Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade de contas de e-mail no cpanel


Posts Recomendados

  • Administração
41 minutos atrás, ariarantes disse:

Pessoal,

Qual a quantidade média de contas de e-mails que colocam num mesmo servidor Cpanel?

Obrigado!

 

Seja mais específico....qual configuração do seu servidor (por exemplo)...
Eu tenho um servidor com 4.000 contas de e-mails rodando tranquilamente, tudo dependerá da configuração do seu servidor (processador/memória/disco)..

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

owsbr, obrigado pela resposta!

Pretendo oferecer o cpanel como alternativa de hospedagem de e-mails para clientes, por isso gostaria da quantidade de e-mails/servidor. Ainda não tenho o servidor montado, mas gostaria de saber a quantidade média por servidor. Sei que é bastante variável, mas a média diz bastante coisa. Pois dependendo do serviço, não adianta colocar mais processador ou mais memória que tem limite. A princípio penso numa VPS com 8Gb de RAM e 4 cores.

No seu caso desse servidor com 4.000 contas, qual a configuração de memória e processador?

Mais uma vez obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

As configurações desse servidor que eu uso é:

Processador: 2x Intel(R) Xeon(R) CPU E5620  @ 2.40GHz
Memória: 64GB DDR3 ECC
Disco: 2x 1TB

Esse é um servidor de hospedagem compartilhada mas 90% dos clientes (desse meu cliente) priorizam os e-mails a ter um bom site. Se você utilizará o cPanel como "servidor de e-mail" com certeza conseguirá uma maior quantidade de contas, tudo vai depender de seu provisionamento e gerenciamento :)

As novas versões do WHM/cPanel já possuem o "Mail Theme" onde o cliente tem acesso apenas a área de e-mail para criar as contas, alterar senhas, etc... o que lhe dará um bom painel de gerenciamento para o seu cliente sem todos aqueles botões que o cPanel completo tem.

 

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, owsbr disse:

As configurações desse servidor que eu uso é:

Processador: 2x Intel(R) Xeon(R) CPU E5620  @ 2.40GHz
Memória: 64GB DDR3 ECC
Disco: 2x 1TB

Esse é um servidor de hospedagem compartilhada mas 90% dos clientes (desse meu cliente) priorizam os e-mails a ter um bom site. Se você utilizará o cPanel como "servidor de e-mail" com certeza conseguirá uma maior quantidade de contas, tudo vai depender de seu provisionamento e gerenciamento :)

As novas versões do WHM/cPanel já possuem o "Mail Theme" onde o cliente tem acesso apenas a área de e-mail para criar as contas, alterar senhas, etc... o que lhe dará um bom painel de gerenciamento para o seu cliente sem todos aqueles botões que o cPanel completo tem.

 

 

Esse servidor é apenas para os e-mails ou os sites deles também rodam aí?

 

Minha preocupação é em relação a rodar todos os serviços em um único servidor, pois sempre rodei o MX em uma máquina, o POP/SMTP em outra e webmail numa terceira. Mas no caso do Cpanel não encontrei como separar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
1 minuto atrás, ariarantes disse:

Esse servidor é apenas para os e-mails ou os sites deles também rodam aí?

 

Minha preocupação é em relação a rodar todos os serviços em um único servidor, pois sempre rodei o MX em uma máquina, o POP/SMTP em outra e webmail numa terceira. Mas no caso do Cpanel não encontrei como separar isso.

Hospedagem + E-mails

cPanel tem se mostrado bem estável, não tenho reclamações de erros....As vezes um ou outro cliente reclama e questiona o porque o AntiSpam bloqueou determinado remetente mas ai exibo os logs e explico sobre rbl/reputação e o cliente fica mais tranquilo e no final até pede desculpas rs..

Se nunca usou o cPanel pegue uma vps, instale-o e faça os devidos testes...O cPanel oferece 15 dias gratuitos para você testar o que dá para fazer muita coisa nesse período...assim você vê como tudo funciona.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, owsbr disse:

Hospedagem + E-mails

cPanel tem se mostrado bem estável, não tenho reclamações de erros....As vezes um ou outro cliente reclama e questiona o porque o AntiSpam bloqueou determinado remetente mas ai exibo os logs e explico sobre rbl/reputação e o cliente fica mais tranquilo e no final até pede desculpas rs..

Se nunca usou o cPanel pegue uma vps, instale-o e faça os devidos testes...O cPanel oferece 15 dias gratuitos para você testar o que dá para fazer muita coisa nesse período...assim você vê como tudo funciona.

 

Eu conheço o cpanel apenas para hospedagem, nunca utilizei para e-mails, justamente pelo fato de ser tudo num único servidor. E essa é minha principal preocupação: todos os serviços de e-mail numa única máquina. Pois sei que o antispam/antivírus consumem bastante memória/processador e pode "detonar" o servidor dependendo da quantidade de e-mails que chegam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
25 minutos atrás, ariarantes disse:

Eu conheço o cpanel apenas para hospedagem, nunca utilizei para e-mails, justamente pelo fato de ser tudo num único servidor. E essa é minha principal preocupação: todos os serviços de e-mail numa única máquina. Pois sei que o antispam/antivírus consumem bastante memória/processador e pode "detonar" o servidor dependendo da quantidade de e-mails que chegam.

Tudo dependerá do Antispam que você utilizar, custo x benefício existe o MagicSpam que é instalado no servidor e gerenciado por você..Esse pode consumir um pouco dos recursos do servidor (mas não muito) e existem os Gateways AntiSpam que rodam externamente aplicando o filtro em um servidor exclusivo e então direcionando apenas os e-mails limpos para seu servidor.

Existem várias empresas assim (SpamExperts, Comodo Gateway, etc..) , tem um nacional que pretendo utilizar em breve que é da empresa @abreuhosting que é um gateway antispam que na apresentação se mostrou bem efetivo.

Ai vai do $$ que você tem para investir, e-mails dão muita dor de cabeça pois nem sempre o cliente entende os conceitos de uma boa entrega/recebimento das mensagens...ele apenas as quer e pronto rs..

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
2 minutos atrás, ariarantes disse:

Sem contar com soluções extras, somente rodando os serviços do Cpanel, seu servidor tem muito pico de load com essas 4000 contas?

load average: 2.89, 2.70, 2.81 

As vezes bate um pico de 4 a 5 devido algum script, etc... mas não tem muito overload não.
 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?