Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização (reinstalação) Centos 5 para 6


Daniel Lemes

Posts Recomendados

Olá, preciso atualizar meu VPS do 5.11 para o 6.
Já sei que não há yum ou jeito fácil nisso, tem que ser uma nova instalação... O que pra mim, newbie em Linux, é quase um terror.

Dúvidas:
1) Tem algum tutorial sobre isso (limpeza do servidor com Centos 5 e nova instalação do Centos 6)? Não sou usuário avançado, mas também não sou burro, então se for algo razoavelmente bem explicado, devo dar conta.
2) Tem como fazer backup de TUDO, inclusive configurações de plugins de WHM, firewall, etc? Ou só dos arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Daniel,

 

Aconselho a você ler a documentação oficial em https://wiki.centos.org/TipsAndTricks/CentOSUpgradeTool

Ou aqui: https://wiki.centos.org/HowTos/MigrationGuide

Realiza o procedimento conforme a mesma, mas não esqueça que backup é essencial e também deve ter em mente que algumas aplicações não rodam em versões mais atualizadas do CentOS.

 

Não é de nossa responsabilidade este procedimento e nem tampouco a sua eficácia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, eu tinha visto esses artigos. O primeiro, da ferramenta de atualização, tem um aviso para não usá-la. O segundo é voltado a quem já tem conhecimento avançado, sem explicações de cada etapa. Praticamente não tem material completo sobre o assunto na internet, ou eu não achei.

Por exemplo, não tenho ideia se terei que formatar o VPS, e nesse caso reinstalar primeiro o centos 6 (de onde?), depois Apache, etc.
Acho que vou ter que ficar no 5.11 mesmo, pelo menos até ano que vem quando acaba a "vida útil" dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que não tem como, já que seria de 5.x para 6.x. O que encontrei no forum do cPanel é o seguinte aviso:

Directly upgrading to a new major version of CentOS is not recommended due to the potential configuration errors that could arise. Instead, you should consider configuring a new server with the new OS and then migrating your accounts over to it using the cPanel transfer tools.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Daniel Lemes disse:

Me parece que não tem como, já que seria de 5.x para 6.x. O que encontrei no forum do cPanel é o seguinte aviso:

Directly upgrading to a new major version of CentOS is not recommended due to the potential configuration errors that could arise. Instead, you should consider configuring a new server with the new OS and then migrating your accounts over to it using the cPanel transfer tools.

Se eles falam isso quem somos nós para discutir, mas não creio que vá ter problemas, até porque o próprio cpanel executa as atualizações do sistema. Mas...

Agora se seu VPS for Openvz ai sim não ai ter como fazer nada a não ser reinstalar.

Você tem seu VPS contratado direto de um DC? se sim, entre no painel de controle da sua conta e lá vai ter a opção de reinstalar o sistema e escolher o que deseja. Pelo menos a grande maioria dos DC's é desse jeito. Agora se comprou o VPS de uma empresa, vai ter que pedir para fazerem isso para você.

O cpanel você vai ter que reinstalar e reconfigurar, apache e etc vão ser instalados pelo próprio cpanel, não tem que se preocupar com isso. Então a ordem é CentOS e depois cPanel.

Agora antes de tudo isso, faça fullbackup das suas contas/sites para depois restaurar, senão já era!

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Daniel Lemes disse:

É revenda, do Leandro Ventura que inclusive posta por aqui. Estou baixando um belo backup aqui.

Se é revenda você deve antes se informar com seu intermediário, como colega citou acima, muitos DC já pré-configuram a máquina com certos SO. Não é assim tão simples só dar restore e você mesmo instalar SO, até porque existe toda uma configuração de rede e suporte a tal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Daniel Lemes disse:

É revenda, do Leandro Ventura que inclusive posta por aqui. Estou baixando um belo backup aqui.

Agora não entendi .Você tem um VPS ou uma revenda de hospedagem? Porque se for revenda, então não em como pedir para atualizaram o sistema não. Isso a empresa vai fazer se quiser e quando quiser, pois é algo da competência e administração do serviço deles.

Nesse caso(se for revenda) eu sugiro que você procure por outra empresa que possua bons serviços e servidores atualizados.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?