Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação ditiweb | 101 web | cloud rock


JoviNetBR

Posts Recomendados

@JoviNetBR
Procure contratar de empresas que realmente faça backup, existe diversas boas empresas que são sérias, tanto aqui no fórum, como fora. Ideal é ter telefone fixo para que tu possas ligar e tirar dúvidas.
Discordo em pensar que o backup é de responsabilidade do cliente (Exceto em casos que a empresa realmente não ofereça), creio que quem ofereça revenda e host deve oferecer o backup para o seu cliente, afinal, a empresa está vendendo um serviço de armazenamento de dados...

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Anger disse:

@JoviNetBR
Procure contratar de empresas que realmente faça backup, existe diversas boas empresas que são sérias, tanto aqui no fórum, como fora. Ideal é ter telefone fixo para que tu possas ligar e tirar dúvidas.
Discordo em pensar que o backup é de responsabilidade do cliente (Exceto em casos que a empresa realmente não ofereça), creio que quem ofereça revenda e host deve oferecer o backup para o seu cliente, afinal, a empresa está vendendo um serviço de armazenamento de dados...

A empresa está oferecendo um serviço de hospedagem web. Armazenamento de dados é outro serviço totalmente diferente.

Backup é de responsabilidade do cliente sim. Eu não sei qual o teu nicho, mas imagina oferecer backup garantido obrigatório de todas as contas (que utilizem armazenamento) de forma gratuita. Faltaria HD no mundo.

O que acontece de fato no mercado, é que as empresas, pelo menos as decentes, fazem backup semanal e diário como forma de melhores práticas, como cortesia, como diferencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós, não fornecemos backup ao cliente. Porém, por motivos de segurança, fazemos backups semanais, como prevenção apenas, mas não como um diferencial ao cliente, deixamos claro que o backup é responsabilidade do cliente.

Como opcional, oferecemos um serviço de backup automático a parte, o cliente é quem decide se quer contratar. Também deixamos o cliente 100% livre caso ele queira fazer backups em outro provedor.

Varia de empresa para empresa, mas pelo que vejo hoje em dia, a grande maioria não fornece backups para o cliente, somente backups por segurança, mas que não são confiáveis a ponto de depender somente desses backups.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Anger disse:

@JoviNetBR
Procure contratar de empresas que realmente faça backup, existe diversas boas empresas que são sérias, tanto aqui no fórum, como fora. Ideal é ter telefone fixo para que tu possas ligar e tirar dúvidas.
Discordo em pensar que o backup é de responsabilidade do cliente (Exceto em casos que a empresa realmente não ofereça), creio que quem ofereça revenda e host deve oferecer o backup para o seu cliente, afinal, a empresa está vendendo um serviço de armazenamento de dados...

@Anger o problema é o "realmente" o propósito de postar essa avaliação é justamente ajudar a quem esta pesquisando por serviços a evitar cair nas mesmas armadilhas... sem contar que no caso do tópico o problema nem foi a disponibilidade do serviço e sim o fato do fornecedor bloquear acesso ao recurso básico do WHM/cPanel de fazer backup para "dificultar" a saída... quando o cliente quer ir embora dificultar o processo é um tiro no pé... é claro que os conselhos que vocês estão dando são ótimos no sentido de provocar a independência e criar uma melhor prática para evitar essa situação de refém... mas quando uma empresa recomendada (como disse, havia recomendação em fórum de hosting como esse) oferece o recurso no plano de Revenda por que desconfiar que não vão cumprir, por isso acho tão importante essas referências.

17 minutos atrás, Rocha Neto disse:

Backup é de responsabilidade do cliente sim. Eu não sei qual o teu nicho, mas imagina oferecer backup garantido obrigatório de todas as contas (que utilizem armazenamento) de forma gratuita. Faltaria HD no mundo.

Mas é que esse tópico entra naquele famoso "ilimitado", quando você lê na página do fornecedor as características do plano que vai contratar e lá consta que o HD é ilimitado e tem backup... o senso comum é que esse ilimitado não é bem assim, mas o backup não ser bem assim é complicado... rsrsrsrsr

Editado por JoviNetBR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JoviNetBR disse:

Mas é que esse tópico entra naquele famoso "ilimitado", quando você lê na página do fornecedor as características do plano que vai contratar e lá consta que o HD é ilimitado e tem backup... o senso comum é que esse ilimitado não é bem assim, mas o backup não ser bem assim é complicado... rsrsrsrsr

