Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Geração de Faturas Recorrente para Serviço Suspenso


Fernando Rafs

Posts Recomendados

Fala pessoal,

Como vocês fazem com aquele cliente que teve o serviço suspenso por falta de pagamento, no caso serviço de hospedagem compartilhada, e o cliente não solicitou o cancelamento e ainda não houve o cancelamento.

Vocês deixam gerar outras faturas até que o cliente solicite o cancelamento ou que ocorra o cancelamento automático ou não geram outras faturas (no caso WHMCS onde as faturas são geradas recorrentemente mesmo com o serviço suspenso)?

Porque sempre tem aquele cliente que por exemplo possui 2 faturas em aberto, e quer pagar apenas uma, vindo com a história que o serviço estava suspenso, logo não estava utilizando os serviços, e quer pagar apenas uma fatura e ter o website online normalmente, como se no período que o website ficou suspenso a geração de backups e dados resguardados não fossem uso de recursos.

Hoje mesmo um cliente pagou uma fatura em atraso, ficando mais uma e se nega a pagar a outra e ainda quer o serviço online.

O que vocês informam para estes clientes? Porque mesmo passando ao cliente que houve geração de backups durante o período de suspensão e que os dados ainda estão armazenados no servidor, ou seja uso de recursos, o cliente acaba dizendo que não somos justos, blá blá blá....

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gero fatura se por acaso tiver outra em aberto. Nesse ponto eu sou bem rígido digamos assim, pois como os clientes gostam e exigem que os serviços sejam impecavelmente prestados, e isso eu acho que faço muito bem, então eu também "exijo" do cliente que a parte dele, em todos os aspectos sejam cumpridas, e pagamento é uma delas.

Então trabalho da seguinte forma:

1- Revenda ou Hospedagem: 3 dias vencido suspendo o serviço. Depois de mais 12 dias (completam 15 dias de atraso) serviço cancelado.
2- Licenças de Software ou serviços: 1 dia após o vencimento suspenso e depois de mais 2 dias cancelado.
3- VPS/Cloud: 1 dia após vencimento suspenso, 3 dias cancelado servidor deletado.

Todos os serviços cancelados também tem igualmente todos os seus backups deletados.

Trabalho dessa forma e sempre funcionou bem, na verdade sempre que algum cliente atrasou o pagamento e dentro do prazo não deu nenhuma justificativa, o cara simplesmente sumia, ou seja, até hoje os serviços que fui obrigado a cancelar por falta de pagamento o cliente nunca mais deu as caras.

Tudo explicado e frisado nos termos de serviço.
 

 

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RevendaHost disse:

Eu não gero fatura se por acaso tiver outra em aberto. Nesse ponto eu sou bem rígido digamos assim, pois como os clientes gostam e exigem que os serviços sejam impecavelmente prestados, e isso eu acho que faço muito bem, então eu também "exijo" do cliente que a parte dele, em todos os aspectos sejam cumpridas, e pagamento é uma delas.

Então trabalho da seguinte forma:

1- Revenda ou Hospedagem: 3 dias vencido suspendo o serviço. Depois de mais 12 dias (completam 15 dias de atraso) serviço cancelado.
2- Licenças de Software ou serviços: 1 dia após o vencimento suspenso e depois de mais 2 dias cancelado.
3- VPS/Cloud: 1 dia após vencimento suspenso, 3 dias cancelado servidor deletado.

Todos os serviços cancelados também tem igualmente todos os seus backups deletados.

Trabalho dessa forma e sempre funcionou bem, na verdade sempre que algum cliente atrasou o pagamento e dentro do prazo não deu nenhuma justificativa, o cara simplesmente sumia, ou seja, até hoje os serviços que fui obrigado a cancelar por falta de pagamento o cliente nunca mais deu as caras.

Tudo explicado e frisado nos termos de serviço.
 

 

Realmente, os clientes exigem bastante, e mesmo bem frisado em letras grandes nos termos de serviço, o cliente informa que não leu, etc e etc.

Mas está certo, creio que terei que me reunir com a minha equipe e ajustar melhor esta questão de suspensão e cancelamento, as vezes acabamos sendo flexíveis com os clientes, porém em muitos casos esta flexibilidade acaba é nos dando dor de cabeça.

