Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como estou escolhendo meus funcionários.. Talentos!


joaopaulo

Posts Recomendados

Nós que estamos começando agora e estamos partindo aí para os primeiros funcionários sonhamos com a possibilidade de encontrar no mercado profissionais altamente qualificados, comunicativos e responsáveis, que se sujeitem a receber um salário menor numa empresa que está começando...

O problema é que simplesmente não se acha esse tipo de profissional. E se você acha, fique atento que ele deve estar numa má fase da vida pessoal e procurando um emprego enquanto está com você. A qualquer momento, você pode perde-lo. Devido a esse paradgma, resolvi procurar jovens talentos no mercado.

Primeiramente defini o perfil profissional que eu precisava para cada situação: Vendas, Administração (financeira e pessoal), Suporte, Desenvolvimento e Relacionamento com Parceiros.

Pensando bem resolvi abdicar-me da Administração e ficar com o Relacionamento com Parceiros.

Antes que me perguntem, a administração de maneira geral de uma empresa nos quesitos financeiros e pessoal pode ser deixada na maior parte do tempo sob cuidados de outrem. O que preciso são de relatórios de fechamento de caixa, estatísticas da evolução do faturamento e despesas. Sempre achei que muitos pecam em crescer no curto prazo por ficarem única e exclusivamente focados no financeiro. E acredito que meu crescimento no curto prazo será em sua grande maioria devido ao relacionamento com parceiros e com prospectos de novos clientes.

Enfim, comecei minha caçada de jovens talentos. Defini que quero na minha organização num momento inicial jovens. Bem jovens, 18 á 20 anos. Quero aqueles que estão ingressos ou ingressando na faculdade e não os que já saíram. Justificativa: quero trazer todas as novas técnicas que eles aprendem lá, para dentro de minha empresa. Quero que haja esse comprometimento deles de aprenderem lá, e atualizarem aqui com o que há de novo no mercado.

Vendas: Encontrei uma estudante de 18 anos, recém-formada num curso técnico de nível médio em Administração trabalhando numa loja de ternos em Limeira. Já no primeiro contato percebi que ela era diferente, trabalhava bem as palavras, ela detectava minhas dúvidas a partir de meus comentários e já respondia a elas com muita inteligencia. Consegui descobrir na mesma conversa que ela iria iniciar Ciências da Computação neste ano, e isso me chamou a atenção. O que preciso mesmo para vendas? Alguém que goste/seja de TI, que conheça um pouco de maneira geral o marketing, administração de pessoal e atendimento ao cliente. Não falei muito e pronto, recrutada! Ela já começou a estudar minhas aplicações. Surpreendi-me mais ainda com o primeiro relatório dela de como planejar uma venda telefônica de certo produto daqui e onde prospectar os clientes. Sensacional a visão de marketing dela. E vai dar uma ajudinha em dúvidas sobre os aplicativos quando os tickets forem dessa natureza.

Administração: Estava no ano passado num almoço com certo amigo, quando ele me apresentou sua prima, uma jovem de 20 anos cuja profissão era modelo. Logo, nem me interessei mais no perfil profissional, pois para que preciso de uma modelo? A duas semanas atrás, estava saindo de Piracicaba (cidade do Chuva) e ela estava no ponto de ônibus, voltei e dei uma carona para ela. Conversa vai e vem no carro, e ela começou a falar de seu emprego atual, e nisso a mostrar alguma certa “rebeldia” com a atual empresa devido a desorganização. Nisso ela começou a comparar com o velho emprego dela. E pimba! Estudante de administração do nível superior com uma capacidade organizacional e visão daquelas que raramente vemos por aí. Ela percebe os problemas, faz relatório dos problemas e busca as soluções. O problema é que o superior(mentor) dela só se limita a não ler nada. Uma pessoa muito, mas muito pró-ativa. É a típica pessoa que se colocada numa grande organização, rapidamente irá chegar à diretoria. Quando descobri que ela era estagiária , nem pensei duas vezes, convidei-a para ser trainee e pronto! Recrutada! Vai ajudar nos tickets a respeito do financeiro e tenho a certeza plena de que se eu não criar um bom plano de carreira para ela, vou perder talvez a melhor colaborada da empresa. Organização é fundamental.

Desenvolvimento: Precisava de uma pessoa no momento inicial que trabalhasse melhor e mais eficientemente que eu em uma área exclusivamente: design. Resultado, achei um jovem de 19 anos fazendo sites como freelancer por aí. Ele não usa tableless, mas tem um talento para imagens que raramente vejo por aí. Descobri que ele não tinha emprego fixo, e estudava design gráfico no ensino superior. Num momento inicial ele não quis pois não gosta de ter horário fixo. Fechado, para mim melhor ainda. Eu preciso dele sob demanda. Questão salarial foi rapidamente resolvida. Ele não irá ter horário para trabalhar, mas se compromete a entregar os projetos no prazo. Mas claro, irá desenvolver tudo dentro da empresa. Vai ajudar também nos tickets a respeito do uso das aplicações também e alimentar quando em folga, as wikis e demais portais da empresa.

Programador: Arrumei outros dois irmãos gêmeos, dessa vez estudantes do 2º ano de Ciências da computação que fazem scripts e pequenos sites dinâmicos por aí como freelancer, porém dominam já o framework Cake, que foi o que mais me surpreendeu. Mas tem curso técnico em informática com ênfase em no desenvolvimento de sistemas. O suporte direto sobre problemas em aplicativos fica dividido entre eles e eu.

