já falei sobre isto antes, mas não consigo achar o post. Entendo que empresas tenham painéis próprios e com funcionalidades a mais, ou até a menos, do que o famoso cPanel. Mas proibir o cliente de ter acesso a backups de seus próprios arquivos é um tanto demais para mim. Todo mundo odeia a OI por causa de suas cláusulas de fidelidade, multas de rescisão, etc.

Vamos tomar o mau exemplo desta empresa e fazer justamente o oposto. Quando mencionei o assunto em outro post, fazia referência ao um amigo, que tinha dificuldades em transferir as contas de sua revenda para outro servidor devido a um bloqueio de host antigo: afirmavam que a liberação do backup poderia comprometer a segurança e não poderia ser realizada, mesmo que temporariamente.

Olha, eu até posso imaginar que nos cinco minutos em que ele libere o backup, os astros se alinhem e permitam uma brecha quando júpiter entrar no nodo norte de plutão e um hacker com ascendente em escorpião seja abençoado com o acesso àquele servidor. Brincadeiras à parte, isto seria um pouco mais compreensível da minha parte se a grande maioria das hospedagens que conheço também não oferecessem o backup. Mas elas oferecem, então isto torna do host lá, um tanto "esquisito". Explico: se ele quisesse, poderia cobrar uma quantia x para liberar o backup. Entretanto, ele prefere manter um cliente insatisfeito e à força. Eu não vejo isso como um ponto positivo na imagem dele, que só ganha um cliente furioso dizendo a "bos..a" de host que ele é, e o quão mesquinho é o dono.

No final das contas, o meu amigo teve de deixar algumas contas lá, as contas cujos donos eram amigos ou clientes mais próximos, ele copiou arquivos e bancos de dados, porém e-mail e outras configurações foram perdidas e refeitas manualmente. Caso o seu cliente decida por cancelar os serviços com você, não chute a bunda virtual dele porta afora. Há n razões para cancelamento (e claro que insatisfação é um deles). Lembre apenas que o modo como ele sai representa a última imagem que ele vai ter de você. Se o seu cliente encheu o saco, é melhor deixar ele ir. Bicho enjaulado vai criando raiva e ficando perigoso.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um absurdo! Cliente estando com mensalidade em dia tem que ter direito ao acesso aos dados e seus backups. Restrição de horario dos backups até entendo, mas não deixar fazer o backup isso é crime. Os dados do servidor não pertencem a empresa de hospedagem e sim ao cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?