Obrigado pela sua resposta @RevendaHost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto disse:

Realmente, os clientes exigem bastante, e mesmo bem frisado em letras grandes nos termos de serviço, o cliente informa que não leu, etc e etc.

Mas está certo, creio que terei que me reunir com a minha equipe e ajustar melhor esta questão de suspensão e cancelamento, as vezes acabamos sendo flexíveis com os clientes, porém em muitos casos esta flexibilidade acaba é nos dando dor de cabeça.

Obrigado pela sua resposta @RevendaHost

Utiliza WHMCS? Basta desmarcar a opção Continuous Invoice Generation http://nimb.ws/Nu7STh

Assim só será gerada uma nova fatura se o cliente pagar a atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui não uso essa opção de gerar faturas recorrentes mesmo com serviço suspenso. só quem usa isso é empresa que guarda os dados do clientes por muito tempo após a suspenão ( 1 mes, 2 meses ). e sinceramente não recomendo ninguem ficar guardando dados de clientes por 1,2 meses. enquanto os dados estão guardados estão puxando recursos e usando espaço do seu servidor, e 80% dos clientes não querem pagar a fatura do periodo que estava suspenso. então o melhor a fazer é programar pra deletar tudo logo com uns 15, 20 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Guto disse:

Realmente, os clientes exigem bastante, e mesmo bem frisado em letras grandes nos termos de serviço, o cliente informa que não leu, etc e etc.

Mas está certo, creio que terei que me reunir com a minha equipe e ajustar melhor esta questão de suspensão e cancelamento, as vezes acabamos sendo flexíveis com os clientes, porém em muitos casos esta flexibilidade acaba é nos dando dor de cabeça.

Obrigado pela sua resposta @RevendaHost

Pois é, eu aconselho a dar uma verificada na sua forma de trabalhar, não estou dizendo que está errado e muito menos que a forma como eu trabalho é a mais certa, mas sim querendo dizer que é preciso olhar o nosso lado e percebi que você olha mais o do cliente, pois se tem faturas sendo geradas mesmo que outras estejam em aberto, então fica evidente que você possui clientes que atrasam o pagamento por mais de 30 dias. E isso acontecendo, vai ser como você mesmo citou; o cliente paga um mês e quer que outro seja perdoado. Recentemente um conhecido me falou que tem um cliente com mais de 4 meses de atraso, acredite ou não, e que o cara ainda tem a cara de pau de pedir suporte, julga que o serviço está lento... ou seja, ele age como se estivesse em dia. Então esse conhecido meu falou que não suportou mais e suspendeu o serviço, e o cliente ligou furioso! Acredita nisso?  E ainda teve que negociar com o cara, dar desconto e dividir em 6x no Pagseguro.

Olha só, comigo sempre acontece isso, o cliente fala que não viu os termos, não leu, tem uns que até falam que não existe nada no site. Eu sempre uso o mesmo argumento(a mesma frase decorada  kkkkk). Digo o seguinte: "Antes do Sr(a). finalizar o seu pedido, existe uma opção a ser marcada para afirmar que leu e concorda com os termos, não foi? Sem ela o pedido não é concluído. Esses termos são justamente para isso, serem lidos, compreendidos e em caso de dúvidas entre em contato para esclarecimentos. Se concorda assine o serviço, agora se não concordar não assine. Isso não está lá para ser somente marcado".

É simples assim, não prolongo a conversa e sou bem objetivo, trato o cliente com educação, paciência, boa vontade, na mesma forma que gosto de ser tratado e atendido. Isso tem quer ser feito e deixado claro desde o início para que o cliente saiba que quem manda na minha empresa, dita regras e coloca preço nos meus serviços sou eu. Não aceito o cliente querer ditar as regras, querer ser "amigo", ter intimidade. Trato bem o cliente, procuro ajudar na medida do possível, mas cada um na sua.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, o mais ideal é justamente desmarcar esse checkbox do WHMCS, como dito pelo @edvan . Onde não gera uma nova fatura se tiver algum em pendência. Mas, no caso de se gerar faturas recorrentes para custear o armazenamento, backup, etc. vejo necessário também a implementação dessa questão nos "termo e politicas" da empresa, como uma forma de resguardar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, YAGOHD disse:

aqui não uso essa opção de gerar faturas recorrentes mesmo com serviço suspenso. só quem usa isso é empresa que guarda os dados do clientes por muito tempo após a suspenão ( 1 mes, 2 meses ). e sinceramente não recomendo ninguem ficar guardando dados de clientes por 1,2 meses. enquanto os dados estão guardados estão puxando recursos e usando espaço do seu servidor, e 80% dos clientes não querem pagar a fatura do periodo que estava suspenso. então o melhor a fazer é programar pra deletar tudo logo com uns 15, 20 dias.

Conheço um cara que guarda os arquivos do cliente por 6 meses, quando perguntei o motivo ele me falou que caso o cliente precise e solicite ele cobra a taxa por isso, ou então se o cliente voltar ele já tem os dados. Agora falei pra ele que não tem nenhuma razão para isso, até porque depois de meses creio que isso nem tem importância, pois quem um dia perdeu arquivos e restaurou backup de 30 dias ou mais? Backup para ser restaurado tem que ser de no máximo 7 dias e olhe lá.

Sem falar que eu também penso na seguinte questão: um ex-cliente alegar o motivo pelo qual ele tem os arquivos do cara guardados e por tanto tempo. Já viu né?

Aqui depois de 15 dias eu deleto tudo, não fica nenhum backup em nenhum servidor de contas canceladas ou encerradas.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente trabalho da seguinte forma:
1 - Faturas geradas com 10 dias de antecedencia
2 - Caso não tenha pagamento, em 8 dias após vencimento suspende o serviço.
3 - Caso o cliente não realize nenhum pagamento ou comunicação durante 30 dias o serviço é cancelado e os dados apagados.
4 - Serviço suspenso as faturas não são geradas...

Trabalho assim e tem dado certo!

Atualmente trabalho da seguinte forma:
1 - Faturas geradas com 10 dias de antecedencia
2 - Caso não tenha pagamento, em 8 dias após vencimento suspende o serviço.
3 - Caso o cliente não realize nenhum pagamento ou comunicação durante 30 dias o serviço é cancelado e os dados apagados.
4 - Serviço suspenso as faturas não são geradas...

Trabalho assim e tem dado certo!

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MarksEliel disse:

Atualmente trabalho da seguinte forma:
1 - Faturas geradas com 10 dias de antecedencia
2 - Caso não tenha pagamento, em 8 dias após vencimento suspende o serviço.
3 - Caso o cliente não realize nenhum pagamento ou comunicação durante 30 dias o serviço é cancelado e os dados apagados.
4 - Serviço suspenso as faturas não são geradas...

Trabalho assim e tem dado certo!

Atualmente trabalho da seguinte forma:
1 - Faturas geradas com 10 dias de antecedencia
2 - Caso não tenha pagamento, em 8 dias após vencimento suspende o serviço.
3 - Caso o cliente não realize nenhum pagamento ou comunicação durante 30 dias o serviço é cancelado e os dados apagados.
4 - Serviço suspenso as faturas não são geradas...

Trabalho assim e tem dado certo!

QUALSE DA MESMA FORMA QUE TRABALHO AQUI, A DIFERENÇA É QUE EU APAGO OS DADOS COM 20 DIAS. SE O CLIENTE CHEGAR A ENTRAR EM CONTATO PRA FALAR QUE VAI PAGAR TAL DIA, AI TALVEZ EU PROGRAME PARA A CONTA NAO SER DELETADA ATÉ A DATA INFORMADA PELO CLIENTE, MAIS TEM CLIENTE QUE SOME DE UMA VEZ, PASSA O DIA DO PAGAMENTO E ELE NEM SEQUER ACESSA A AREA DE CLIENTE DELE, DESTE TIPO DE CLIENTE NAO COMPENSA GUARDAR DADOS, POIS TA NA CARA QUE ELE NUM TA PREOCUPADO COM NADA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?