O interessante é que um estuda de manha e o outro a noite, o que fez com que eu montasse o seguinte horário: das 7 as 14:00h para um e das 14:00h as 21:00h ao outro.

Ou seja, só de madrugada que tenho que ficar atento a tickets.

Gerenciamento dos servidores: Terceirizado. Crei um script próprio de monitoramento que abre um ticket automaticamente ao falhar um serviço no servidor, no site da terceirizada.

Enfim, esse é o time da empresa principal.

O bom é que no momento, não pago alto salários e tenho um time com uma grande capacidade de me levar para frente, claro que periodicamente tenho que estar dando um aumento, ou incentivo de outra forma, como o que já concedi num momento inicial a todos é: eu assumo a mensalidade do curso de inglês de todos eles e pago 50% de quem ter interesse no espanhol, fui numa boa escola da cidade e matriculei os 5 numa única turma e consegui um big desconto(pago 3,8 mensalidades...).

Tenho duas jovens da área de administração, onde uma me supreende pela pró-atividade em resolver problemas e trazer soluções, com uma capacidade organizacional incrível, e outra que tem uma visão de prospectos e comunicação muito, mas muito boa. Quero juntar essas duas periodicamente e ver o quanto evoluímos em atendimento ao cliente e em vendas.

São jovens(todos) que tem idéias novas, uma boa parte delas não batem com as minhas, e é esse clima de incomodo que quero. Quero estar incomodado, pois o incomodo é que traz a inovação.

E vocês, como definem/definiram seus times?

Editado por joaopaulo
Erros de PT. Ainda ficaram milhares.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Parabéns meu irmão, a sua equipe estar ótimo estar com excelentes talentos se desenvolvendo em suas distintas aréas, o bom de trabalhar com jovems e que a maioria estar na ancia de aprender mais trabalha e aproveitam a oportunidade, ouve o patrão, quando ja trabalha com mais velhos alguns acham que ja sabem e não gosta muito de ouvir o patrão.

Parabéns, Deus Abênçoe essa sua trajetória rumo ao sucesso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da captação João hehehe

Com relação ao rapaz que não gosta de horário fixo, sinceramente eu penso + ou - desta forma, p/ mim prefiro trabalhar com metas do que horários, mas infelizmente nem todo mundo aguenta firme quando falamos em metas.

Exemplo: Não fazer nada um mês inteiro...consequentemente...se entrar um job com prazo curto é preciso muita dedicação e flexibilidade nos horários e dias de trabalho, como madrugada, domingo e feriado...é raro achar alguém disposto que veste a camisa neste sentido...e nem sei se nossa legislação trabalhista conseguiriamos manter um funcionário com este perfil.

Depois poderia postar umas fotas p/ vermos se o seu escritório está ficando igual do google? :D

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da captação João hehehe

Com relação ao rapaz que não gosta de horário fixo, sinceramente eu penso + ou - desta forma, p/ mim prefiro trabalhar com metas do que horários, mas infelizmente nem todo mundo aguenta firme quando falamos em metas.

Exemplo: Não fazer nada um mês inteiro...consequentemente...se entrar um job com prazo curto é preciso muita dedicação e flexibilidade nos horários e dias de trabalho, como madrugada, domingo e feriado...é raro achar alguém disposto que veste a camisa neste sentido...e nem sei se nossa legislação trabalhista conseguiriamos manter um funcionário com este perfil.

Depois poderia postar umas fotas p/ vermos se o seu escritório está ficando igual do google? :D

Huahauahauahauhaua

Não está ficando igual o Google ainda.... Estou com um comodo livre, vou colocar lá acho que um bigest sofa, muitas almofadas e TV + DVD e uma mesa de futebol de botão.

Amanhã a tarde será a primeira reunião com todos. Em meados de março vamos abrir definitivamete as portas.

Nessa reuniao eu quero ouvir o que eles pensam que vao fazer, o que eles se veem fazendo aqui, o que eles imaginam da empresa no curto e médio prazo. Vamos ver como fica essa "cesta" de idéias e objetivos.

Quanto ao designer, devido a problemática do horário, colocamos para fins trabalhistas que ele faz banco de horas. Embora o meu negócio com ele é só fazer layout. Os gemos que piquem tudo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito João, ótima observação e captação das proezas de cada um dos Jovens,

Só achei estranho a questão do problema no servidor, ter que abrir um ticket quando falhar um serviço.. No caso, o gerenciamento não deveria detectar este tipo de coisa sem a necessidade do script? É o que eu faço aqui, algo meu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito João, ótima observação e captação das proezas de cada um dos Jovens,

Só achei estranho a questão do problema no servidor, ter que abrir um ticket quando falhar um serviço.. No caso, o gerenciamento não deveria detectar este tipo de coisa sem a necessidade do script? É o que eu faço aqui, algo meu mesmo.

Eles fazem o monitoramento a da cada 40min. Eu faço a cada 2 min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,

Desejo sucesso a você e sua equipe!

Uma das coisas que considero mais difíceis em qualquer negócio é contratar gente!!

O que eu procuro para minha empresa é alguém que tenha postura de dono do negócio, ou seja, que queira crescer com a empresa e não fique preso a horários pré determinados!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?