Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Política de reembolso


Posts Recomendados

Antes de mais nada, desejo feliz natal e ano novo a todos e suas famílias.

Vamos ao assunto...

Colegas, recentemente tive um cliente que contratou um serviço de hospedagem cPanel comigo, no entanto ele cancelou no dia seguinte alegando que não sabe mexer, o qual o mesmo não compreende de programação e devido a isso está cancelando. Pois bem... como já é previsto alguns conhecimentos para trabalhar na plataforma, vc crêem que isso pode se tratar de abuso, ou o cliente em todas a circunstância tem total direto de reembolso?

Como é o primeiro caso que tenho apresentando essas características, procuro ajuda aos colegas. Normalmente respeito os 7 dias de reembolso previsto pelo código de defesa do consumidor, dependendo da circunstância ocorridas, e do histórico do cliente, aumento para até 30 dias, ou ofereço desconto.

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa o motivo, e não importa a sua percepção de comportamento abusivo ou não. Tem que devolver.

Mas pedir para cancelar um dia depois alegando dificuldade de uso tem todo jeito de comportamento não abusivo... esse é o tipo de serviço que não fossem os abusos deveria ser oferecido com dias gratuitos de teste. É uma pena que não seja viável fazer assim, mas já que não é, ser até mais tolerante do que a lei, algo que você mesmo disse que faz, é uma boa atitude. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, rubensk disse:

Não importa o motivo, e não importa a sua percepção de comportamento abusivo ou não. Tem que devolver.

Mas pedir para cancelar um dia depois alegando dificuldade de uso tem todo jeito de comportamento não abusivo... esse é o tipo de serviço que não fossem os abusos deveria ser oferecido com dias gratuitos de teste. É uma pena que não seja viável fazer assim, mas já que não é, ser até mais tolerante do que a lei, algo que você mesmo disse que faz, é uma boa atitude. 

 

 

Fiquei chateado, pois era algo a ser evitado. Ele poderia ter aberto um ticket, ligado, ou mando um e-mail, pedindo alguns dias de teste e mais informações. Mas, não leu nada no site, e já foi metendo o cartão achando que só pagar, e "plim" o site está feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, msaulohenrique said:

Fiquei chateado, pois era algo a ser evitado. Ele poderia ter aberto um ticket, ligado, ou mando um e-mail, pedindo alguns dias de teste e mais informações. Mas, não leu nada no site, e já foi metendo o cartão achando que só pagar, e "plim" o site está feito.

Esse tipo de compra por impulso é típica do momento atual... cabe a você decidir até que ponto você quer impedir isso e passar sempre por uma venda consultiva. Normalmente as pessoas não são tão ousadas com coisas que não compreendam, este caso me parece bem isolado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Por experiência própria: adote uma política de reembolso "sem perguntas". Apenas devolva o dinheiro.

Uma política assim faz o cliente pensar que vc tem confiança no seu produto. Não encare como algo pessoal ou tentativa de golpe. Simplesmente não era pra ele.

Esse ano usei vários produtos que não eram pra mim e pedi reembolso. Acabei voltando para duas destas empresas depois de testar a concorrência e entender melhor o produto. E o que me fez voltar foi a segurança de saber que eu não ia ter o dinheiro perdido caso não gostasse do produto.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, AngelCosta said:

Por experiência própria: adote uma política de reembolso "sem perguntas". Apenas devolva o dinheiro.

Uma política assim faz o cliente pensar que vc tem confiança no seu produto. Não encare como algo pessoal ou tentativa de golpe. Simplesmente não era pra ele.

Esse ano usei vários produtos que não eram pra mim e pedi reembolso. Acabei voltando para duas destas empresas depois de testar a concorrência e entender melhor o produto. E o que me fez voltar foi a segurança de saber que eu não ia ter o dinheiro perdido caso não gostasse do produto.

Outro detalhe é o meio de pagamento utilizado: se foi cartão, ou você mesmo devolve ou toma um chargeback... e o segundo tipicamente tem ou um risco de multa, ou custo, ou ambos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite e Feliz Natal a todos.

Reembolsamos a todos os clientes que solicitam o reembolso em até sete dias, apenas não cobrimos reembolsos de registros de domínios e servidores dedicados. Notem que antes de liberamos um pedido de servidor dedicado ou registro de domínio,  perguntamos ao cliente se ele(a) realmente desejam seguir com o pedido, e se assim for damos continuidade.

Infelizmente o Brasil tem os piores clientes já visto.

Mês passado liberamos pagamentos de serviços a clientes no Brasil solicitando documentações via paypal, e adiviem, esse mês começamos a receber solicitações de estorno, passamos mais de dois anos recebendo valores de clientes do exterior nessa mesma conta paypal e nunca tivemos um se quer estorno, foi liberado para clientes do Brasil e assim começou a palhaçada. Para clientes do Brasil não presta fazer nada, apenas seguir o que o governo impõem, (Cujo é uma palhaçada).

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a posição de ambos, e de fato vem sendo algo chato.

Os únicos serviços que não fazemos reembolso são de domínios e dedicados, conforme a mesmas situação de @JOSUEL ALVES.

Espero que o tópico seja útil aos demais, e sirva como um "prefácio" para estudos daqueles que pretendem entrar no ramo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msaulohenrique você mesmo já sabe a resposta quando menciona que tem conhecimento do "direito de arrependimento" previso no Código de Defesa do Consumidor e quando menciona que a desistência ocorreu antes dos 7 dias (com 1 dia apenas). Ou seja, tem que acatar. E mesmo que não existisse essa lei (questionável a meu ver), minha opinião muito pessoal é que vai lhe sair muito mais caro não devolver, em termos de incomodação e aborrecimento. Não vale a pena o stress por pouca coisa. Agora, o lance de registro de domínio (se feito) não tem como devolver né? Afinal, seria o mesmo que dar de presente (mas não sei se temos qualquer amparo legal para até mesmo nesse caso, podermos negar a devolução de um registro efetivado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Paula disse:

@msaulohenrique você mesmo já sabe a resposta quando menciona que tem conhecimento do "direito de arrependimento" previso no Código de Defesa do Consumidor e quando menciona que a desistência ocorreu antes dos 7 dias (com 1 dia apenas). Ou seja, tem que acatar. E mesmo que não existisse essa lei (questionável a meu ver), minha opinião muito pessoal é que vai lhe sair muito mais caro não devolver, em termos de incomodação e aborrecimento. Não vale a pena o stress por pouca coisa. Agora, o lance de registro de domínio (se feito) não tem como devolver né? Afinal, seria o mesmo que dar de presente (mas não sei se temos qualquer amparo legal para até mesmo nesse caso, podermos negar a devolução de um registro efetivado).

Dependendo do fornecedor de domínio (se você é um reseller), é possível cancelar o registro e ser reembolsado pelo registrar dentro de 30 dias, e assim cancelar o registro do domínio, mas como disse, depende do seu registrar.

Se você é o registrar, aí é mais fácil, pois no contrato que você faz com o registry, na sua maioria existe a cláusula em que você pode solicitar o cancelamento de um registro de domínio e ser reembolsado por isso.

Então na parte do domínio, é possível cancelar e ser reembolsado, e assim poder reembolsar seu cliente. Mas é interessante ver tudo antes com o seu fornecedor se você for um reseller de domínios.

Obs: no .BR não sei se existe algo no sentido de reembolso, mas o @rubensk pode esclarecer se existe algo nesse sentido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?