Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Difrença fastcgi cache e opcache


Posts Recomendados

Olá pessoal,

Vocês sabem a diferença entre estes dois tipos de cache (FastCGI CACHE e OPCACHE), pois tenho pesquisado na internet e pelo que eu entendi, me parece que os dois tipos de cache funciona da mesma forma (cacheando scripts PHP na memoria)

Se os dois funcionam da mesma forma (cacheando scripts PHP na memoria), não tem como usar estes dois tipos de cache em conjunto (FastCGI CACHE + OPCACHE) correto? só posso usar ou um ou outro?

Abraço

Jean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPcache

Ajuda a diminuir o load da cpu evitando que o código php seja completamente recarregado em cada nova solicitação. 

Uma vez que o cache é armazenado na memória, nesse momento é legal ter aquele servidor com um porrada de memo sobrando hein? heheh! OVH 384GB Ram, tô brincando! Não há necessidade de tudo isso não.

Apesar do alívio proporcionado a cpu é bom lembrar que ao reiniciar o Apache (considerando o uso de WHM / cPanel) haverá um pico de consumo no processador causado pela perda do cache até que fique pronto novamente. Outra coisa a ser lembrada é que habilitar o APCu pode ajudar na performance.

Pelo que já usei, o OPcache funciona muito bem em host compartilhado e tende a manter a compatibilidade sem causar maiores problemas para os sites hospedados, no entanto, depenendo da config utilizada, você pode ter uma série de dores de cabeça, procure usar uma config equilibrada.


FastCGI NGINX

Com Nginx o FastCGI Cache pode ser armazenado em memória ou não, depende, você tem que montar o path do cache na memória. 
Como cPanel não tem suporte nativo Nginx o recomendado é usar o FastCGI Cache no modo proxy por causa da compatibilidade dos diversos tipos de sites que você hospedará.

Usando FastCGI cache diretamente, você teria que ter uma extensão pro WHM (ndeploy se não me engano) que usaria Nginx como webserver em vez de proxy e teria que ter todo o cuidado para criar exceções. E outro potencial problema seria a configuração de limpeza desse cache, por isso vai de proxy mesmo.

Fazer isso manualmente não é simples e nesse caso seria melhor adotar uma dessas extensões que você encontra para WHM.

Continuando.......A syslint criou uma extensão para usar Microcaching / FastCGI Cache com Wordpress mas é (ou era) problemática para fazer limpeza, segundo eles, a recomendação era fazer isso manualmente, já pensou? Ahhhh meu site não atualiza e você ter que ir lá limpar o cache?

No Plesk Onyx (esse painel tá matador) você tem a opção de usar o Nginx tanto como webserver ou como proxy e nesse segundo caso, ativar opção de cache inteligente que diga-se de passagem funciona lindamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Speedinx disse:

OPcache

Ajuda a diminuir o load da cpu evitando que o código php seja completamente recarregado em cada nova solicitação. 

Uma vez que o cache é armazenado na memória, nesse momento é legal ter aquele servidor com um porrada de memo sobrando hein? heheh! OVH 384GB Ram, tô brincando! Não há necessidade de tudo isso não.

Apesar do alívio proporcionado a cpu é bom lembrar que ao reiniciar o Apache (considerando o uso de WHM / cPanel) haverá um pico de consumo no processador causado pela perda do cache até que fique pronto novamente. Outra coisa a ser lembrada é que habilitar o APCu pode ajudar na performance.

Pelo que já usei, o OPcache funciona muito bem em host compartilhado e tende a manter a compatibilidade sem causar maiores problemas para os sites hospedados, no entanto, depenendo da config utilizada, você pode ter uma série de dores de cabeça, procure usar uma config equilibrada.


FastCGI NGINX

Com Nginx o FastCGI Cache pode ser armazenado em memória ou não, depende, você tem que montar o path do cache na memória. 
Como cPanel não tem suporte nativo Nginx o recomendado é usar o FastCGI Cache no modo proxy por causa da compatibilidade dos diversos tipos de sites que você hospedará.

Usando FastCGI cache diretamente, você teria que ter uma extensão pro WHM (ndeploy se não me engano) que usaria Nginx como webserver em vez de proxy e teria que ter todo o cuidado para criar exceções. E outro potencial problema seria a configuração de limpeza desse cache, por isso vai de proxy mesmo.

Fazer isso manualmente não é simples e nesse caso seria melhor adotar uma dessas extensões que você encontra para WHM.

Continuando.......A syslint criou uma extensão para usar Microcaching / FastCGI Cache com Wordpress mas é (ou era) problemática para fazer limpeza, segundo eles, a recomendação era fazer isso manualmente, já pensou? Ahhhh meu site não atualiza e você ter que ir lá limpar o cache?

No Plesk Onyx (esse painel tá matador) você tem a opção de usar o Nginx tanto como webserver ou como proxy e nesse segundo caso, ativar opção de cache inteligente que diga-se de passagem funciona lindamente.

Olá amigo,

Muti obrigado pela sua ajuda!

Mas o FastCGI também é cache para recuperar o código php da memoria ou do HD igual ao OPcache ou é cache para as paginas estáticas?

Pois pelo que eu entendi estes dois (fastcgi cache e opcache) são cache para os códigos php?

Abraço,

Jean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Speedinx recentemente fiz uns testes com o plesk onix em linux

nginx webserver + fastcgi + opcache

Nao me lembro de o cpanel ter um desempenho tao matador quanto essa. To pensando seriamente em ficar com mais onix na producao depois disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2017 em 23:53, Brinsley disse:

@Speedinx recentemente fiz uns testes com o plesk onix em linux

nginx webserver + fastcgi + opcache

Nao me lembro de o cpanel ter um desempenho tao matador quanto essa. To pensando seriamente em ficar com mais onix na producao depois disso.

Boa, exatamente.
Investindo um pouco mais nele, você tem uma extensão do Cloudflare, que seria tipo um Cloudflare Pro para todos os sites.

Estou gostando demais do Plesk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?