Hahahahahaha, pois é. Imagina contratar um plano de revenda com HD "ilimitado", mesmo a gente sabendo que não existe, depois imagina como é feito o backup. O processo do backup um ia terminar nunca, já que não há limite. kkkkkkkkkkkkkkk

O seu posicionamento neste tópico vai ajudar bastante gente que confia nesses "parceiros". E no final acabam se decepcionando. Eu tenho uma política um pouco diferenciada. Só fica comigo quem está feliz. Se por algum motivo o camarada quer sair, e não há nada realmente que eu possa fazer, então eu até ajudo na migração. Mas eu penso no seguinte, fica comigo quem quer, quem gosta. Se por algo motivo não gosta, não dificulto a saída. Quem sabe no futuro ele volte. E tem dado certo, tenho clientes fidelizados desde 2012, dia a dia, ano a ano, lado a lado. Alguns saem, depois voltam. Outros, e isso me dá muito orgulho, viram concorrentes. Sinal que de alguma forma eu ajudei a fomentar o negócio deles.

Mas deixa eu te fazer uma pergunta, o acesso ao recurso de backup do WHM/cPanel, não era bloqueado por questões de política da empresa? Tipo, muitas empresas bloqueiam essa feature no horário comercial para não prejudicar a performance do servidor. Geralmente habilitam de 18hs às 06hs e alguns de 00hs as 06hs, Será se não foi esse o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo quando comecei, eu havia contratado uma revenda de uma empresa brasileira, na época eu criava sites apenas, decidi então hospedar os meus clientes na minha própria revenda ao invés de buscar por empresas aleatórias, isso me ajudava muito na administração e incrementava na renda. Com o tempo a minha revenda encheu, não quis fazer upgrade e decidi mudar de provedor, fui para um gringo.

Lá, a hospedagem era até melhor, estava realmente feliz com a troca, porém, um dia eu precisei migrar uma conta dessa revenda para outro provedor e descobri depois de quase 1 ano usando aquela revenda, que a empresa não permitia efetuar backup via cPanel, essa função era desabilitada. Eu tive que migrar tudo via FTP, foi um inferno. Eles não permitiam nem fazer backups fora do horário comercial, era realmente nula a opção de backup via cPanel.

Pois bem, 3 anos se passaram, montei minha própria estrutura, desisti de criar sites, descolei alguns sócios e parceiros, e então adquirimos aquele provedor que não permitia backups, agora ele permite hehehe

O fato é que aquele provedor que não me deixava fazer backups, garantiam backups diários e sem custo de restore caso eu precisa-se, porém ao mesmo tempo ele sempre me impedia de ir embora. O detalhe é que o custo era muito alto para manter backups diários, e quase ninguém usava ou pedia restore, era inviável aquele custo.

Prefiro que o cliente seja 100% livre, se ele quer backups, tem um custo adicional, se ele não quer, ai a responsabilidade é dele. Eu faço meus próprios backups, mas não ofereço isso como um destaque, nem tão pouco divulgo, apenas tenho em casos de emergência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Anger disse:

Discordo em pensar que o backup é de responsabilidade do cliente (Exceto em casos que a empresa realmente não ofereça), creio que quem ofereça revenda e host deve oferecer o backup para o seu cliente, afinal, a empresa está vendendo um serviço de armazenamento de dados...

Hospedar dados dos clientes já exige uma série de cuidados, imagine o custo operacional para GARANTIR seus dados...

Ou seja, trabalhar sabendo que você é OBRIGADO a garantir que os dados dos clientes NUNCA vão ter problemas...

Como fica essa questão, quando um invasor comprometer os dados do cliente por senha, de quem é a responsabilidade?

Como resolver o problema de dados que o cliente jura de pé junto que eram Y, mas o site apresenta X, de quem é a responsabilidade?

Para garantir dados, acho que seria necessário pelo menos:

Disco do servidor

Disco de backup interno do servidor

Backup externo

Backup do backup interno

Backup do backup externo

Imagine trabalhar com hospedagem compartilhada com servidores de 2 ou 4TB, quantos TB seria necessário para ter redundância de dados que na pratica raramente é usado...no entanto neste exemplo seria necessário, já que é necessário garantir os dados para os clientes...

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela discussão, mas o problema é que a maioria dos clientes nem se dá o trabalho de ler, contrato e termos de uso e fica sempre no achismo que a empresa de host "tem a obrigação de fazer backups" de seus dados instantaneamente.  Acho engraçado quando um cliente abre um ticket desesperado pedindo para restaurar um backup do dia tal, hora tal... Hã??? Oo 

Aí quando você explica qual a frequência das retenções vem o famoso... "Se eu perder algum dado recente acionarei meu jurídico" . 

