Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ideia: backup, replicação e migração de contas (quero seu feedback)


Posts Recomendados

Olá a todos!

O cPanel ainda oferece poucas opções de destino para backups do servidor, além de continuar a ter várias limitações. Existem opções de armazenamento na nuvem com preços atrativos (por exemplo, 1TB por R$ 24,90 do OneDrive), às quais o cPanel não oferece suporte. Somado a isso, faltam mais opções de horários, um processo de restauração mais fácil e mais rápido - convenhamos, é um terror aguardar várias horas para restaurar dezenas de sites de vários clientes reclamando e ameaçando de processo.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais eu já há algum tempo planejo a criação de um novo sistema de backup. Eu sei que já existem boas alternativas ao sistema nativo do cPanel, tais como CpRemote, JetBackup), porém eu sei que posso desenvolver algo ainda melhor e com suporte e preços em português.

Deixo algumas ideias abaixo, que já verifiquei que são viáveis. Eu pretendo lançar uma campanha de financiamento coletivo para apoio financeiro ao projeto. A ideia é fornecer suporte e atualização para os apoiadores, que podem instalar a ferramenta de backup, réplica e migração em todos os seus servidores. O valor mensal a ser pago é simbólico: R$ 24,00 para instalar em múltiplos servidores, tantos quanto forem de sua propriedade.

Cópia de Segurança de Contas cPanel
- Addon do Cpanel que permite ao cliente final fazer backup manual para armazenamento na nuvem (OneDrive, DropBox e Google Drive)
- Cada cliente configura sua própria conta cloud. O administrador (root) pode escolher enviar os backups automáticos do servidor para essas contas cloud.

Backup do Servidor para Storage Remoto
- Backup incremental para um servidor externo, ao mesmo tempo que pode ser compactado e enviado para mais de um destino (FTP, SFTP, FTPS, cloud)
- Possibilidade de fazer backup mais de uma vez por dia, em intervalos predeterminados, ou em horários específicos
- Envio para armazenamento cloud, tais como OneDrive, Google Drive, DropBox, além dos tradicionais (SFTP, FTP, FTPS, SCP, local)

Importação de Revendas sem a Senha de Root
- Novo sistema de migração de revendas (sem senha de root), muito mais rápido e eficiente, permitindo transferir mais de uma conta ao mesmo tempo (lembrando que eu já criei um plugin similar chamado Easy Cp Backup há alguns anos)

Replicação (ou espelhamento local-remoto) de Servidores, Revendas e Contas cPanel
- Cópias de segurança são enviadas para um servidor remoto, atualizada várias vezes ao dia, sem a necessidade de restaurar a conta inteira a cada vez
- Se o servidor original der problema, basta apontar os DNS para o servidor que mantém a réplica, não havendo a necessidade de restaurar os backups
- Atualização e espelhamento quase em tempo real na criação e modificação de contas de email, bancos de dados, contas FTP, domínios, etc
- Arquivos alterados, apagados ou adicionados são transferidos via rsync (economia de tráfego e de tempo), bancos de dados podem ser transferidos em tempo real (ainda estou analizando a viabilidade disso) ou em determinados intervalos

Gostaram da ideia? Fiquem à vontade para comentar, falar sobre algo que gostaria que fosse adicionado, etc.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A ideia  é muito boa e acho que tem um bom mercado, inclusive tenho interesse em usar e possivelmente revender.

Agora a questão, voce tem capacidade técnica para desenvolver isso tudo, sao muitas funções, tem que testar varias integrações, possiveis bugs e etc.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, chuvadenovembro disse:

Uai, mas você já não tem um plugin que faz basicamente isso ai?

A proposta é diferente. Não há semelhança além da parte de migração de revendas.

4 horas atrás, Fabio S Araujo disse:

 A ideia  é muito boa e acho que tem um bom mercado, inclusive tenho interesse em usar e possivelmente revender.

Agora a questão, voce tem capacidade técnica para desenvolver isso tudo, sao muitas funções, tem que testar varias integrações, possiveis bugs e etc.

Isso ainda é apenas uma pequena parte. Tenho capacidade para mais. Futuramente terá uma API para, por exemplo, integrar ao WHMCS.

Lembrando que a ideia não é pedir apoio antes, mas sim depois de lançar uma primeira versão do sistema.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jaime Silva disse:

A proposta é diferente. Não há semelhança além da parte de migração de revendas.

Isso ainda é apenas uma pequena parte. Tenho capacidade para mais. Futuramente terá uma API para, por exemplo, integrar ao WHMCS.

Lembrando que a ideia não é pedir apoio antes, mas sim depois de lançar uma primeira versão do sistema.

 

OK, depois que tiver a primeira versao avisa.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?