Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para uma nova empresa de host


Posts Recomendados

Boa noite,

Sou novo por aqui, mas há algum tempo venho pensando na possibilidade de abrir uma empresa de hosting, inclusive já vi algumas dicas por aqui, mas não me mataram todas as dúvidas.

Bem, antes de mais nada, tenho alguma intimidade com servidores virtuais, utilizo alguns VPSs da OVH para projetos pessoais há mais de 1 ano.
Nessa última semana contratei um servidor dedicado bem básico na SoYouStart e paguei pela instalação de 4 IPs para começar a aprender mais sobre virtualização e tal. Consegui fazer servidores VPS (ou cloud? não sei muito bem a diferença entre os dois) utilizando o painel Virtualizor.

Me corrijam se eu estiver errado, mas me parece ser um mercado meio saturado, principalmente quando se trata de vender hospedagem. 

O que eu pensei inicialmente seria fazer venda de servidores VPS e Cloud, pensando em expandir pra hospedagem, revenda e aquelas revendas master com Zamfoo (acho que é esse o nome do addon).

Para pagamentos pensei em aceitar criptomoedas (BTC, LTC e ETH) utilizando a CoinPayments e pagamentos em BRL com PayPal ou PagSeguro.

Então vamos para as minhas dúvidas:

  1. Meu pensamento totalmente contrário de pensar em vender servidores antes de hospedagens é viável?
  2. Vocês usam SoYouStart também para venda ou não é uma opção? (OVH eu já sei que todo mundo usa, então nem vou perguntar sobre)
  3. Vocês aceitam criptomoedas como pagamento? É bem aceito pelos clientes?
  4. Sobre CloudLinux, vale a pena? Utilizar em todos os servidores principais ou apenas nos que vão estar com cPanel?
  5. Virtualizor com KVM, é bom? Já vi o VMWare ESXi, mas me parece pouco prático e vi alguns comentários aqui no fórum sobre falta de automatização junto com o WHMCS
  6. Para os servidores, usar HDD é uma opção em algum caso, ou sempre preferir o SSD?
  7. Quais as configurações recomendadas de um servidor para iniciar a venda de VPS/Cloud?
  8. Como se faz para vender servidores dedicados da OVH? Existe uma API para integrar pagamentos com a criação de um novo server diretamente na OVH ou você precisa manter um servidor disponível para caso haja algum cliente?
  9. E domínios, vale a pena? Além da ResellerClub e Enom, mais alguma empresa recomendada?

Devo ter mais dúvidas, mas essas são as que vem na mente no momento.

Espero que possam me ajudar nessa minha possível nova jornada.

Obrigado desde já!

Editado por OnTime
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar meu pitaco:

 

  1. Meu pensamento totalmente contrário de pensar em vender servidores antes de hospedagens é viável?
    Depende do seu foco. Acredito que, além de viável, você pode focar em servidores e nem vender serviços de hospedagem de sites.
  2. Vocês usam SoYouStart também para venda ou não é uma opção? (OVH eu já sei que todo mundo usa, então nem vou perguntar sobre)
    É uma boa opção de baixo custo, mas de escolhas muito limitadas (fora que nem sempre você encontra a máquina que você quer em estoque para pronta-venda).
  3. Vocês aceitam criptomoedas como pagamento? É bem aceito pelos clientes?
    Meus clientes nem sabem o que é isso.
  4. Sobre CloudLinux, vale a pena? Utilizar em todos os servidores principais ou apenas nos que vão estar com cPanel?
    Sempre, mas em servidores de hospedagem (cPanel, Plesk, whatever). Não use CloudLinux em máquinas para virtualização nem nos dedicados dos seus clientes.
  5. Virtualizor com KVM, é bom? Já vi o VMWare ESXi, mas me parece pouco prático e vi alguns comentários aqui no fórum sobre falta de automatização junto com o WHMCS.
    É uma ótima combinação, mas EsXi para cloud é melhor. Há várias maneiras de automatizar, vai no marketplace da WHMCS que você vai encontrar uns 5 plugins para isso.
  6. Para os servidores, usar HDD é uma opção em algum caso, ou sempre preferir o SSD?
    SSD ou NVMe sempre.
  7. Quais as configurações recomendadas de um servidor para iniciar a venda de VPS/Cloud?
    Pelo menos 64 GB de RAM. Use duas máquinas para cloud, no mínimo. Um NAS para armazenamento é uma opção interessante.
  8. Como se faz para vender servidores dedicados da OVH? Existe uma API para integrar pagamentos com a criação de um novo server diretamente na OVH ou você precisa manter um servidor disponível para caso haja algum cliente?
    Lá no marketplace da WHMCS têm uns 3 plugins para isso. Mas eles não orquestram a ativação. Você vai criar um campo customizado para colocar o ID da máquina na OVH para estabelecer a ligação. Os plugins usam a API da OVH.
  9. E domínios, vale a pena? Além da ResellerClub e Enom, mais alguma empresa recomendada?
    Para mim não vale a pena, mas vendo mesmo assim. Depende do seu modelo de negócio.

Forte abraço e sucesso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/5/2018 at 10:17 PM, OnTime said:

My totally opposite thinking of thinking about selling servers before hosting is feasible?

  1. Do you use SoYouStart also for sale or is it not an option? (OVH I already know that everyone uses, so neither will I ask about)
  2. Do you accept crypto-coins as payment? Is it well accepted by customers?
  3. About CloudLinux, is it worth it? Use on all primary servers or only on those who will be with cPanel?
  4. Virtualizer with KVM, is it good? I have seen VMWare ESXi, but it seems impractical and I saw some comments here in the forum about lack of automation along with WHMCS
  5. For servers, is HDD an option in some case, or do you always prefer SSD?
  6. What are the recommended settings for a server to start selling VPS / Cloud?
  7. How do you sell dedicated OVH servers? Is there an API to integrate payments with the creation of a new server directly in OVH or do you need to keep a server available in case there is any client?
  8. And domains, is it worth it? In addition to ResellerClub and Enom, any other company recommended?

1.  NA

2. Yes, and while it has not been highly adopted it gets more popular each month and its as good as getting paid in cash which is great for us, the providers. 

3. CloudLinux is great. 

4.  Virtualizer is great as well.  It all depends on your needs. 

5.  Prefer SSD but as you know, you get more space for the price with HDD.  Depending on the plans you are creating and your budget will determine what is best for you.  Typically, we have run out of RAM before we run out of space on our SSD nodes. 

6.  cant help you there as I employ the techs and am not one myself.

7.  NA

8.  Domains and SSL can be very profitable.  Lots of people do not know how to install the SSL which is gives you an opportunity to add value and monetize.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?