Infelizmente ou felizmente para muitos trabalhamos em um mercado em que a grande maioria dos clientes buscam preço e um pequena parte das "empresas" oferecem ilusões.  Dia desses um cliente solicitou cancelamento porquê encontrou uma empresa que oferecia o dobro de recursos que nós, com backup diário, servidores em cloud computing estrutura amazon e garantia de uptime em 100% por menos da metade do que pagava. Pedi para informar o nome da empresa que poderíamos analisar e tentar uma redução já que tratava-se de um cliente de longa data, minha surpresa foi que a tal empresa tratava-se de um site feito com um template cheio de erros de português oferecendo todos esses recursos mas que na verdade era uma revenda de uma revenda hospedada em uma empresa que tem por aí oferecendo "sonhos ilimitados" e que frequentemente é expulsa de DC's seja por pagamento ou abusos. 

Nem perdi meu tempo... vai com Deus e boa sorte. 

Menos de um mês ele entra em contato perguntando se tínhamos backup da sua revenda pois a outra empresa teve servidores bloqueados na Hetzner e não havia qualquer backup...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rocha Neto disse:

Mas deixa eu te fazer uma pergunta, o acesso ao recurso de backup do WHM/cPanel, não era bloqueado por questões de política da empresa? Tipo, muitas empresas bloqueiam essa feature no horário comercial para não prejudicar a performance do servidor. Geralmente habilitam de 18hs às 06hs e alguns de 00hs as 06hs, Será se não foi esse o caso?

Não, embora estou vivenciando essa política pela primeira vez no meu atual fornecedor não era o caso... na hora da venda as features eram WHM/cPanel Completo e depois não era bem assim, backup não estava habilitado... chegaram a me tratar como retardado com explicações que ferem seus neurônios... mas convivi por que é sempre cruel migrar... eu perdi muito cliente em migrações... essa do relato para a Redehost me custou 6 clientes... da Redehost para o atual mais 3 clientes... por isso me incomoda descobrir depois de migrar que certas coisas "não são bem assim".... 

2 horas atrás, Thiago Santos disse:

Logo quando comecei, eu havia contratado uma revenda de uma empresa brasileira, na época eu criava sites apenas, decidi então hospedar os meus clientes na minha própria revenda ao invés de buscar por empresas aleatórias, isso me ajudava muito na administração e incrementava na renda. Com o tempo a minha revenda encheu, não quis fazer upgrade e decidi mudar de provedor, fui para um gringo.

Lá, a hospedagem era até melhor, estava realmente feliz com a troca, porém, um dia eu precisei migrar uma conta dessa revenda para outro provedor e descobri depois de quase 1 ano usando aquela revenda, que a empresa não permitia efetuar backup via cPanel, essa função era desabilitada. Eu tive que migrar tudo via FTP, foi um inferno. Eles não permitiam nem fazer backups fora do horário comercial, era realmente nula a opção de backup via cPanel.

Pois bem, 3 anos se passaram, montei minha própria estrutura, desisti de criar sites, descolei alguns sócios e parceiros, e então adquirimos aquele provedor que não permitia backups, agora ele permite hehehe

O fato é que aquele provedor que não me deixava fazer backups, garantiam backups diários e sem custo de restore caso eu precisa-se, porém ao mesmo tempo ele sempre me impedia de ir embora. O detalhe é que o custo era muito alto para manter backups diários, e quase ninguém usava ou pedia restore, era inviável aquele custo.

Prefiro que o cliente seja 100% livre, se ele quer backups, tem um custo adicional, se ele não quer, ai a responsabilidade é dele. Eu faço meus próprios backups, mas não ofereço isso como um destaque, nem tão pouco divulgo, apenas tenho em casos de emergência.

Sua história parece a minha, a diferença é que me posicionei como Agência Digital e portanto meu negócio continua sendo "fazer sites" mas ter Revenda ajuda na gestão e facilita um montão de coisas... na Redehost eu tinha a opção de pagar o backup à parte, mas a regra do jogo estava clara!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2018 em 11:05, Rocha Neto disse:

A empresa está oferecendo um serviço de hospedagem web. Armazenamento de dados é outro serviço totalmente diferente.

Backup é de responsabilidade do cliente sim. Eu não sei qual o teu nicho, mas imagina oferecer backup garantido obrigatório de todas as contas (que utilizem armazenamento) de forma gratuita. Faltaria HD no mundo.

