Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cliente de vps diz que site "sumiu" do servidor e colocou a responsabilidade na empresa. posso ser processado e ter causa perdida?


Claudio

Posts Recomendados

Boa noite a todos.

Gostaria apenas de algumas informações. Só para garantir que não estou enganado. Se tiver algum advogado no fórum e puder comentar será muito bem-vindo.

--

Tal cliente nosso de servidor VPS que não possui serviço gerenciado disse que instalou/hospedou determinado site no servidor VPS e que este site simplesmente sumiu do servidor. Vou informa-los de que o cliente não tem serviço de backup contratado, concordou com os termos de uso mas parece que não leu.

Me coloquei a disposição para ajudar o cliente a recuperar os dados do site. Localizei 5 backups diários do servidor VPS (backup completo da máquina) e restaurei um por um, procurei e não encontrei o site que ele havia mencionado. Verifiquei para onde o site apontava e estava usando as DNS do cliente de VPS, porém os IPs apontavam para outro servidor. Eu informei ao cliente que muito provavelmente ele se enganou e hospedou o site em um servidor antigo que não pertence a nossa rede e que o site que ele mencionou nunca esteve no servidor dele, se estivesse, o site apareceria em pelo menos um backup.

Não conformado, o cliente do servidor VPS não gerenciado e sem plano de backup adicional disse que a responsabilidade era minha(da empresa) e que eu(a empresa) deveria arcar com o prejuízo do cliente de VPS e do dono do site perdido. Com isso, disse:

"Vou entregar então pro advogado. Vocês serão responsabilizados por todos os danos causado ao cliente e a agencia pela perda dos dados referente a contratação do serviço de servidor dedicado e a  hospedagem do site www.nomedosite.com.br. Vou formalizar no email para você e para ele". 

--
Na pior das hipóteses, caso eu(a empresa) seja processado por isto, eu posso perder essa causa? Como vou saber se fui ou não processado? Serei notificado por um oficial da justiça ou de que forma?
- Nunca fui processado e atualmente a empresa não tem CNPJ ativo desde o ano passado.

 

O cliente concordou no ato da contratação com:

 

BACKUP

A Del Host realiza backups diários em todos os servidores de hospedagem, revenda e servidores VPS tem seus backups diários por segurança. 
Todavia, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups.
É responsabilidade do cliente, guardar seus arquivos, fazer copias de segurança, backups, etc. Por favor, sempre mantenha sua própria cópia de segurança. 
Como opção, o cliente pode solicitar a compra de espaço adicional para backups de segurança 
Caso tenha dúvidas sobre como proceder para gerar tais backups, entre em contato com nosso suporte. O cliente é o único responsável pelo conteúdo de seu site e pelas copias de segurança do mesmo. 

 

 

Obrigado a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fique tranquilo, mas comece sempre destacar essa cláusula para os clientes, pois sempre vai ter uns com essa mesma base de raciocínio, tudo que é problema é a empresa, não conseguem rodar um comando de update é a culpa da empresa, n consegue dar sudo su pra entrar no root a culpa é da empresa, sempre foi assim e sempre vai ser, basta vc tomar controle da parada, e explicar bem suas cláusulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Claudio disse:

Obrigado.

Em todo caso, é uma perda de tempo. Nunca fui processado e nem sei direito como funciona e o que devo fazer.

Cláudio, normalmente ele vai entregar pro advogado dele, que vai procurar uma falha para poder usar.
Se seus termos de uso são bem claros, ele vai ver que é uma causa perdida e vai aconselhar a não abrir o processo. 

Em 95% dos casos não passa da fase das ameaças. 
Caso este se enquadre nos 5%, é simples, qualquer advogado vai conseguir ganhar a causa, já que é algo bem simples. 

Ao ganhar você vai poder requisitar que ele(Seu cliente) pague todos os custos envolvendo o processo, para que você não saia perdendo. 

Eu acredito, que do ponto de vista jurídico(Obs: Sem ler seu contrato), de que é uma causa ganha caso ele te processe. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bruno Henrique disse:

Cláudio, normalmente ele vai entregar pro advogado dele, que vai procurar uma falha para poder usar.
Se seus termos de uso são bem claros, ele vai ver que é uma causa perdida e vai aconselhar a não abrir o processo. 

Em 95% dos casos não passa da fase das ameaças. 
Caso este se enquadre nos 5%, é simples, qualquer advogado vai conseguir ganhar a causa, já que é algo bem simples. 

Ao ganhar você vai poder requisitar que ele(Seu cliente) pague todos os custos envolvendo o processo, para que você não saia perdendo. 

Eu acredito, que do ponto de vista jurídico(Obs: Sem ler seu contrato), de que é uma causa ganha caso ele te processe. 

 

Entendi. Obrigado pelas informações.

Eu comprovei que a conta/site nunca esteve nos meus servidores e mesmo que estivesse, ele é um cliente de VPS. Os termos estão claros aqui https://delhost.com.br/termos.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para uma "proteção" sua no futuro, tire todos os prints com datas, exemplo do Whois que aponta o site do seu cliente para outro provedor, e talvez ate um ping mostrando para qual IP leva o site. Lembre-se de manter a data e hora sempre no print. Isso prova que o erro está no cliente em "levar" o site dele para um outro provedor e pensar que estava com você. Certamente ele cancelou o servidor antigo e perdeu os dados, e por algum erro não migrou o site dele para o seu servidor. Toda prova ao seu favor é válida, guarde com você sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica pessoal

7 horas atrás, MatheusH disse:

Se ele procurar um advogado, a primeira coisa que irão fazer é ver se as Politicas/Termos de uso da empresa é registrado em cartório,

Dessa eu não sabia. Se não for registrada em cartório, não tem valor? Posso perder a causa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?