Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[BLOG] O domínio que eu queria já está registrado. E agora?


Posts Recomendados

  • Administração
(Atualizado em: 20 de setembro de 2017)

Enquanto folheava a hoje falecida revista Info da Abril (sim, ela não existe mais em sua forma impressa), vi que na seção de trás, onde constam os anúncios, havia uma empresa que anunciava seu serviço no website www.ainterface.com.br.

O que me chamou a atenção foi o pronome na frente do nome domínio. Perguntei-me se era um daqueles casos onde a empresa não encontra mais seu nome disponível como domínio e agrega alguma coisa para poder registrá-lo e tentar manter a sua identidade.

Várias empresas e até pessoas físicas passam por isso diariamente, visto o volume de domínios que é registrado diariamente no mundo. As opções parecem que estão se esgotando.

Em geral, o brasileiro tem preferência por efetuar registros com a extensão .com.br e está ficando cada vez mais complicado já que agora pode-se registrar através de outras empresas, facilitando o processo para leigos e aumentando assim a concorrência pelo nome da suaempresa.com.br.

Entretanto, não é preciso fazer disto um problema. Existem alternativas se o nome de domínio que você quiser já estiver tomado.

O domínio .com.br

o-dominio-que-eu-queria-ja-esta-registra

Há um certo tempo atrás, apenas com CNPJ podia-se registrar domínios no Brasil e era relativamente simples achar o seu domínio disponível. Porém, a abertura do processo para pessoas físicas e empresas que registram domínios – até as estrangeiras – a competição ficou mais acirrada.

Existem três casos possíveis quando um domínio está tomado no Registro.br:

  • Domínio em uso – Sim existe um site e ele está em pleno funcionamento, você pode até fazer uma proposta de compra, mas vai depender completamente da vontade (ou bolso) do proprietário atual.
  • Domínio inativo – Algumas pessoas registram domínios compulsivamente, outras registram e esquecem do mesmo, mas seja qual for o caso, é possível entrar em contato com o dono e fazer alguma proposta ou parceria.
  • Domínio em liberação – Recentemente, o Registro.br mudou sua política quando o assunto é liberação de domínios inadimplentes ou cancelados.

O .com (e as novas extensões)

o-dominio-que-eu-queria-ja-esta-registra

O .com sempre foi a extensão alternativa preferido do brasileiro, o paraíso dos pouco providos de dinheiro. São mais baratos, fáceis de registrar (basta um e-mail) e descomplicados de gerenciar. Entretanto, é exatamente esta facilidade aos outros que pode dificultar a sua vida na hora de achar seu endereço.

O principal impasse é com domínios cancelados ou expirados. A maioria está reservada para compra por alguma entidade de registro e disponível para compra. O problema é o valor que eles querem no endereço…

O que fazer agora?

o-dominio-que-eu-queria-ja-esta-registra

Na pior da situações, pode acontecer de nem o .com.br, nem o .com estarem disponíveis. E, dependendo do seu mercado, as extensões novas podem não ser bem-vindas. Tudo bem, é uma situação muito chata, mas temos algumas soluções.

É comum que as pessoas no ramo de hospedagem usem alguns termos em conjunto com outro nome, como host, web, net ou link (Locaweb, Rede Host, HostNet, KingHost). E isso é até um ponto a mais a favor do SEO do seu site. E também há aqueles que já têm uma empresa estabelecida ou uma marca em mente (Eveo, Mandic, GoDaddy, Minas).

Para exemplificar, vamos dizer que precisamos registrar um endereço para uma empresa de hospedagem para WordPress (plataforma para blogs e sites). Quero que o endereço reflita bem isso.

Dentro deste cenário, eu “queria” registrar wphost.com.br, mas o domínio não está disponível (nem .com.br nem o .com).

Considere a outra extensão

o-dominio-que-eu-queria-ja-esta-registra

No caso de empresas ou negócios, apele outras extensões populares como .com/.net/.org. Evite extensões desconhecidas do grande público ou que têm reputação ruim como .cc, .info, .ws.

As novas extensões

Com o lançamento de tantas extensões novas, fica fácil achar um domínio como wphost.me, wordpress.host, wpho.st. Procure uma TLD que seja fácil de lembrar e que não cause confusão no nome.

Evite conflitos e confusões

Seria prudente evitar registrar em outra extensão um domínio popular da mesma área que o seu. Se já existe um locaweb.com.br, querer o locaweb.host para domínio do seu host é muito pancada da sua parte.

Considere adições

o-dominio-que-eu-queria-ja-esta-registra

Com a disponibilidade de nome de usuários sumindo nas redes sociais, várias celebridades tiveram de usar a criatividade para mostrar a autenticidade de seus perfis.

No seu endereço, você pode fazer parecido para garantir seu lugar nas extensões mais importantes (.com.br e .com). Então, no caso do meu site wphost (fictício, ok?), eu poderia tentar wphostonline, wpnaweb, ou até mesmo hostwp.

Hoje, não registraria um domínio com traços pois pode causar confusão com algum site já existente. Sem falar que se você registrar o wp-host.com pode acabar mandando seus clientes para outro lugar.

Uma ferramenta que pode lhe ajudar a gerar novos nomes e combinações é o Domainr.

Exija seus direitos

Madonna teve de entrar na justiça para conseguir os direitos sob “seu” endereço madonna.com. Se sua empresa já existe há mais tempo e alguém registrou um domínio com o nome da sua empresa com más intenções, é hora de apelar pro lado jurídico.

Em suma, sempre existem alternativas se você estiver disposto a se adaptar com criatividade. E aí, você conhece outros meios de registrar um domínio nestas condições?

Leia no blog do Portal do Host

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quem queria um domínio legal para hosting vai ter muitas opções no processo de liberação de Dezembro agora...

bighosting.com.br

clichost.com.br
globohost.com.br
hostfacil.com.br
hostname.com.br
hostplus.com.br
interhost.com.br
iphost.com.br
seuhost.com.br
turbohost.com.br


Eu particularmente gostei de "hostname.com.br". É um trocadilho bem legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?