Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor sobrecarregado


Arthurcvm

Posts Recomendados

E aí pessoal, vou montar o seguinte cenário:

Tenho um servidor VPS com 4 núcleos de processamento e 14GB de Ram e 1TB de HDD, nele rodo o CentOS 6.8 com o CentOS Web Panel.

Eis que me surge um cliente com um grande fluxo de acesso e em alguns momentos picos que sobrecarregam onde o Load Average chega a mais do dobro, derrubando assim quase todos no server.

Por falta de experiência ainda não sei lidar como lidar com essa situação, aumento o número de núcleos no meu VPS ou isolo o cliente em um VPS com processamento equivalente à maior do meu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthurcvm Tente otimizar seu VPS, como não tem experiência recomendo você a buscar algum profissional que faça isso para você, nem sempre upgrade é o necessário.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro acho que você deve sair de VPS e ir para cloud ou dedicado. VPS geralmente o processamento não é dedicado para você e os seu 14gb de ram é ilusão. Seu VPS está um pouco desrregulado.. muita memoria ram para pouco processamento..

Mas recomendo trocar para cloud ou dedicado.

Tenho sites aqui que tem grande volume de acessos, coisa grande mesmo. Tem um site de noticias de times brasileiros que chega a picos de 20k de pessoas simultaneas. Eles utilizam Wordpress, tem 4GB de ram dedicado e 2 vCPU. Agora, o site Wordpress é muito bem otimizado, com nota boa no PageSpeed, e tem o Wp Fatest Cache dentro do mesmo para otimizar ainda mais o carregamento.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Marcelino disse:

@Arthurcvm Tente otimizar seu VPS, como não tem experiência recomendo você a buscar algum profissional que faça isso para você, nem sempre upgrade é o necessário.

 

1 hora atrás, LucasOliveira disse:

É que primeiro precisa verificar o que faz o load subir.

Provavelmente deve ser processo php. Mas se possui diversos acessos, tem medos de otimização do apache e também com algum servidor de proxy cache que ajuda muito.

 

Agora, chuvadenovembro disse:

com 14gb de ram (é isso mesmo?) pode habilitar o varnish do cwp e ver se melhora o desempenho...

Bom dia senhores! Atualmente o CWP está rodando com o Varnish Cache e o Nginx como proxy reverso, especificamente neste cliente configurei uma instância do CloudFlare já pra reduzir um pouco mais o consumo do servidor, mesmo assim não dá conta, @chuvadenovembro baseado na tua dica tô pensando em aumentar o uso de memória do Varnish, o que acha? Atualmente setado em 1GB por padrão, ainda há o CWP Pro que me permitiria utilizar a memória RAM para trabalhar com o Varnish.

Sim @LucasOliveira, andei observando isso nos últimos dias, quando há uma queda é justamente por um grande número de requisições simultâneas, percebo muitas vezes que é logo depois que o cliente escreve uma nova postagem no seu blog (Wordpress), além disso, não sei se tem algo haver, mas minha caixa de emails já tá lotada de avisos de "Excessive resource usage" do "haldaemon" com um process time absurdo, mesmo assim o sistema não o mata, apenas avisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro dos meus conhecimentos, mesmo que otimize por completo o servidor, não vai resolver esse problema.

A primeira coisa que dever ser feita é ver o que está causando o aumento do load. Se é determinado site então tem que ver qual arquivo, script, função... que provoca isso e tentar corrigir, mesmo que tenha relação ou não com acessos. Resumindo tem que otimizar o site e se isso não resolver, então não vai ter outra saída: Suspende a conta ou isola esse cliente em outro servidor, pois como falei mesmo o seu servidor estando 100% otimizado, a demanda de recursos que o site do cliente consome, uma hora ou outra vai derrubar os serviços, você estar com o servidor preparado para suportar "50k" mas isso é para todos os sites, então se alguém chegar nesse limita derruba tudo.

Agora se tivesse Cloudlinux teria um controle maior, o cliente teria um limite até onde pode ir e não derrubaria os demais, só que esse recurso promovido pelo LVM se não me engano não funciona com CWP mas somente com cPanel (me corrijam se estiver enganado).

