Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

XenServer 7.2 na OVE. É possível?


McGuyver

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite!

Alguém aí já conseguiu colocar o XenServer 7.2 em um dedicado na OVH? 
Eles tem um template do XenServer 7.0 mas aí não consigo fazer o upgrade através do XenCenter pois todas os formas que tento de disponibilizar o ISO montado acusa o erro "Invalid URL to installer files".

Pretendo instalar o XenServer 7.2 e em seguida instalar o Virtualizor.

Alguma dica aí de como poderei instalar ele? Valeu galera! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, McGuyver disse:

Pessoal, boa noite!

Alguém aí já conseguiu colocar o XenServer 7.2 em um dedicado na OVH? 
Eles tem um template do XenServer 7.0 mas aí não consigo fazer o upgrade através do XenCenter pois todas os formas que tento de disponibilizar o ISO montado acusa o erro "Invalid URL to installer files".

Pretendo instalar o XenServer 7.2 e em seguida instalar o Virtualizor.

Alguma dica aí de como poderei instalar ele? Valeu galera! ;-)

Só por curiosidade por que instala o XenServer 7.2 e depois instala o Virtualizor?

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MarksEliel disse:

Só por curiosidade por que instala o XenServer 7.2 e depois instala o Virtualizor?

Well @MarksEliel, foi o que eu li nos manuais! Hehehe...

Bom, pelo que entendo o Virtualizor é um painel para e roda "em cima" de algum sistema de virtualização (como OpenVZ, Xen PV, Xen HVM, XenServer, Linux KVM, LXC e OpenVZ 7).

Ele tem a função de criar, remover, gerenciar as VMs.  
(Me corrijam se eu estiver errado, galera!)  ;-)

Maiores informações: http://www.virtualizor.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, McGuyver disse:

Well @MarksEliel, foi o que eu li nos manuais! Hehehe...

Bom, pelo que entendo o Virtualizor é um painel para e roda "em cima" de algum sistema de virtualização (como OpenVZ, Xen PV, Xen HVM, XenServer, Linux KVM, LXC e OpenVZ 7).

Ele tem a função de criar, remover, gerenciar as VMs.  
(Me corrijam se eu estiver errado, galera!)  ;-)

Maiores informações: http://www.virtualizor.com/

Ah, é que uso o Virtualizor KVM e não precisa disso...

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, McGuyver disse:

Pessoal, boa noite!

Alguém aí já conseguiu colocar o XenServer 7.2 em um dedicado na OVH? 
Eles tem um template do XenServer 7.0 mas aí não consigo fazer o upgrade através do XenCenter pois todas os formas que tento de disponibilizar o ISO montado acusa o erro "Invalid URL to installer files".

Pretendo instalar o XenServer 7.2 e em seguida instalar o Virtualizor.

Alguma dica aí de como poderei instalar ele? Valeu galera! ;-)

Não precisa instalar Xenserver, o Virtualizor já faz toda a instalação necessária automaticamente, basta informar o kernel correto no script de instalação do painel. Leia a documentação http://virtualizor.com/wiki/Main_Page.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, RevendaHost disse:

Não precisa instalar Xenserver, o Virtualizor já faz toda a instalação necessária automaticamente, basta informar o kernel correto no script de instalação do painel. Leia a documentação http://virtualizor.com/wiki/Main_Page.

Então, @RevendaHost, mas aqui na documentação referente ao XenServer (http://virtualizor.com/wiki/Install_XenServer) diz que "XenServer 6.2 or XenServer 6.5 or XenServer 7.1 needs to be installed before and Virtualizor will be installed on that", ou seja, preciso primeiro instalar o XenServer. Parece que no caso do Xen isso não é necessário, basta ter um CentOS, Ubuntu, etc...

Onde estou errando? Deixei passar algo? Pode ser o sono... Hahahaha :4_joy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOOOOM DIAAA, pessoal!

Primeira coisa; algum moderador poderia corrigir o tópico? Por favor, precisa trocar aquele  "OVE" por "OVH"

Acho que eu realmente estava com muito sono mesmo!! :4_joy:

 

Então vamos lá; após horas acordado e buscando informações na Internet sem obter resultados satisfatórios, consegui finalmente resolver o problema. Vou colocar abaixo o passo-a-passo, baseado nas informações que achei em minha garimpagem na Internet, e completando com o que fiz.

  1. Mover as VMs do servidor Master para um outro servidor, pois o Master será sempre o primeiro à ser atualizado. Tem que ser assim. Não sei se realmente é obrigatória a movimentação das VMs mas é bastante recomendável, por segurança. Eu não possuía ainda nenhuma VM e tenho apenas um servidor, logo não precisei me preocupar com isso.
  2. Ter instalada a última versão do XenCenter (infelizmente só há versão para Windows).
  3. Ter um servidor FTP onde você possa extrair o DVD do XenServer 7.2 (ou futuramente, uma versão superior). No meu caso eu baixei diretamente em um servidor Linux com o comando: 
    wget -c http://downloadns.citrix.com.edgesuite.net/12636/XenServer-7.2.0-install-cd.iso
    Criei um usuário FTP e depois montei o DVD diretamente na pasta desse usuário com um: 
    mount -o loop XenServer-7.2.0-install-cd.iso /home/usuario/pasta_ftp/ 
  4. IMPORTANTÍSSIMO (Esse foi o motivo pelo qual minha instalação não prosseguia): Instalar TODOS os updates disponíveis para a versão atualmente instalada. No caso do XenServer 7.0 instalado pelo template da OVH foram, creio eu, mais de 30 updates. Não adianta tentar o Upgrade de versão sem instalar todos os updates disponíveis.
  5. No XenCenter, acessar o menu "Tools -> Rolling Pool Upgrade"
  6. Avançar e selecionar o servidor master e escolher a opção  "Automatic"
  7. Passar pelo precheck e atualizar os hotfixes recomendados, 
  8. Escolher a opção FTP e colocar o endereço de acesso ao FTP, usuário e senha. Com todos os updates aplicados o erro não apareceu e foi possível atualizar do XenServer 7.0 para o 7.2 diretamente.
  9. Para quem tem mais de um servidor, mover as VMs novamente e ir atualizando os servidores do pool, sempre lembrando que uma VM pode ser migrada para um servidor com uma versão superior do XenServer, mas nunca para uma versão anterior. Todo cuidado é pouco nas movimentações das VMs.

Agora estou aplicando todos os updates do 7.2 e parece que está tudo em ordem.

Valeu cada hora de sono não dormida! :10_wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Virtualizor esta rodando bem na versão 7.2 do XenServer? Na documentação diz que funciona com as versões XenServer 6.2, XenServer 6.5 e XenServer 7.1... No passo eu já utilizei com a versão 6.2 e quando atualizei pra 6.5 perdi a funcionalidade pois nao era compativel... Demorou um tempao pra eles ajustarem o virtualizor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Mega Provedor, eu realmente não sei te falar muito sobre o funcionamento ou funcionalidades dele. Sei que se você tiver uma versão anterior ao 7.2 seria necessário mover as VMs para outro server antes de atualizar o Master. O esquema de particionamento mudou e tem um arquivo que você precisa criar para que na atualização ele atualize o esquema das partições.

Vou iniciar neste final de semana mais algumas verificações e efetuar alguns testes. No momento parece tudo em ordem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?