Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nginx e memcache são realmente eficientes?


Posts Recomendados

Boa noite pessoal.

Queria saber dos colegas se essas aplicações são realmente eficientes. Vou explicar o motivo da pergunta.

Eu contratei um cloud na digital ocean com 1 cpu e 2 GB de ram para hospedar apenas 1 site pessoal em Wordpress. Eu instalei nele apache + nginx + memcached, segui todos os tutoriais que tenho e outros na internet para otimizar o Apache e configurar o nginx para funcionar tanto como proxy reverso como gerando cache, além de instalar e configurar o memcached.

A minha grande dúvida quanto a eficiência desse combinado veio depois que instalaei o Wordpress. Eu fiz a instalação dele usando o template default, que é bem simplezão, não adicionei nada, ou seja instalação default mesmo. O site demora quase 10 segundos para carregar, depois que carrega ele melhora um pouco o desempenho após as páginas ser acessada, imagino que seja por ter gerado cache no browser. Mas se eu fecho o navegador e abro novamente não tem rapidez nenhuma. Então eu vou no servidor e vejo lá no diretório /var/nginx/cache que os arquivos de cache são gerados, mas na prática parece que o servidor gera o cache mas na hora de entregar o conteúdo, ele não entrega do cache.

Agora vem o grande X da questão, eu instalei o plugin wp super cache, configurei e o resultado é o seguinte: carregamento do site super rápido! Para tirar a dúvida da cabeça eu tiver uma ideia de girico  kkkkk      contratei um cloud na vulrt e outro na linode fiz todos os procedimentos, formatei varias vezes usei cpanel, vesta, cwp, lampp etc  sempre com apache + nginx + mencached  e nenhum entregou um site de forma rápida, mas quando instelei o plugin de cache no wordpress... a mágica aconteceu!

Será que na questão de entregar conteúdo em cache e acelerar o carregamento dos sites nginx, memcached e outros são perda de tempo?  Desculpe o tamanho do texto.

Link para o comentário
14 horas atrás, PedroHenrique disse:

Será que na questão de entregar conteúdo em cache e acelerar o carregamento dos sites nginx, memcached e outros são perda de tempo?  Desculpe o tamanho do texto.

O desempenho depende de muitas coisas. Do tema, plugins utilizados, velocidade de acesso ao banco de dados,  das configurações do WP, do nginx, do PHP, etc.

Mas, no geral, para muito acesso o nginx vai entregar muito mais do que o apache com o mesmo tanto de recursos computacionais. Se está trabalhando com poucos acessos, pode-se não perceber diferença, pois os recursos computacionais tendem a estar sobrando.

Link para o comentário

Obrigado a todos que tentaram ajudar.

@AngelCosta, vou tentar fazer uma instalação dessa forma e ver o resultado.

@abadan, entendo a sua colocação, mas no caso o wordpress não teve nada instalado, template é default da instalaçãoi padrão, apenas instalei e naveguei no site. A lentidão é horrivel, demora até para aparecer no browser o titulo do site e depois que aparece demora mais uns 10 segundo para abrir a página. O site só carrega na hora quando usa plugin de cache no wordpress. Cache e otimização a nível de servidor ou browser não tem nengum resultado.

Eu sei que o nginx suporta muito mais conexões que o apache, eu tenho outros vps sem apache, somente com nginx + php-fpm e o resultado é muito bom, suporta muitos usuários simultâneos e pageviews, mas em relação a entregar conteúdo em cache para acelerar o carregamento das páginas, o resultado é zero.

Link para o comentário
Em 30/03/2018 em 12:56, PedroHenrique disse:

mas em relação a entregar conteúdo em cache para acelerar o carregamento das páginas, o resultado é zero.

Me parece que você está falando do caso que comentei:

Em 29/03/2018 em 10:48, abadan disse:

Mas, no geral, para muito acesso o nginx vai entregar muito mais do que o apache com o mesmo tanto de recursos computacionais. Se está trabalhando com poucos acessos, pode-se não perceber diferença, pois os recursos computacionais tendem a estar sobrando.

Já sobre isso:

Em 30/03/2018 em 12:56, PedroHenrique disse:

A lentidão é horrivel, demora até para aparecer no browser o titulo do site e depois que aparece demora mais uns 10 segundo para abrir a página.

Me pareceu bem estranho, nem em hospedagem compartilhada de provedor barato costuma ser lento assim. Já deu uma olhada se não há relação com a conexão com o banco de dados?

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?