Enfim, não vai fazer diferença a quantidade de cores ou ram se o site não for otimizado, mas mesmo assim uma hora ou outra dependendo do consumo e acessos pode acabar caindo o serviço.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Anger disse:

Primeiro acho que você deve sair de VPS e ir para cloud ou dedicado. VPS geralmente o processamento não é dedicado para você e os seu 14gb de ram é ilusão. Seu VPS está um pouco desrregulado.. muita memoria ram para pouco processamento..

Mas recomendo trocar para cloud ou dedicado.

Tenho sites aqui que tem grande volume de acessos, coisa grande mesmo. Tem um site de noticias de times brasileiros que chega a picos de 20k de pessoas simultaneas. Eles utilizam Wordpress, tem 4GB de ram dedicado e 2 vCPU. Agora, o site Wordpress é muito bem otimizado, com nota boa no PageSpeed, e tem o Wp Fatest Cache dentro do mesmo para otimizar ainda mais o carregamento.

O problema é que pra agora eu não tenho a folga financeira pra pegar um cloud, muito menos um dedicado, mas uma optimização viria bem a calhar.

 

2 horas atrás, maksol disse:

Cloudlinux não ajudaria ??

 

@chuvadenovembro  VPS na contabo chega a 50GB Ram e  é   KVM

Eu fugi de uma revenda justamente por conta do CloudLinux, este referido cliente passava mais tempo down do que up, era uma agonia, só que de lá pra cá o site dele deu uma explosão de requisições, ou seja, já esta na hora de passar por outra optimização, ou reconfiguração dos serviços. Sim, estou utilizando um VPS da Contabo e tenho ótimos resultados em relação à uptime.

 

1 hora atrás, RevendaHost disse:

Dentro dos meus conhecimentos, mesmo que otimize por completo o servidor, não vai resolver esse problema.

A primeira coisa que dever ser feita é ver o que está causando o aumento do load. Se é determinado site então tem que ver qual arquivo, script, função... que provoca isso e tentar corrigir, mesmo que tenha relação ou não com acessos. Resumindo tem que otimizar o site e se isso não resolver, então não vai ter outra saída: Suspende a conta ou isola esse cliente em outro servidor, pois como falei mesmo o seu servidor estando 100% otimizado, a demanda de recursos que o site do cliente consome, uma hora ou outra vai derrubar os serviços, você estar com o servidor preparado para suportar "50k" mas isso é para todos os sites, então se alguém chegar nesse limita derruba tudo.

Agora se tivesse Cloudlinux teria um controle maior, o cliente teria um limite até onde pode ir e não derrubaria os demais, só que esse recurso promovido pelo LVM se não me engano não funciona com CWP mas somente com cPanel (me corrijam se estiver enganado).

Enfim, não vai fazer diferença a quantidade de cores ou ram se o site não for otimizado, mas mesmo assim uma hora ou outra dependendo do consumo e acessos pode acabar caindo o serviço.

Ótima observação, realmente tô pensando seriamente em isola-lo pra diminuir minha dor de cabeça ao menos por algum tempo, sobre o CloudLinux no CWP ele está disponível sim, inclusive tem um post na wiki do CWP explicando como instala-lo, o CloudLinux seria interessante se eu fosse aumentar a capacidade do servidor, podendo assim oferecer um pouco mais de recursos para este cliente, concorda comigo?

 

56 minutos atrás, Fabio S Araujo disse:

Acho que o problema pode estar no disco, falou que tem 1 TB, mas é o que? Sata, SAS, SSD? está sozinho ou em raid?

Hoje o grande gargalo dos servidores são os discos mecânicos.

Não tenho maiores informações sobre o disco, só que é um HDD de 1TB da Contabo, seria esse plano de 11,99 euros, o que eu poderia fazer é transferir meu plano para um de 14,99 euros onde estaria ganhando mais 2 núcleos, mais 10GB de RAM e 100% SSD de 600GB, seria uma solução válida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?