O que acontece de fato no mercado, é que as empresas, pelo menos as decentes, fazem backup semanal e diário como forma de melhores práticas, como cortesia, como diferencial.

Rocha, quando tu está oferecendo Hospedagem Web, automaticamente é um armazenamento de dados, quando me referi a armazenamento de dados não é o serviço em si, e sim a questão de a empresa manter arquivos dos clientes. Aqui nós oferecemos backup garantido para o cliente, não faltaria HD no mundo para isto, pois, deve incluir em seus próprios planos valores que suprem seu custo com tal solução. Estou dizendo apenas o que nós oferecemos aqui, não o que em um geral acontece. Como disse, na minha opinião, se tu tem uma empresa que vai armazenar dados que são atualizados diariamente, é responsabilidade sua ter um software automatizado para realizar o backup. Imagina alguém escolhe sua empresa para hospedar seu sistema, e do nada tu perde os dados dos clientes, backup de banco de dados, tudo.. onde iria cair o prejuízo? Se a empresa cita que não faz backup, ok.. agora se não cita, os dados simplesmente sumirem por uma perda de um HD, ferra toda a confiança que o cliente terá em sua empresa.

 

23 horas atrás, chuvadenovembro disse:

Hospedar dados dos clientes já exige uma série de cuidados, imagine o custo operacional para GARANTIR seus dados...

Ou seja, trabalhar sabendo que você é OBRIGADO a garantir que os dados dos clientes NUNCA vão ter problemas...

Como fica essa questão, quando um invasor comprometer os dados do cliente por senha, de quem é a responsabilidade?

Como resolver o problema de dados que o cliente jura de pé junto que eram Y, mas o site apresenta X, de quem é a responsabilidade?

Para garantir dados, acho que seria necessário pelo menos:

Disco do servidor

Disco de backup interno do servidor

Backup externo

Backup do backup interno

Backup do backup externo

Imagine trabalhar com hospedagem compartilhada com servidores de 2 ou 4TB, quantos TB seria necessário para ter redundância de dados que na pratica raramente é usado...no entanto neste exemplo seria necessário, já que é necessário garantir os dados para os clientes...

Entendo totalmente sua colocação Chuva. Porém nós sabemos que um sistema automatizado não falha de uma hora para outra, então, 1 backup externo já é o suficiente para em qualquer caso catastrófico. Uma coisa é a responsabilidade do cliente em manter sua programação segura, o que neste caso, a empresa deve cobrar pela restauração do backup (Previsto em contrato), todos nós sabemos que um HD pode parar de funcionar e todos dados sumirem, por isto o backup é necessário na empresa para que tu não perca teus clientes. Quero lembrar que quando digo que temos o backup garantido é que não irá ter perda de dados em questão de catástrofe. Bom, esta é minha visão..

Em 18/01/2018 em 11:20, JoviNetBR disse:

@Anger o problema é o "realmente" o propósito de postar essa avaliação é justamente ajudar a quem esta pesquisando por serviços a evitar cair nas mesmas armadilhas... sem contar que no caso do tópico o problema nem foi a disponibilidade do serviço e sim o fato do fornecedor bloquear acesso ao recurso básico do WHM/cPanel de fazer backup para "dificultar" a saída... quando o cliente quer ir embora dificultar o processo é um tiro no pé... é claro que os conselhos que vocês estão dando são ótimos no sentido de provocar a independência e criar uma melhor prática para evitar essa situação de refém... mas quando uma empresa recomendada (como disse, havia recomendação em fórum de hosting como esse) oferece o recurso no plano de Revenda por que desconfiar que não vão cumprir, por isso acho tão importante essas referências.

Mas é que esse tópico entra naquele famoso "ilimitado", quando você lê na página do fornecedor as características do plano que vai contratar e lá consta que o HD é ilimitado e tem backup... o senso comum é que esse ilimitado não é bem assim, mas o backup não ser bem assim é complicado... rsrsrsrsr

O recurso do backup cPanel não deve ser liberado para o cliente por padrão, quem faz isto está cavando a cova do servidor, imagina se um punhado de clientes resolvem fazer backup no mesmo momento? O servidor vai sobrecarregar. Este recurso deve ser muito bem pensado, aqui, nós liberamos ele todos os dias as  03:00hrs até às 06:00hrs. Mas, a empresa deve fornecer um full backup para o cliente caso o mesmo precise para migrar e o correto não é cobrar, mas há quem cobre.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?