Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre backup whm


PauloNichio

Posts Recomendados

Fala pessoal, beleza?

O motivo deste tópico é tirar uma dúvida com vocês. Atualmente tenho alguns servidores dedicados e todos estão configurados para fazer backup de todas as contas no sábado, pelo método backup herdado do WHM.

O problema é que, como o backup é transferido para outro servidor via FTP e todos os arquivo são compactados, leva um tempo muito grande para a tarefa ser concluída (quase 2 dias para se ter uma ideia).

Como há a necessidade de compactação das contas e transferência, o servidor fica muito instável no final de semana (load alto e internet um pouco lenta) - devido a isto, gostaria de saber o modo como trabalham e como poderia acelerar a conclusão deste processo? Vi que o WHM tem o novo modo de backup, mas nunca cheguei a usá-lo e não creio que ele irá ajudar no desempenho.

Enfim, fico no aguardo de uma alternativa de vocês.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do que conheço, a melhor opção pronta do momento é um software chamado https://www.jetapps.com/jetbackup. Eu ainda não homologuei ele por aqui por questões culturais. Sempre fico preocupado em utilizar algo fora do padrão cPanel. Afinal, esta é a vantagem de se utilizar um painel de controle: minimizar intervenções manuais ou fora do ecossistema automatizado.

Nos meus servidores de hospedagem faço o backup diário local e remoto utilizando o novo padrão de backup cPanel. Fique ciente que a demora é a mesma no final das contas se você transferir alto volume de arquivos. Cada servidor meu gera, por dia, uns 450 GB de arquivos de backup.

Minha solução paliativa: backup incremental, gerido pelo cPanel, todos os dias.
Um outro script - se valendo do rsync - envia pros servidores remotos.
Nestes servidores remotos um outro script vai organizando este arquivos de maneira a termos sempre duas cópias diárias, uma semanal e uma mensal. Backup das contas já encerradas no servidor de produção são enviados pro S3 semanalmente (num ponto de montagem permanente no sistema de arquivos), e lá ficam até que meu fluxo suporte.

Minimizo os custos utilizando RAID 0 pros backups mensais.

Não fica barato, como de nenhuma outra forma fica, mas desta maneira você transfere a degradação pro servidor remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?